Sergey Krasovskiy |
O galimimo foi um dos maiores ornitomimídeos que existiu. Era uma versão, um pouco maior, do estrutiomimo. Mas apesar do tamanho, não era um dinossauro muito pesado, e alcançava altas velocidades. Foi descrito em 1972 pelos cientistas Halszka Osmólska, Ewa Roniewics e Rinchen Barsbold. Viveu no final do cretáceo, onde hoje é a Ásia.
Ficha do Dinossauro
Nome científico: Gallimimus bullatus.
Significado do nome: Imitação de galinha.
Tamanho: 6 m de comp. e 2 m de alt.
Peso: 400 quilos.
Comia: Diversas coisas, desde de plantas e carne.
Onde viveu: Na Mongólia.
Quando viveu: De 75 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.
Mundo Incrível da Pré-História |
CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 90 do galimimo, ilustrador desconhecido |
Durante por muito tempo, o galimimo foi retratado escamoso, mas agora os cientistas sabem que ele e todos os seus parentes eram recobertos de penas, assim como os avestruzes de hoje. O galimimo era recoberto de penas curtas e longas, que eram usadas para regular a temperatura do corpo, em tempos frios, ou para se exibir para as fêmeas, ou intimidar rivais e predadores, pois provavelmente suas penas eram bem coloridas, assim como uma ave moderna. Tinha um modo de vida muito parecido com os avestruzes de hoje em dia. Os braços desses dinossauro eram úteis para apanhar a comida que eles se alimentavam.
Reconstrução do esqueleto do galimimo, ilustrador desconhecido |
Também tinha um pescoço longo que ajudava avistar um predador se aproximando. E possuía um crânio alongado, e tinha um bico desdentado. Eles eram onívoros, ou seja, comiam de tudo desde de plantas e carne. Se alimentava de vegetação rasteira, plantas um pouco alta, pequenos animais e até mesmo ovos de outros dinossauros. Viviam em bandos grandes para se protegerem de predadores, pois eles não tinha muitas defesas contra um predador faminto, como o tarbossauro.
Christopher Dipiazza |
A principal defesa do galimimo, era correr velozmente. E essa espécie alcançava até 70 km/h, então era mais rápido que a maioria dos dinossauros que conviveu com ele. Mas quando era atacado por um predador pequeno, o galimimo podia chutar e golpear o inimigo. Ele viveu na época em que os dinossauros foram extintos, então essa espécie presenciou sua extinção, a 65 milhões de anos atrás. E é também um dos maiores dinossauros de sua linhagem, perdendo apenas para seu primo deinoqueiro, que era ainda maior. O galimimo é conhecido por fósseis completos, então é um dos dinossauros mais completos no registro fóssil.
NT |
Galimimos sendo perseguidos por um tarbossauro, ilustrador desconhecido |
DINOSSAUROS NA MÍDIA
Galimimos de Jurassic Park Universal Pictures |
Até 1993, o galimimo era um dinossauro bem obscuro do publico em geral. Mas quando o primeiro filme de Jurassic Park lançou, o galimimo foi apresentado ao mundo. No filme apareceu um bando deles, onde são atacados por um tiranossauro rex. Também apareceu nos outros filmes dessa franquia. E foi graças a essa obra, que hoje em dia, o galimimo é um dos dinossauros mais famosos. E aparece ocasionalmente em filmes, séries e livros. Todas as representações do galimimo na mídia mostra ele escamoso, e não emplumado.
Concepção da aparência do galimimo dos livros de Jurassic Park, ilustrado por Hell Raptor |
O galimimo também está presente nos livros de Jurassic Park, mais precisamente no livro O Mundo Perdido, que lançou em 1995. Ele foi só mencionado em um documento da InGen, mas não apareceu no livro, isso faz dele um dos dinossauros mal aproveitados desses livros incríveis.
Casal de galimimos do Em Busca do Vale Encantado 7 Universal Pictures |
Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o galimimo foi um dos muitos dinossauros que apareceram, como animais de fundo. Mas no sétimo filme dessa franquia animada, apareceu um casal de galimimos que tiveram um certo destaque. Inclusive o macho desse casal, foi dublado pelo falecido Orlando Drummond, que morreu a pouco tempo. Descanse em paz, Orlando!!!!
Espero que tenha gostado de conhecer o imitador de galinha.
Até a Próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário