Cisiopurple |
O saurolofo foi uma espécie de dinossauro de bico de pato. Era grande e pesado, e também era um dos maiores hadrossaurídeos do mundo. E tinha uma aparência parecida com o parassaurolofo. Foi descrito pelo paleontólogo Barnum Brown, em 1912. Essa espécie viveu no final do cretáceo, na América do Norte e Ásia.
Ficha do Dinossauro
Nome científico: Saurolophus osborni e S. Angustirostris.
Significado do nome: Lagarto de crista.
Tamanho: 12 m de comp., 3 m de alt. (quando ficava sobre 4 patas) e 5 m de alt. (quando ficava sobre as patas traseiras).
Peso: 8 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos, Canadá, Mongólia e China.
Quando viveu: De 70 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.
Mundo Incrível da Pré-História |
CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do saurolofo, ilustrador desconhecido |
Esse dinossauro foi um dos maiores hadrossauros que o mundo já viu, como dito antes. Isso porque, a maioria dos hadrossauros só atingiam 10 m de comp., enquanto que o saurolofo atingia 12 m de comp. Porém existiu um hadrossauro ainda maior que ele, o shantungossauro com 16 m de comp. Esse animal tinha uma crista meio curta na cabeça, que provavelmente era usado para atrair parceiras, intimidar rivais e reconhecer os membros de um bando. Provavelmente também era usada para se comunicar com outros saurolofos.
Reconstrução do esqueleto do saurolofo, ilustrador desconhecido |
Como todo hadrossauro, o saurolofo também tinha um bico de pato, que era usado para arrancar plantas. No fundo de sua boca tinha vários dentes que mastigavam e moíam a vegetação. Eles eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam de vegetação rasteira e folhas no topo das árvores, pois ele conseguia ficar sobre 4 patas ou 2 patas. Vivia em manadas, para protegerem os filhotes dos predadores. As principais defesas desse dinossauro era correr velozmente sobre 2 patas, chicotear o inimigo com a cauda, ou se jogar num lago e nadar até um lugar seguro, porque o saurolofo era um ótimo nadador.
Manada de saurolofos, ilustrador desconhecido |
O saurolofo viveu tanto na América do Norte e na Ásia, mas os cientistas ainda não sabem por que o saurolofo viveu nesses 2 lugares. Quem sabe um dia essa pergunta seja respondida. A espécie de saurolofo que viveu na América do Norte, foi o saurolofo osborni, e a espécie que viveu na Ásia foi o saurolofo angustirostris. E esse dinossauro foi uma das últimas espécies que viveu no mundo. Então ele também viu o que causou a extinção dos dinossauros, a 65 milhões de anos. E essa espécie inspirou o nome do parassaurolofo, que era meio parecido com o saurolofo, mas com uma crista diferente. E é um dos muitos dinossauros conhecidos por fósseis completos, incluindo até mesmo impressões de pele.
Abelov |
DINOSSAUROS NA MÍDIA
Patassaura de Em Busca do Vale Encantado, é na verdade um saurolofo, e não um parassaurolofo Universal Pictures |
O saurolofo não é um dinossauro muito famoso, isso porque ele meio parecido com o parassaurolofo, que tem uma crista ainda mais legal que a dele. Mas felizmente, o saurolofo fez algumas aparições na mídia. E gente descobri que a Patassaura, de Em Busca do Vale Encantado, na verdade não é um parassaurolofo, e sim um saurolofo. Me desculpem pela confusão. Além dela, também aparecem muitos outros saurolofos, nesses filmes. O parassaurolofo ''verdadeiro'', também aparecem nesses filmes, podem ficar calmos, mas eles só são animais de fundo. Então não tem nenhum parassaurolofo em destaque nessas animações. Abaixo está uma imagem do parassaurolofo ''verdadeiro'' de Em Busca do Vale Encantado.
Parassaurolofo ''verdadeiro'' de Em Busca do Vale Encantado Universal Pictures |
No anime Dinossauro Rei, apareceu em um episódio, um casal de saurolofos que são do elemento das plantas. Em um outro episódio apareceu um saurolofo selvagem, no período cretáceo.
Casal de saurolofos de Dinossauro Rei Sega |
Espero que tenha gostado de conhecer o lagarto de crista.
Até a Próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário