Procurar

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Dimorfodonte

Sergey Krasovskiy

O dimorfodonte foi um estranho pterossauro. Era pequeno, leve e tinha uma cabeça grande, com um bico cheio de dentes afiados. E também possuía uma cauda longa. Foi descrito por Richard Owen em 1859. Viveu na Europa, no início do jurássico, a época em que os dinossauros e pterossauros de diversificaram mais ainda. 

Ficha do Pterossauro
Nome cientifico: Dimorphodon macronyx e D. Weintraubi.
Significado do nome: Dente de duas formas.
Tamanho: 1,4 m de enverg. (da ponta de uma asa outra) e 50 cm de alt.
Peso: 4 quilos.
Comia: Peixes, insetos e carne.
Onde viveu: Na Inglaterra.
Quando Viveu: De 200 a 190 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO
Reconstrução antiga do dimorfodonte,
ilustrador desconhecido

O dimorfodonte, inicialmente, tinha sido descoberto por uma jovem chamada de Mary Anning, em 1828. Mas esse animal só recebeu esse nome em 1859, pelo mesmo naturalista que criou o termo dinossauro. Como dito antes, o dimorfodonte tinha uma cabeça grande, que lembrava a cabeça de um papagaio do mar. Mas havia muitas diferenças. No bico desse pterossauro, tinha dentes afiados, perfeitos para capturar peixes e se alimentar de outros animais. 

Reconstrução do esqueleto do dimorfodonte,
ilustrador desconhecido

Ele também tinha uma cauda longa, que ajudava na estabilidade no voo, quando o animal voava. Uma outra coisa sobre as asas dos pterossauros, é que o dedo anular se alongou e ajudou na formação da asa, porém os outros dedos continuaram pequenos, enquanto que o polegar foi perdido. E o dimorfodonte tinha essas características, e assim como todos os outros pterossauros. Eles eram carnívoros, ou seja, se alimentava de outros animais. 

Desconhecido


Desconhecido

Se alimentava desde peixes, insetos, pequenos animais e carcaças de animais grandes mortos. Assim como todos os pterossauros, os dimorfodontes deveriam viver em bandos, assim como os morcegos de hoje. Estudos indicam que o dimorfodonte provavelmente, ficava mais tempo pousado no solo do que ficava voando. Ele só voava quando necessário, ou para procurar comida em outro lugar ou fazer uma migração, para fugir de algum clima extremo. Esse animal é conhecido por fósseis não tão completos, porém as partes que não foram achados nele, foi baseado em parentes mais completos.

John Bindon


Desconhecido

                                                         PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Dimorfodonte de O Mundo Perdido
Ed Malone

O dimorfodonte é um pterossauro, consideravelmente, conhecido do publico em geral. Aparece, de vez em quando, em livros, filmes e séries. No livro O Mundo Perdido de Arthur Conan Doyle, o dimorfodonte aparece me alguns pontos do livros, junto com o próprio pterodáctilo. Porém, ele é referido pelo nome dimafordon. Isso mostra que Doyle, não conseguia escrever o nome de animais pré-históricos de forma correta.

Dimorfodonte de Fantasia
Disney

No segmento Ritual da Primavera, do filme Fantasia da Disney, que mostra o reinado dos dinossauros, apareceu alguns dimorfodontes durante ao ataque do tiranossauro rex, que ocorre no filme.

Dimorfodonte de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o dimorfodonte é um dos muitos animais de fundo que aparecem. Nenhum desses filmes animados com dinossauros, teve dimorfodontes em destaque.

Dimorfodonte de Jurassic World
Universal Pictures

Na franquia Jurassic World, o dimorfodonte também deu as caras. No primeiro filme de Jurassic World, aparecem vários dimorfodontes junto com pteranodontes, na hora em que eles escapam e atacam os visitantes do parque. Na série Jurassic World: Acampamento Jurássico, aparecem vários dimorfodontes que tentam atacar os protagonistas, mas não conseguem.

Dimorfodonte de Jurassic World: Acampamento Jurássico
Universal Pictures/DreamWorks Animation

Espero que tenha gostado de conhecer esse pterossauro de aparência estranha.

                                                                      Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário