Procurar

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Compsognato

Wikipédia

O compsognato foi um dos menores dinossauros que já existiram. Era leve, alcança velocidades altas e possuía uma aparência similar a de uma ave com um lagarto. Foi descrito 1861 pelo cientista Johann Andreas Wagner. Viveu no final do jurássico, onde hoje é a Europa.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Compsognathus longipes.
Significado do nome: Mandíbula elegante.
Tamanho: 1,25 m de comp. e 30 cm de alt.
Peso: 4 quilos.
Comia: Carne e insetos.
Onde viveu: Alemanha, França e ,possivelmente, Portugal.
Quando viveu: De 150 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do compsognato,
ilustrador desconhecido

Por muito tempo, o compsognato foi considerado o menor dinossauro de todos. Porém descobertas mais recentes, mostraram dinossauros ainda menores que ele mesmo. Mas, ele ainda é um dos menores dinossauros do mundo. Ele tinha o mesmo tamanho de uma galinha, e hoje sabemos que ele tinha penugem recobrindo o corpo. Isso foi baseado em parentes dele, que tiveram suas penas encontradas. E essa penugem era usada para aquecer o animal em tempos frios, atrair parceiras e intimidar rivais. Porém, por muito tempo, o compsognato foi retratado escamoso como um lagarto, mas essa imagem mudou.

Reconstrução do esqueleto do compsognato,
ilustrado por Scott Hartman

Esse dinossauro tinha mandíbulas cheia de dentinhos afiados, próprios para apanhar pequenos animais como insetos. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam de lagartos pequenos, insetos e carcaças de animais grandes mortos. Viviam em bandos, assim como os ratos de hoje. A região onde compsognato viveu, era um arquipélago de ilhas, que hoje estão no meio da Europa. Esse pequeno dinossauro conviveu perto de répteis marinhos como ictiossauros, plesiossauros e pliossauros. Ele também tinha braços, consideravelmente, longos. 

Christopher Dipiazza


Família de compsognatos,
ilustrador desconhecido

Em cada mão tinha 3 dedos com garras afiadas, que eram úteis para pegar lagartos e segurar sua presa. Alguns cientistas acham que o compsognato, na verdade, tinha 2 dedos nas mãos, parecido com o tiranossauro rex, mas essa teoria já foi desmentida. Quando o compsognato foi descoberto pela primeira vez, os cientistas achavam que esse dinossauro tinha nadadeiras no lugar das patas, para poderem nadar de uma ilha a outra, mas essa teoria também foi desmentida. O compsognato é conhecido por fósseis completos, alguns deles bem preservados, e contendo o ótimo alimento que comeram, como um lagarto.

Desconhecido


Gabriel Ugueto

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Compsognatos de Fantasia
Disney

O compsognato, apesar de ser pequeno, ele é muito famoso no mundo. Porém muitos ainda acreditam que o compsognato foi o menor dinossauro de todos, mas na verdade não é não. Aparece, várias vezes, em livros, filmes e séries. Todas as representações do compsognato na mídia, retrata ele escamoso e não com penas, como seria o animal real. No segmento Ritual da Primavera, do filme Fantasia da Disney, que mostra o reinado dos dinossauros, apareceu vários compsognatos correndo de um lado a outro.

Compsognatos de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o compsognato é um dos muitos dinossauros que aparecem de relance. Eles são apenas animais de fundo, ou seja, não possui um compsognato em destaque nessas animações.

Compsognato da saga Jurassic Park e Jurassic World
Universal Pictures

Na franquia Jurassic Park e Jurassic World, o compsognato é um dos muitos dinossauros que aparecem. Até o momento ele foi o menor dinossauro vistos nesses filmes. Apareceu em quase todos os filmes, menos no primeiro Jurassic Park e no primeiro Jurassic World. Também apareceu no curta Batalha na Grande Rocha e na série Acampamento Jurássico. E foi nessa série que foi revelado, que os compys, apelido desses dinossauros dessa saga, tinha uma mordida venenosa, assim como uma cobra. Porém possivelmente, o animal real não tinha essa habilidade. Isso foi inspirado no dinossauro procompsognato dos livros Jurassic Park.

Compsognato de Primal
Genndy Tartakovskys

Na série de animação para adultos, Primal, de Genndy Tartakovskys, o compsognato apareceu brevemente em um episódio comendo um inseto, mas logo é espantado por Fang, a tiranossauro rex. Porém foi uma aparição muita rápida. É possível que esse dinossauro retorne na segundo temporada de Primal, que sai esse ano.

Espero que tenha gostado de conhecer o dinossauro do tamanho de uma galinha.

                                                                      Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário