Procurar

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Ornitolestes

Desconhecido

O ornitolestes foi um pequeno dinossauro carnívoro, que viveu no jurássico. Era leve e possuía uma estrutura elegante, assim como uma ave moderna. Também é o ancestral dos dromeossauros que viveram no cretáceo. Foi descrito em 1903 pelo paleontólogo Henry Fairfield Osborn. Viveu onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Ornitholestes hermanni.
Significado do nome: Ladrão de pássaros.
Tamanho: 2 m de comp. e 60 cm de alt.
Peso: 30 quilos.
Comia: Carne.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 155 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do ornitoleste, ilustrada
por Charles Knight

Quando o ornitolestes foi descoberto, ele foi retratado com escamas, assim como um lagarto. Porém, estudos recentes mostraram que ele era, na verdade, recoberto de penas. O que faz sentido, pois ele pertence a linhagem maniraptora, a mesma que inclua os dromeossauros como velociraptor. As penas do ornitoleste eram usadas para atrair parceiras, intimidar rivais da mesma espécie e manter o corpo aquecido em tempos frios. No começo dos anos 2000, surgiu uma teoria que o ornitolestes tivesse um pequeno chifre no focinho, porém estudos posteriores provaram que o ornitolestes não tinha essa característica.  

Reconstrução do início dos anos 2000 do ornitolestes,
imagem feita pela BBC

Reconstrução do esqueleto do ornitolestes, 
ilustrado Scott Hartman

O ornitolestes é um maniraptor basal, então, ele não pertence a família dromeosauridae, pois ele é o ancestral deles, como mencionado antes. Por isso, talvez não tinha aquela garra terrível nos pés. Mas em compensação, tinha braços longos, que tinha garras longas e afiadas, que eram úteis para apanhar suas presas. Também tinha dentes afiados, rasgadores de carne. Ele era carnívoro, ou seja, comia carne. Se alimentavam de mamíferos, pequenos répteis, filhotes de dinossauros e dinossauros adultos de espécies pequenas, como o nanossauro. Viviam e caçavam em em pequenos bandos.

Nathan E. Rogers


Dupla de ornitolestes correndo em um deserto,
ilustrador desconhecido

Apesar do nome, o ornitolestes não caçava aves, pois ele não conviveu com nenhuma espécie de pássaro. Apesar de ter existido uma espécie de ave no período jurássico, o arqueoptérix, não existia nenhuma espécie de ave vivendo na América do Norte nessa época. Ele recebeu esse nome, por causa da estrutura de seu esqueleto, que lembra a de um pássaro. Conviveu com alguns dos dinossauros mais famosos do mundo, como o apatossauro, o braquiossauro, o estegossauro e o alossauro. Só é conhecido um único esqueleto desse dinossauro, que está incompleto. Porém o resto do animal foi baseada nos dromeossauros mais avançados.

Alloverasaur


Stephen R. Moore

                                                           DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do ornitolestes dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O ornitolestes não é um dinossauro lá muito conhecido do público em geral. É um dos dinossauros mais obscuros do mundo. Porém ele fez sim algumas aparições na mídia. E todas as aparições do ornitolestes retratam ele escamoso, e não com penas. O ornitolestes apareceu nos livros de Jurassic Park, mais precisamente na sequência do livro, O Mundo Perdido, onde aparece uma carcaça desse dinossauro. Mas infelizmente, no livro não apareceu o animal vivo, isso faz dele um dos dinossauros mal aproveitados desses livros.

Ornitolestes de Em Busca do Vale Encantado 3
Universal Pictures

Um bando de ornitolestes fez uma breve aparição, no terceiro filme de Em Busca do Vale Encantado. Mas nenhum desses filmes animados, teve um ornitolestes em destaque, como sendo um vilão, como os tiranossauros desses filmes.

Ornitolestes de Primeval: New World ou Invasores Primitivos: O Novo Mundo
ITV

Na série Primeval: New World ou Invasores Primitivos: O Novo Mundo, em um episódio apareceu um ornitolestes, que mata um fotógrafo. Ele aparece com algumas penas, mas não recoberto de plumas como o animal real, e com um chifre no nariz, como proposto a aquela reconstrução do início dos anos 2000.

Espero que tneha gostado de conhecer o ladrão de aves.

                                                                     Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário