Procurar

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Stygimoloch

Desconhecido

O stygimoloch foi um pequeno dinossauro que tinha uma cabeça grossa. Era leve, e corria de forma rápida e possuía vários espinhos atrás da cabeça. E é considerado por muitos, como uma forma juvenil do paquicefalossauro. Foi descoberto pelos paleontólogos P. M. Galton e H. -D. Sues em 1983. Viveu no final do cretáceo, na América do Norte. 

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Stygimoloch spinifer.
Significado do nome: Demônio do Rio Styx.
Tamanho: 3 m de comp. e 1,5 m de alt.
Peso: 70 quilos.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 70 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do stygimoloch,
ilustrador desconhecido

Como dito antes, o stygimoloch tinha vários espinhos atrás da cabeça grossa, e deixava o animal com uma aparência mais assustadora e impressionante. Esse animal usava sua cabeça com espinhos para lutar contra outros de sua espécie, pela dominância de um bando, se defender de predadores e atrair parceiras. Assim como muitos paquicefalossauros, o stygimoloch tem cinco dedos nas mãos, que podiam auxiliar o animal a pegar vegetação. Tinha uma cauda, relativamente, longa, que dava bastante equilíbrio na hora em que o animal corria.

Reconstrução do esqueleto do stygimoloch,
ilustrador desconhecido

Esse dinossauro tinha um bico, em suas mandíbulas, que eram perfeitas para arrancar plantas duras, e no fundo de sua boca, tinha vários dentes, perfeitos para mastigar a comida e transformar em uma poupa. Eles eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam, principalmente, de vegetação rasteira, pois era dinossauros pequenos, que não conseguiam alcançar a vegetação alta. Viviam em bandos para proteger os mais novos dos predadores, como o dromeossauro.

Desconhecido


Christopher Dipiazza

Como falei na postagem sobre o paquicefalossauro, muitos cientistas acreditam que o stygimoloch, junto com o dracorex, são versões mais jovens do próprio paquicefalossauro, que conviveu com eles. Porém, ainda tem uma resistência que defende a validade da espécie stygimoloch e dracorex de serem diferentes do paquicefalossauro, e eu me incluo nisso. Ele foi um dos últimos dinossauros que viveu na Terra, então ele viu o que causou a extinção da maioria dos dinossauros. Diferente do paquicefalossauro, o stygimoloch é conhecido por fósseis mais completos, porém boa parte do crânio desse animal não foi achado. Esse parte foi baseado no próprio paquicefalossauro. 

Christopher Dipiazza


 
Desconhecido

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Stygimoloch de Dinossauro
Disney

O stygimoloch é um dinossauro, que hoje em dia, ficou muito mais conhecido, mas nos anos 90 e 80, ele era uma espécie obscura de dinossauro do público leigo. Aparece, ocasionalmente, em filmes, livros e séries. No filme Dinossauro da Disney, o stygimoloch é um dos muitos dinossauros de fundo que aparecem no longa. Nesse filme, não possui nenhum stygimoloch em destaque, e são um dos menores dinossauros que apareceu no longa metragem.

Stygimoloch de Dino Trem
Jim Henson

Na série animada Dino Trem, que passava no Discovery Kids, em alguns episódios o stygimoloch apareceu. Em alguns dos episódios, tinha até stygimolochs com um certo destaque.

Stygimoloch de Dino Dan
Discovery Kids 

Na série Dino Dan, que também passava no Discovery Kids, o stygimoloch também apareceu. Em alguns episódios Dan, o garoto protagonista da série, observa os comportamentos desse dinossauro.

Stygimoloch da franquia Jurassic World
Universal Pictures

Na franquia Jurassic World, o stygimoloch também deu as caras, mais precisamente em Jurassic World: Reino Ameaçado, em que tem uma cena em que um stygimoloch ataca os humanos dando cabeçadas. Esse dinossauro também irá a aparecer em Jurassic World: Dominion, que lança ano que vem.

Espero que tenha gostado de conhecer o demônio do rio Styx.

                                                                     Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário