Procurar

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

O que é um Dinossauro?

Ilustração mostrando alguns dinossauros: Braquiossauro,
ceratossauro, anquilossauro, parassaurolofo,
estegossauro e anquiceratope
Maurilio Oliveira

Hoje irei falar sobre o grupo dinossauros como um todo. Os dinossauros foram um grupo de animais répteis, da linhagem dos arcossauros, os mesmos que incluem os crocodilos, que viveram por todo o planeta na era mesozóica. Existiram dinossauros de diversas formas, e tamanhos. Alguns eram enormes e outros eram menores. Havia muitas espécies de dinossauros que tinha penas, assim como as aves. Tanto que os dinossauros terópodes, o grupo, que incluem os dinossauros carnívoros, são os ancestrais das aves.

                                  A HISTÓRIA DAS DESCOBERTAS DOS DINOSSAUROS
Os primeiros dinossauros que receberam um nome: hilaeossauro, megalossauro e iguanodonte.
Ilustrador desconhecido

Os estudos sobre os dinossauros só começaram no século 19, mas antes disso, já havia sido descobertos diversos fósseis de dinossauros ao redor do mundo. Mas eram confundidos por restos de seres mitológicos, como dragões, gigantes, grifos e até mesmo ciclopes. Os primeiros dinossauros que receberam um nome foi o megalossauro, o iguanodonte e o hilaeossauro. Foram essas 3 espécies que inspiraram o naturalista Richard Owen criar o grupo Dinosauria ou Dinossauros, que significa ''lagarto terrível'', pois os cientistas achavam que eles eram parecidos com lagartos. E essa imagem durou por muito tempo, até os anos 60 do século 20. Pois nessa década, foi descoberto um dinossauro que mudou o nosso olhar dos dinossauros, que é o deinonico. Ele provou que os dinossauros não era animais de sangue frio, e que não tinham um metabolismo lento, assim como um lagarto. E que provavelmente, os dinossauros eram aparentados as aves. E foi no final dos anos 90, é que foram descobertos os primeiros fósseis de dinossauros com impressões de penas, e isso ocorreu na China. A primeira espécie de dinossauro a ser encontrado com impressões de penas foi o sinossauroptérix, um parente do compsognato. Agora sabemos muitas coisas sobre esses animais incríveis, mas não sabemos de tudo sobre eles. É como diz o velho ditado ''sempre há mais para descobrir''. Abaixo está uma comparação entre a aparência antiga do deinonico com a nova aparência.

Comparação das aparências do deinonico
Ilustrador desconhecido

                                                        OS GRUPOS DE DINOSSAUROS
Quadro mostrando os principais grupos de
dinossauros
Ilustrador desconhecido

Os dinossauros são divididos em alguns grandes grupos e por várias famílias e linhagens diferentes. Mas os 2 grandes grupos se dividem em saurísquios e ornitísquios. Abaixo estão as informações de cada grupo:

                                                                        SAURISCHIA
Exemplo de saurísquio, o megalossauro
Christopher Dipiazza

Os dinossauros saurísquios, que significam ''pelve de lagartos'', incluem os saurísquios basais, saurópodes, prossaurópodes e terópodes. Abaixo está as informações dessas linhagens:

- Saurísquios basais
São os dinossauros mais primitivos desse grupo, inclui uma família de dinossauros, os herrerassauros, que viveram exclusivamente no triássico. Eles eram parecidos com os terópodes, tanto que teve uma época em que eles eram considerados terópodes. Porém hoje sabem, que eles são ainda mais primitivos.

Exemplo de saurísquio basal: o herrerassauro
Sergey Krasovskiy

- Prossaurópodes
São os ancestrais dos gigantescos saurópodes, que surgiram no meio do jurássico. Os prossaurópodes pareciam uma mistura de iguanodontes e ornitomimossauros. Eles viveram entre o triássico e o começo do jurássico. Alguns eram herbívoros, outros eram onívoros e tinha também prossaurópodes carnívoros. 

Exemplo de prossaurópode: plateossauro
Daitengu

- Saurópodes
São os maiores dinossauros que já viveram na Terra, também foram os maiores animais que o mundo já viu. Alguns eram enormes, e existia sim, saurópodes pequenos, como o magiarossauro da Europa. Os maiores saurópodes são o mamenquissauro, patagotitã e o argentinossauro. Os saurópodes são divididos em várias famílias: cetiosauridae, diplodocidae, brachiosauridae, titanosauridae, camarasauridae e dicraeosauridae.

Exemplo de saurópode: brontossauro
David Bonadonna

- Terópodes
É o grupo que inclui os dinossauros carnívoros. Eles eram bípedes, ou sejam, andavam sobre 2 pés. Havia terópodes grandes como o t-rex, e também tinha terópodes pequenos como o epidexiptérix e o compsognato. Os terópodes são divididos em 4 grandes linhagens: ceratosauria, tetanurae, celurosauria e maniraptora. A linhagem ceratosauria é subdividida nas seguintes famílias: ceratosauridae, coelophysidae, abelisauridae e noassauridae. 

A linhagem tetanurae é subdividida nas seguintes famílias: megalosauridae, allosauridae, megaraptoridae, carcharodonthosauridae e spinosauridae. 

A linhagem celurosauria é subdividido nas seguintes famílias: celurossauros basais, tiranosauroidae, tiranosaurídae, compsognatidae e ornitomimosauridae. 

E os maniraptores são subdivididos nas seguintes famílias: maniraptores basais, dromeosauridae, troodontidae, alvarezsauridae, therizinosauridae, oviraptorsauridae e scansoriopterygidae. E as aves também são considerados terópodes.

Exemplo de terópode: tiranossauro rex
Rj Palmer

                                                                      ORNISTICHIA
Exemplo de ornitísquio: iguanodonte
Raúl Martin

Os dinossauros ornitísquios, que significam ''pelve de aves'', incluem os ornitísquios basais, ornitópodes, tireóforos e marginocéfales. Abaixo está as informações dessas linhagens:

- Ornitísquios basais
São os dinossauros mais primitivos desse grupo, inclui uma família de dinossauros, os lesotossauros, que viveram entre o triássico e o jurássico. Eles eram parecidos com os ornitópodes, tanto que teve uma época em que eles eram considerados ornitópodes. Porém hoje sabem, que eles são ainda mais primitivos.

Exemplo de ornitísquio basal: lesotossauro
Enciclopédia Britânica

- Ornitópodes
São os dinossauros que possuem patas parecidas com as das aves. E alguns dinossauros desse linhagem podia ser grandes ou pequenos. Também havia ornitópodes com crista como o parassaurolofo. Essa linhagem se subdivide em heterodosauridae, que eram os únicos do grupo que tinham penas, hipsilofodontidae, iguanodontidae e hadrosauridae.  

Exemplo de ornitópode: parassaurolofo
Julius Csotoniy

- Tireóforos
São os dinossauros que possuem couraça pelo corpo. Alguns deles eram grandes, mas havia algumas espécies dessa linhagem que eram pequenos como o estrutiossauro da Europa. Essa linhagem se subdivide em celidosauridae, ankylosauridae, nodosauridae e stegosauridae.

Exemplo de tireóforo: estegossauro
Mario Lanzas

- Marginocéfale
São os dinossauros que possuem adornos e chifres na cabeça. Os maiores desse grupo são o triceratope, torossauro e pentaceratope, enquanto que os menores são os microceratus e os yinlongs. Essa linhagem se subdivide em ceratopsídeos, cujo alguns membros mais antigos desse grupo tinham cerdas na cauda, e os paquicefalossauros, dinossauros com cabeça grossa.

Exemplo de marginocéfale: triceratope
Desconhecido

                                                                          EXTINÇÃO
Dinossauros sendo extintos pelo meteoro
Ilustrador desconhecido

Todas essas linhagens de dinossauros que você conheceu nessa postagem, todas estão extintas, menos as aves. Não sabe-se como a maioria dos dinossauros foram extintos. A teoria mais aceita é de um meteoro atingiu a Terra, a cerca de 65 milhões de anos atrás, no final do período cretáceo. E graças a esse evento, 65% da vida na Terra pereceu. Em breve farei uma postagem falando melhor sobre a extinção dos dinossauros.

Espero que tenha gostado de conhecer a história geral dos dinossauros.

                                                                       Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário