Procurar

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Pterodáctilo

Júlio Lacerda

O pterodáctilo foi o primeiro pterossauro a ser descoberto no mundo. Eram pequeno, leve e era capaz de voar, assim como as aves e os morcegos de hoje, e está entre os animais pré-históricos mais famosos de todos. Foi descoberto pelo cientista Georges Cuvier, em 1809. Viveu no fim do jurássico, onde hoje é a Europa e África.

Ficha do Pterossauro
Nome científico: Pterodactylus antiquus.
Significado do nome: Dedo alado.
Tamanho: 1 m de enverg. (da ponta de uma asa a outra) e 30 cm de alt.
Peso: 1 quilo.
Comia: Peixes, insetos e carne.
Onde viveu: Boa parte da Europa e África.
Quando viveu: De 150 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                            CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO 
Primeira reconstrução do pterodáctilo,
ilustrador desconhecido

Quando o pterodáctilo foi descoberto, lá no início do século 19, os cientistas nunca viram nada parecido antes. Alguns achavam que ele era um morcego estranho, outros achavam que ele era uma mistura de morcego com pássaro, e tinha até cientistas que achavam que ele era um animal marinho, e que as asas dele era, na verdade, nadadeiras. Porém, conforme o tempo foi passando e novas descobertas e estudos foram surgindo, mostraram que os pterodáctilos eram répteis que voavam. E o nome pterodáctilo, é muito conhecido pelo público em geral, e eles pensam que o pterodáctilo era grande, mas assim como o velociraptor, o animal real era pequeno. Mas isso não deixa o animal menos interessante. Por muito tempo, o pterodáctilo foi retratado sem uma crista na cabeça, pois os primeiros fósseis descobertos dele, não tinha crista, assim como seu parente maior, o pteranodonte. Porém, descobertas mais recentes, mostraram novos fósseis de pterodáctilo que tem crista, e chegaram a conclusão de que os primeiros fósseis deles era de indivíduos jovens. 

Reconstrução do esqueleto do pterodáctilo,
ilustrador desconhecido

O formato da crista desse pterossauro, era de meia lua, e era grande nos machos e menores nas fêmeas. E essa crista era usada para atrair parceiras, intimidar rivais ou mostrar o dominância de um bando. Eles tinham um bico longo, cheio de dentes, que eram perfeitos para apanhar peixes e pedaços de carne. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam de peixes, insetos, e restos de répteis marinhos mortos, pois os pterodáctilos viviam no arquipélago europeu, e era cheio de répteis marinhos. Assim como os morcegos, os pterodáctilos viviam em bandos.   

Christopher Dipiazza


Desconhecido

O corpo do pterodáctilo, era revestido de picnofibras, estruturas que são parecidas com pelos, que eram usados para manter o corpo do animal aquecido, em tempos frios. O voo desse animal, era meio diferente, do voo das aves. Eles planavam mais, do que batiam as asas. Ele só batia as asas para ganhar impulso e não cair do céu. A estrutura das asas eram feitas de uma estrutura, que era parecido com a dos morcegos. O pterodáctilo é conhecido por fósseis completos, e então é um dos pterossauros mais bem compreendidos. Tem até fósseis de pterodáctilos com uma preservação excepcional, o que é uma grande sorte para os paleontólogos.

Pterodáctilos pescando peixes,
ilustrador desconhecido


   
Pterodáctilos vivendo suas vidas no arquipélago europeu,
ilustrado por Liscianigiochi

                                                          PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Pterodáctilo de Viagem ao Centro da Terra,
ilustrador desconhecido

Muitos filmes e séries, quando tem pterossauros, muitas vezes, eles não são referidos pelo seu nome correto e sim por pterodáctilo, o que é algo errado, pois as pessoas acham que existem muitos tipos diferentes de espécies de pterodáctilo. O termo correto para essas situações, seria pterossauro ou ´´réptil alado´´. Mas felizmente, a aparência do pterodáctilo real já fez sim algumas aparições na mídia. Porém, todas as representações dele mostra sem a crista na cabeça, pois esses livros e filmes siarão antes da descoberta de fósseis com crista desse animal. No livro Viagem Ao Centro da Terra, o pterodáctilo aparece em alguns determinados pontos do livro, e é o animal pequeno do jurássico que você conheceu nessa postagem.

Pterodáctilo de O Mundo Perdido,
ilustrador desconhecido

No livro O Mundo Perdido, de Arthur Conan Doyle, o pterodáctilo real aparece em algumas partes da história. Uma delas, é quando um pterodáctilo rouba a comida dos protagonistas humanos do livro, inclusive essa cena é a imagem que está a acima.

Pterodáctilo de Em Busca do Vale Encantado 5
Universal Pictures

No quinto filme de Em Busca do Vale Encantado, apareceu uma fêmea de pterodáctilo real, que sequestra Patassaura e leva ela para ser servida como comida para seus filhotes, em um ninho no alto de um árvore. Na vida real, pterossauros como o pterodáctilo, podiam fazer ninhos no alto das árvores, mas também podia fazer ninhos no chão, penhascos e despenhadeiros. E apenas algumas espécies de pterossauros cuidavam de seus filhotes, e o pterodáctilo é um deles. Ou seja, nem todos os pterossauros cuidavam de seus filhotes. Foi o único filme do Em Busca do Vale Encantado, em que o pterodáctilo real apareceu.

Espero que tenha gostado de conhecer o primeiro pterossauro a ser descoberto no mundo.

                                                                       Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário