Procurar

sábado, 28 de agosto de 2021

Mamenquissauro

Andrey Atuchin

O mamenquissauro foi um gigantesco saurópode da China. Era ainda maior que o famoso braquiossauro, no quesito de comprimento e peso. Foi descrito pelo paleontólogo chinês C. C Young, em 1954. Viveu no final do jurássico, onde hoje é a Ásia.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Mamenchisaurus constructus, M. anyuensis, M. hochuanensis, M. jingyanensis, M. sinocanadorum, M. youngi. 
Significado do nome: Lagarto Mamenchi.
Tamanho: 35 m de comp. e 15 m de alt.
Peso: 60 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: China.
Quando viveu: De 160 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História 

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do mamenquissauro,
ilustrado por Mark Hallet

Antigamente, o mamenquissauro era retratado com uma aparência parecida com a do diplódoco, um saurópode da América do Norte, pois antes pensava-se que ele era um diplodocídeo. Porém hoje em dia, os cientistas sabem, que ele pertencia a uma outra família de saurópodes, conhecida como euhelopodidae, que são saurópodes que possuem pescoços super longos, e que tem várias vértebras. Inclusive, esqueci de incluir essa família de saurópodes, na postagem sobre o grupo dos dinossauros, então me desculpem. O mamenquissauro tinha essas características. Só o seu pescoço mede 14 m, mais do que o corpo e cauda juntos. Algumas espécies de mamenquissauro só atingiam 13 ou 26 m de comp. Mas a maior espécie desse gênero, o mamenquissauro sinocanadorum, atingia incríveis 35 m de comp., maior que o braquiossauro.  

Reconstrução do esqueleto do mamenquissauro,
ilustrador desconhecido

A cabeça do mamenquissauro era, relativamente, pequena em comparação ao resto do corpo. E seu crânio lembrava o crânio de um camarassauro, só que menos grotesco. O seu longo pescoço ajudava alcançar a vegetação alta das árvores. Ele era herbívoro, ou seja, comia plantas. Também podia se alimentar de vegetação rasteira, pois o seu pescoço permitia comer em diferentes níveis. Apesar de seu imenso tamanho, o mamenquissauro vivia em mandas, para proteger os mais jovens de predadores, como o sinraptor, yangchuanossauro e o monolofossauro.

Sergey Krasovskiy


Desconhecido

As principais defesas desse dinossauro, era usar sua cauda para chicotear os inimigos, ou pisotear os inimigos com suas enormes patas. Esse animal, assim como o braquiossauro, também conseguia levantar o pescoço de forma ereta, assim como uma girafa. Todos os parentes da linhagem do mamenquissauro, também conseguia deixar o pescoço ereto. O mamenquissauro é conhecido por vários fósseis parciais. O resto do animal foi baseado em parentes próximos e outros saurópodes.

Manada de mamenquissauros junto com uma dupla huayangossauros,
ilustrado por Phil Wilson

Manada de mamenquissauros junto com yinlongs e guanlongs,
ilustrado por Raúl Martin

                                                            DINOSSAUROS NA MÍDIA
Mamenquissauro da franquia Jurassic Park
Universal Pictures

O mamenquissauro é um dinossauro, consideravelmente, famoso. Aparece, de vez em quando, em livros filmes e séries. Todas as representações do mamenquissauro na mídia, retratada ele com a forma de diplódoco, e não da forma correta . Nos filmes de Jurassic Park, o mamenquissauro é um dos muitos dinossauros que aparece. Aparece, mais precisamente, no filme O Mundo Perdido: Jurassic Park, onde aparece uma dupla de mamenquissauros na cena de caçada de dinossauros. Infelizmente, o mamenquissauro até o momento, não voltou a aparecer na franquia, o que é uma pena, pois é um dinossauro mais legal que o braquiossauro e o apatossauro. Existe um rumor de que o mamenquissauro irá aparecer na 4º temporada de Acampamento Jurássico, mas não dá para ter certeza.

Mamenquissauro de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o mamenquissauro é um dos muitos dinossauros de fundo que aparecem nessa animação. Não possui nenhum mamenquissauro em destaque nesses filmes animados.

Concept art do mamenquissauro para A Era do Gelo 3, junto com o concept art
do estenonicossauro, rotulado pelo seu sinônimo troodonte.
(Nota: o estenonicossauro está presente sim no filme. É o dinossauro comendo os legumes).
Blue Sky Studios

Era para o mamenquissauro ter aparecido em A Era do Gelo 3. Mas infelizmente acabou sendo cortado, junto com o parassaurolofo e o estegossauro. Possivelmente foi cortado, porque os produtores ficaram com medo de que o público confundissem com o braquiossauro, que está presente no filme. O mesmo ocorreu com o estegossauro, pois no filme está presente o parente africano desse dinossauro, o kentrossauro. A aparência do mamenquissauro para esse filme, lembra muito as reconstruções antigas do brontossauro, um saurópode norte americano.

Espero que tenha gostado de conhecer o dino guindaste do jurássico.

                                                                     Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário