Procurar

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Giganotossauro

Jurassic Park Institute

O giganotossauro foi um grande dinossauro predador, que já existiu no planeta Terra. Era um pouco maior do que o famoso tiranossauro rex, e apesar do tamanho, podia ser um pouco mais ágil do que o t-rex. Foi descrito pelos paleontólogos Rodolfo Coria e Leonardo Salgado, no ano de 1995. Viveu no meio do cretáceo, onde hoje é a América do Sul.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Giganotosaurus carolinii. 
Significado do nome: Lagarto gigante do sul.
Tamanho: 14 m de comp. e 6 m de alt.
Peso: 9 toneladas.
Comia: Carne.
Onde viveu: Argentina.
Quando viveu: De 100 a 90 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução inicial do giganotossauro,
ilustrado por Joe Tucciarone

Quando esse dinossauro foi descoberto pela primeira vez, os cientistas viram um predador ainda maior e mais imponente do que o t-rex. Esse dinossauro fazia parte de uma linhagem de dinossauros carnívoros, que eram ainda maiores do que os tiranossauros, que são os carcarodontossauros. Esse grupo era muito comum na América do Sul e África, e eram os predadores máximos de seus ambientes. O crânio do giganotossauro, apesar de ser grande, era relativamente fraco. Ou seja, não conseguia esmagar ossos, mas os seus dentes afiados e serrilhados como laminas, podia lacerar profundamente a carne de suas vitimas.

Reconstrução do esqueleto do giganotossauro,
ilustrador desconhecido

Causando muita perda de sangue, e acabando com sua vítima. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentava de dinossauros saurópodes, ornitópodes e até mesmo outros terópodes menores. Apesar de seu tamanho grande, o giganotossauro vivia e caçava em bandos, pois alguns dos saurópodes que conviveram com ele, eram absurdamente, grandes. E tentar caçar sozinho esses colossos, era bem difícil, mas caçando em bandos, aumentam as chances de abater um animal enorme. Dentre esses saurópodes enormes que o giganotossauro caçava, podemos citar o argentinossauro e o patagotitã.

Giganotossauro caçando um gasparinassauro,
ilustrado por Julius Csotoniy


Duelo de giganotossauros,
ilustrador desconhecido

Além de ter uma cabeça grande, e dentes bem serrilhados, o giganotossauro também tinha braços longos com mãos grandes, que tinha 3 dedos com garras afiadas, que eram úteis para arranhar e desferir golpes no seus oponentes. Apesar de seu peso, o giganotossauro conseguia correr velozmente para apanhar alguma presa menor e mias ágil. Alcançava 30 km/h, a mesma velocidade que um t-rex alcançava. O giganotossauro é conhecido por fósseis não tão completos, mas o resto do animal foi baseado em parentes mais completos como o carcarodontossauro da África e Brasil.

Bando de giganotossauros atacando uma dupla de argentinossauros,
ilustrado por Paleo Pastori


Todd Marshall

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Giganotossauro de Em Busca do Vale Encantado 5
Universal Pictures

O giganotossauro é um dos dinossauros mais famosos, por causa de sua fama de ser um pouco maior que o t-rex. Aparece, ocasionalmente, em livros, séries e filmes. No quinto filme de Em Busca do Vale Encantado, apareceu um grande giganotossauro, que também foi o vilão do filme. Ele chegou até mesmo lutar com a família do t-rex do bem, Chomper, mas ele cai no mar e é morto por seres marinhos.

Giganotossauro de Primeval ou Invasores Primitivos
ITV

Na série Primeval ou Invasores Primitivos, apareceu um giganotossauro, em um episódio. Onde ele ataca um aeroporto e causa muito tumulto, chegando a até mesmo matar algumas pessoas.

Giganotossauro da série Gigantossauro
Disney Junior

Na série animada Gigantossauro, que passa no Disney Junior, aparece um grande giganotossauro, que dá o nome da série. Porém, o nome gigantossauro é, na verdade, um nome de um saurópode europeu. O nome correto da série deveria ser Giganotossauro, mas o nome gigantossauro suou mais legal para criadores dessa série. 

Giganotossauro da franquia Jurassic Park
Universal Pictures

O giganotossauro irá aparecer no próximo filme de Jurassic Park: Jurassic World Dominion. Porém ele terá uma aparência meio diferente do giganotossauro real. As primeiras imagens dele do filme, apareceu no teaser de 5 minutos do filme que saiu na estreia de Velozes e Furiosos 9.

Espero que tenha gostado de conhecer esse predador gigante.

                                                                      Até a Próxima!!!

sábado, 28 de agosto de 2021

Mamenquissauro

Andrey Atuchin

O mamenquissauro foi um gigantesco saurópode da China. Era ainda maior que o famoso braquiossauro, no quesito de comprimento e peso. Foi descrito pelo paleontólogo chinês C. C Young, em 1954. Viveu no final do jurássico, onde hoje é a Ásia.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Mamenchisaurus constructus, M. anyuensis, M. hochuanensis, M. jingyanensis, M. sinocanadorum, M. youngi. 
Significado do nome: Lagarto Mamenchi.
Tamanho: 35 m de comp. e 15 m de alt.
Peso: 60 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: China.
Quando viveu: De 160 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História 

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do mamenquissauro,
ilustrado por Mark Hallet

Antigamente, o mamenquissauro era retratado com uma aparência parecida com a do diplódoco, um saurópode da América do Norte, pois antes pensava-se que ele era um diplodocídeo. Porém hoje em dia, os cientistas sabem, que ele pertencia a uma outra família de saurópodes, conhecida como euhelopodidae, que são saurópodes que possuem pescoços super longos, e que tem várias vértebras. Inclusive, esqueci de incluir essa família de saurópodes, na postagem sobre o grupo dos dinossauros, então me desculpem. O mamenquissauro tinha essas características. Só o seu pescoço mede 14 m, mais do que o corpo e cauda juntos. Algumas espécies de mamenquissauro só atingiam 13 ou 26 m de comp. Mas a maior espécie desse gênero, o mamenquissauro sinocanadorum, atingia incríveis 35 m de comp., maior que o braquiossauro.  

Reconstrução do esqueleto do mamenquissauro,
ilustrador desconhecido

A cabeça do mamenquissauro era, relativamente, pequena em comparação ao resto do corpo. E seu crânio lembrava o crânio de um camarassauro, só que menos grotesco. O seu longo pescoço ajudava alcançar a vegetação alta das árvores. Ele era herbívoro, ou seja, comia plantas. Também podia se alimentar de vegetação rasteira, pois o seu pescoço permitia comer em diferentes níveis. Apesar de seu imenso tamanho, o mamenquissauro vivia em mandas, para proteger os mais jovens de predadores, como o sinraptor, yangchuanossauro e o monolofossauro.

Sergey Krasovskiy


Desconhecido

As principais defesas desse dinossauro, era usar sua cauda para chicotear os inimigos, ou pisotear os inimigos com suas enormes patas. Esse animal, assim como o braquiossauro, também conseguia levantar o pescoço de forma ereta, assim como uma girafa. Todos os parentes da linhagem do mamenquissauro, também conseguia deixar o pescoço ereto. O mamenquissauro é conhecido por vários fósseis parciais. O resto do animal foi baseado em parentes próximos e outros saurópodes.

Manada de mamenquissauros junto com uma dupla huayangossauros,
ilustrado por Phil Wilson

Manada de mamenquissauros junto com yinlongs e guanlongs,
ilustrado por Raúl Martin

                                                            DINOSSAUROS NA MÍDIA
Mamenquissauro da franquia Jurassic Park
Universal Pictures

O mamenquissauro é um dinossauro, consideravelmente, famoso. Aparece, de vez em quando, em livros filmes e séries. Todas as representações do mamenquissauro na mídia, retratada ele com a forma de diplódoco, e não da forma correta . Nos filmes de Jurassic Park, o mamenquissauro é um dos muitos dinossauros que aparece. Aparece, mais precisamente, no filme O Mundo Perdido: Jurassic Park, onde aparece uma dupla de mamenquissauros na cena de caçada de dinossauros. Infelizmente, o mamenquissauro até o momento, não voltou a aparecer na franquia, o que é uma pena, pois é um dinossauro mais legal que o braquiossauro e o apatossauro. Existe um rumor de que o mamenquissauro irá aparecer na 4º temporada de Acampamento Jurássico, mas não dá para ter certeza.

Mamenquissauro de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o mamenquissauro é um dos muitos dinossauros de fundo que aparecem nessa animação. Não possui nenhum mamenquissauro em destaque nesses filmes animados.

Concept art do mamenquissauro para A Era do Gelo 3, junto com o concept art
do estenonicossauro, rotulado pelo seu sinônimo troodonte.
(Nota: o estenonicossauro está presente sim no filme. É o dinossauro comendo os legumes).
Blue Sky Studios

Era para o mamenquissauro ter aparecido em A Era do Gelo 3. Mas infelizmente acabou sendo cortado, junto com o parassaurolofo e o estegossauro. Possivelmente foi cortado, porque os produtores ficaram com medo de que o público confundissem com o braquiossauro, que está presente no filme. O mesmo ocorreu com o estegossauro, pois no filme está presente o parente africano desse dinossauro, o kentrossauro. A aparência do mamenquissauro para esse filme, lembra muito as reconstruções antigas do brontossauro, um saurópode norte americano.

Espero que tenha gostado de conhecer o dino guindaste do jurássico.

                                                                     Até a Próxima!!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Compsognato

Wikipédia

O compsognato foi um dos menores dinossauros que já existiram. Era leve, alcança velocidades altas e possuía uma aparência similar a de uma ave com um lagarto. Foi descrito 1861 pelo cientista Johann Andreas Wagner. Viveu no final do jurássico, onde hoje é a Europa.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Compsognathus longipes.
Significado do nome: Mandíbula elegante.
Tamanho: 1,25 m de comp. e 30 cm de alt.
Peso: 4 quilos.
Comia: Carne e insetos.
Onde viveu: Alemanha, França e ,possivelmente, Portugal.
Quando viveu: De 150 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do compsognato,
ilustrador desconhecido

Por muito tempo, o compsognato foi considerado o menor dinossauro de todos. Porém descobertas mais recentes, mostraram dinossauros ainda menores que ele mesmo. Mas, ele ainda é um dos menores dinossauros do mundo. Ele tinha o mesmo tamanho de uma galinha, e hoje sabemos que ele tinha penugem recobrindo o corpo. Isso foi baseado em parentes dele, que tiveram suas penas encontradas. E essa penugem era usada para aquecer o animal em tempos frios, atrair parceiras e intimidar rivais. Porém, por muito tempo, o compsognato foi retratado escamoso como um lagarto, mas essa imagem mudou.

Reconstrução do esqueleto do compsognato,
ilustrado por Scott Hartman

Esse dinossauro tinha mandíbulas cheia de dentinhos afiados, próprios para apanhar pequenos animais como insetos. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam de lagartos pequenos, insetos e carcaças de animais grandes mortos. Viviam em bandos, assim como os ratos de hoje. A região onde compsognato viveu, era um arquipélago de ilhas, que hoje estão no meio da Europa. Esse pequeno dinossauro conviveu perto de répteis marinhos como ictiossauros, plesiossauros e pliossauros. Ele também tinha braços, consideravelmente, longos. 

Christopher Dipiazza


Família de compsognatos,
ilustrador desconhecido

Em cada mão tinha 3 dedos com garras afiadas, que eram úteis para pegar lagartos e segurar sua presa. Alguns cientistas acham que o compsognato, na verdade, tinha 2 dedos nas mãos, parecido com o tiranossauro rex, mas essa teoria já foi desmentida. Quando o compsognato foi descoberto pela primeira vez, os cientistas achavam que esse dinossauro tinha nadadeiras no lugar das patas, para poderem nadar de uma ilha a outra, mas essa teoria também foi desmentida. O compsognato é conhecido por fósseis completos, alguns deles bem preservados, e contendo o ótimo alimento que comeram, como um lagarto.

Desconhecido


Gabriel Ugueto

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Compsognatos de Fantasia
Disney

O compsognato, apesar de ser pequeno, ele é muito famoso no mundo. Porém muitos ainda acreditam que o compsognato foi o menor dinossauro de todos, mas na verdade não é não. Aparece, várias vezes, em livros, filmes e séries. Todas as representações do compsognato na mídia, retrata ele escamoso e não com penas, como seria o animal real. No segmento Ritual da Primavera, do filme Fantasia da Disney, que mostra o reinado dos dinossauros, apareceu vários compsognatos correndo de um lado a outro.

Compsognatos de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o compsognato é um dos muitos dinossauros que aparecem de relance. Eles são apenas animais de fundo, ou seja, não possui um compsognato em destaque nessas animações.

Compsognato da saga Jurassic Park e Jurassic World
Universal Pictures

Na franquia Jurassic Park e Jurassic World, o compsognato é um dos muitos dinossauros que aparecem. Até o momento ele foi o menor dinossauro vistos nesses filmes. Apareceu em quase todos os filmes, menos no primeiro Jurassic Park e no primeiro Jurassic World. Também apareceu no curta Batalha na Grande Rocha e na série Acampamento Jurássico. E foi nessa série que foi revelado, que os compys, apelido desses dinossauros dessa saga, tinha uma mordida venenosa, assim como uma cobra. Porém possivelmente, o animal real não tinha essa habilidade. Isso foi inspirado no dinossauro procompsognato dos livros Jurassic Park.

Compsognato de Primal
Genndy Tartakovskys

Na série de animação para adultos, Primal, de Genndy Tartakovskys, o compsognato apareceu brevemente em um episódio comendo um inseto, mas logo é espantado por Fang, a tiranossauro rex. Porém foi uma aparição muita rápida. É possível que esse dinossauro retorne na segundo temporada de Primal, que sai esse ano.

Espero que tenha gostado de conhecer o dinossauro do tamanho de uma galinha.

                                                                      Até a Próxima!!!

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Saurolofo

Cisiopurple

O saurolofo foi uma espécie de dinossauro de bico de pato. Era grande e pesado, e também era um dos maiores hadrossaurídeos do mundo. E tinha uma aparência parecida com o parassaurolofo. Foi descrito pelo paleontólogo Barnum Brown, em 1912. Essa espécie viveu no final do cretáceo, na América do Norte e Ásia.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Saurolophus osborni e S. Angustirostris.
Significado do nome: Lagarto de crista.
Tamanho: 12 m de comp., 3 m de alt. (quando ficava sobre 4 patas) e 5 m de alt. (quando ficava sobre as patas traseiras). 
Peso: 8 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos, Canadá, Mongólia e China.
Quando viveu: De 70 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do saurolofo,
ilustrador desconhecido

Esse dinossauro foi um dos maiores hadrossauros que o mundo já viu, como dito antes. Isso porque, a maioria dos hadrossauros só atingiam 10 m de comp., enquanto que o saurolofo atingia 12 m de comp. Porém existiu um hadrossauro ainda maior que ele, o shantungossauro com 16 m de comp. Esse animal tinha uma crista meio curta na cabeça, que provavelmente era usado para atrair parceiras, intimidar rivais e reconhecer os membros de um bando. Provavelmente também era usada para se comunicar com outros saurolofos.

Reconstrução do esqueleto do saurolofo,
ilustrador desconhecido

Como todo hadrossauro, o saurolofo também tinha um bico de pato, que era usado para arrancar plantas. No fundo de sua boca tinha vários dentes que mastigavam e moíam a vegetação. Eles eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam de vegetação rasteira e folhas no topo das árvores, pois ele conseguia ficar sobre 4 patas ou 2 patas. Vivia em manadas, para protegerem os filhotes dos predadores. As principais defesas desse dinossauro era correr velozmente sobre 2 patas, chicotear o inimigo com a cauda, ou se jogar num lago e nadar até um lugar seguro, porque o saurolofo era um ótimo nadador.

Saurolofos sendo atacados por um tiranossauro rex,
ilustrador desconhecido


Manada de saurolofos, 
ilustrador desconhecido

O saurolofo viveu tanto na América do Norte e na Ásia, mas os cientistas ainda não sabem por que o saurolofo viveu nesses 2 lugares. Quem sabe um dia essa pergunta seja respondida. A espécie de saurolofo que viveu na América do Norte, foi o saurolofo osborni, e a espécie que viveu na Ásia foi o saurolofo angustirostris. E esse dinossauro foi uma das últimas espécies que viveu no mundo. Então ele também viu o que causou a extinção dos dinossauros, a 65 milhões de anos. E essa espécie inspirou o nome do parassaurolofo, que era meio parecido com o saurolofo, mas com uma crista diferente. E é um dos muitos dinossauros conhecidos por fósseis completos, incluindo até mesmo impressões de pele.

Abelov


Saurolofos tentando expulsar um tarchia, um anquilossaurídeo,
ilustrado por Sergey Krasovskiy

                                                           DINOSSAUROS NA MÍDIA
Patassaura de Em Busca do Vale Encantado, é na verdade
um saurolofo, e não um parassaurolofo
Universal Pictures

O saurolofo não é um dinossauro muito famoso, isso porque ele meio parecido com o parassaurolofo, que tem uma crista ainda mais legal que a dele. Mas felizmente, o saurolofo fez algumas aparições na mídia. E gente descobri que a Patassaura, de Em Busca do Vale Encantado, na verdade não é um parassaurolofo, e sim um saurolofo. Me desculpem pela confusão. Além dela, também aparecem muitos outros saurolofos, nesses filmes. O parassaurolofo ''verdadeiro'', também aparecem nesses filmes, podem ficar calmos, mas eles só são animais de fundo. Então não tem nenhum parassaurolofo em destaque nessas animações. Abaixo está uma imagem do parassaurolofo ''verdadeiro'' de Em Busca do Vale Encantado.

Parassaurolofo ''verdadeiro'' de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

No anime Dinossauro Rei, apareceu em um episódio, um casal de saurolofos que são do elemento das plantas. Em um outro episódio apareceu um saurolofo selvagem, no período cretáceo.

Casal de saurolofos de Dinossauro Rei
Sega

Espero que tenha gostado de conhecer o lagarto de crista.

                                                                       Até a Próxima!!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Carnotauro

Desconhecido

O carnotauro foi um dinossauro predador que tinha um par de chifres na cabeça. Tinha um tamanho grande, era um pouco pesado, mas conseguia correr muito rápido. Foi descrito pelo paleontólogo José Bonaparte, o mesmo que descreveu muitos dinossauros na Argentina, em 1985. Viveu no final do cretáceo, onde hoje é a Argentina.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Carnotaurus sastrei.
Significado: Touro carnívoro.
Tamanho: 8 m de comp. e 3 m de alt.
Peso: 3 toneladas.
Comia: Carne.
Onde viveu: Argentina.
Quando viveu: De 80 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução inicial do carnotauro,
ilustrador desconhecido

Esse dinossauro pertence a uma família de terópodes, que foi muito comum na América do Sul, que são os abelissauros, dinossauros carnívoros com focinho curto, e com braços bem curtos, que não tinha muita utilidade na hora de caçar. Também tinham várias osteodermas pelo corpo, que eram usados para defesa. O carnotauro possui todas essas características dos abelissauros, mas também tinha algo que o tornava único, um par de chifres na cabeça. Não se sabe para que servia esses chifres, possivelmente era usado para lutar contra outros carnotauros na época de reprodução, desferir golpes para suas vítimas ou atrair parceiras.

Reconstrução do esqueleto do carnotauro,
ilustrado por Scott Hartman

Como o carnotauro tinha um focinho curto, tinha uma mordida muito forte, que podia esmagar suas presas e fizer um belo de um estrago em presas maiores. Eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Caçava saurópodes, dinossauros menores e até mesmo pequenos crocodilos. Viviam e caçavam em bandos, para poderem abater uma presa muito grande. Os braços curtos do carnotauro não tinha muita função nas coisas em geral, e os cientistas ainda não sabem como ele e todos os seus parentes ficaram com braços bem curtos ou se tinha alguma utilidade. 

Dupla de carnotauros duelando,
ilustrado por Christopher Dipiazza


Dupla de carnotauros atacando um bando de gasparinassauros,
ilustrado por Phil Wilson

Ao longo dos últimos anos, mudou bastante a concepção de quando o carnotauro teria vivido na Terra. Inicialmente, os cientistas achavam que o carnotauro tinha vivido no começo e no meio do cretáceo, entre 115 e 90 milhões de anos atrás. Depois um outro estudo mostrou que talvez ele viveu a cerca de 85 a 80 milhões de anos atrás, no fim do cretáceo. Porém um terceiro estudo finalmente mostrou a época do cretáceo em que o carnotauro viveu, que é entre 80 e 65 milhões de anos atrás. Isso mostrou que esse dinossauro foi um dos últimos que viveu na Terra. Então ele viu o que causou a extinção dos dinossauros. O carnotauro é conhecido por um esqueleto quase completo, então os cientistas sabem bem como é a sua anatomia. As partes não encontradas foram baseadas em parentes mais completos.

Desconhecido


Nathan E. Rogers

                                                           DINOSSAUROS NA MÍDIA 
Concepção da aparência do carnotauro dos livros Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

Até algum tempo atrás, o carnotauro era um dinossauro bem obscuro do público leigo. Porém hoje em dia, o carnotauro se tornou um dos dinossauros mais famosos do mundo. Aparece ocasionalmente em livros, filmes e séries. Nos livros de Jurassic Park o carnotauro é um dos muitos dinossauros que causam terror aos personagens humanos. Ele está presente no livro 2. E os carnotauros desses livros tinham uma habilidade, que o animal real não tinha, que é a habilidade de se camuflar no ambiente assim como um camaleão. Possivelmente o animal real, não tinha essa habilidade.

Disney

Na animação Dinossauro da Disney, o carnotauro é o vilão principal do filme. Onde eles tentam pegar qualquer dinossauro que apareça no caminho. Porém eles são um pouco diferentes do carnotauro real, pois aparentam ser maiores e possui um crânio meio diferente do animal real. Mesmo assim, é um dos meus dinossauros preferidos desse filme.

Carnotauro de Dinossauro Rei
Sega

No anime Dinossauro Rei, também apareceu um carnotauro, que é um dos personagens principais dessa série, e ele se chama Ace, que é do elemento ar. Ele foi o único carnotauro que apareceu nesse anime.

Carnotauro de Terra Nova
Fox

Na série Terra Nova da Fox, o carnotauro apareceu em alguns episódios, onde ele mata muitas pessoas, e causam muitos estragos e terror. Porém o carnotauro desse série possui um erro de anatomia que são os braços. Eles são longos, e não são curtos como no animal real.

Carnotauro de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

No último filme de Em Busca do Vale Encantado, apareceu um carnotauro, que é um dos vilões do filme, junto com uma dupla de yutiranos, um ancestral do tiranossauro rex. E ele ataca Saura, Patassaura, Espora e Petrúcio. Foi único filme dessa animação em que o carnotauro apareceu.

Carnotauro da saga Jurassic World
Universal Pictures

Na saga Jurassic World, o carnotauro apareceu. Mais precisamente no filme Jurassic World Reino Ameaçado, onde um carnotauro tenta atacar Owen mas é morto pelo tiranossauro, mas também tem algumas outras cenas com o carnotauro nesse filme. Também irá aparecer em Jurassic World Dominion. Na série animada Jurassic World Acampamento Jurássico, apareceu um carnotauro que é conhecido como Toro. 

Toro, o carnotauro de Jurassic World Acampamento Jurássico
DreamWorks/Universal Pictures  

Espero que tenha gostado de conhecer o touro carnívoro.

                                                                        Até a Próxima!!!