Andrey Atuchin |
O mamenquissauro foi um gigantesco saurópode da China. Era ainda maior que o famoso braquiossauro, no quesito de comprimento e peso. Foi descrito pelo paleontólogo chinês C. C Young, em 1954. Viveu no final do jurássico, onde hoje é a Ásia.
Ficha do Dinossauro
Nome científico: Mamenchisaurus constructus, M. anyuensis, M. hochuanensis, M. jingyanensis, M. sinocanadorum, M. youngi.
Significado do nome: Lagarto Mamenchi.
Tamanho: 35 m de comp. e 15 m de alt.
Peso: 60 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: China.
Quando viveu: De 160 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.
Mundo Incrível da Pré-História |
CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do mamenquissauro, ilustrado por Mark Hallet |
Antigamente, o mamenquissauro era retratado com uma aparência parecida com a do diplódoco, um saurópode da América do Norte, pois antes pensava-se que ele era um diplodocídeo. Porém hoje em dia, os cientistas sabem, que ele pertencia a uma outra família de saurópodes, conhecida como euhelopodidae, que são saurópodes que possuem pescoços super longos, e que tem várias vértebras. Inclusive, esqueci de incluir essa família de saurópodes, na postagem sobre o grupo dos dinossauros, então me desculpem. O mamenquissauro tinha essas características. Só o seu pescoço mede 14 m, mais do que o corpo e cauda juntos. Algumas espécies de mamenquissauro só atingiam 13 ou 26 m de comp. Mas a maior espécie desse gênero, o mamenquissauro sinocanadorum, atingia incríveis 35 m de comp., maior que o braquiossauro.
Reconstrução do esqueleto do mamenquissauro, ilustrador desconhecido |
A cabeça do mamenquissauro era, relativamente, pequena em comparação ao resto do corpo. E seu crânio lembrava o crânio de um camarassauro, só que menos grotesco. O seu longo pescoço ajudava alcançar a vegetação alta das árvores. Ele era herbívoro, ou seja, comia plantas. Também podia se alimentar de vegetação rasteira, pois o seu pescoço permitia comer em diferentes níveis. Apesar de seu imenso tamanho, o mamenquissauro vivia em mandas, para proteger os mais jovens de predadores, como o sinraptor, yangchuanossauro e o monolofossauro.
Sergey Krasovskiy |
As principais defesas desse dinossauro, era usar sua cauda para chicotear os inimigos, ou pisotear os inimigos com suas enormes patas. Esse animal, assim como o braquiossauro, também conseguia levantar o pescoço de forma ereta, assim como uma girafa. Todos os parentes da linhagem do mamenquissauro, também conseguia deixar o pescoço ereto. O mamenquissauro é conhecido por vários fósseis parciais. O resto do animal foi baseado em parentes próximos e outros saurópodes.
Manada de mamenquissauros junto com uma dupla huayangossauros, ilustrado por Phil Wilson |
Manada de mamenquissauros junto com yinlongs e guanlongs, ilustrado por Raúl Martin |
DINOSSAUROS NA MÍDIA
Mamenquissauro da franquia Jurassic Park Universal Pictures |
O mamenquissauro é um dinossauro, consideravelmente, famoso. Aparece, de vez em quando, em livros filmes e séries. Todas as representações do mamenquissauro na mídia, retratada ele com a forma de diplódoco, e não da forma correta . Nos filmes de Jurassic Park, o mamenquissauro é um dos muitos dinossauros que aparece. Aparece, mais precisamente, no filme O Mundo Perdido: Jurassic Park, onde aparece uma dupla de mamenquissauros na cena de caçada de dinossauros. Infelizmente, o mamenquissauro até o momento, não voltou a aparecer na franquia, o que é uma pena, pois é um dinossauro mais legal que o braquiossauro e o apatossauro. Existe um rumor de que o mamenquissauro irá aparecer na 4º temporada de Acampamento Jurássico, mas não dá para ter certeza.
Mamenquissauro de Em Busca do Vale Encantado Universal Pictures |
Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o mamenquissauro é um dos muitos dinossauros de fundo que aparecem nessa animação. Não possui nenhum mamenquissauro em destaque nesses filmes animados.
Era para o mamenquissauro ter aparecido em A Era do Gelo 3. Mas infelizmente acabou sendo cortado, junto com o parassaurolofo e o estegossauro. Possivelmente foi cortado, porque os produtores ficaram com medo de que o público confundissem com o braquiossauro, que está presente no filme. O mesmo ocorreu com o estegossauro, pois no filme está presente o parente africano desse dinossauro, o kentrossauro. A aparência do mamenquissauro para esse filme, lembra muito as reconstruções antigas do brontossauro, um saurópode norte americano.
Espero que tenha gostado de conhecer o dino guindaste do jurássico.
Até a Próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário