Procurar

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Dinossauros e as Penas

Quadro mostrando diferentes dinossauros que tinham penas,
feito por Udo Svalli
(Nota: são bonecos de dinossauros no quadro).

Hoje irei falar sobre um tópico interessante dos dinossauros. A questão de que alguns dinossauros, não todos, tinham penas pelo corpo. Hoje podemos dizer que, as aves e os dinossauros são parentes. Uma coisa curiosa, é que as aves também são dinossauros, mais especificamente, dinossauros avianos. Enquanto que os dinossauros que foram extintos, são considerados dinossauros não avianos.

                                                         HISTÓRIA DAS DESCOBERTAS
Ilustração antiga de arqueoptérix, animal que
inspirou a teoria de que os dinossauros tinham penas,
ilustrador desconhecido 

Desde de muito tempo atrás, alguns cientistas já suspeitavam que os dinossauros podiam ter penas, por causa do fóssil do arqueoptérix, que era meio parecido com um dinossauro e uma ave. Porém, depois essa hipótese foi meio que esquecida por um tempo. Mas quando o deinonico foi descoberto, esse debate voltou a tona. E foi só nos anos 90, é que foi descoberto o que os cientistas suspeitavam. Em 1996, foi descoberto um dinossauro na China que tinha impressões de penas, e ele foi batizado de sinossauroptérix. Com essa descoberta, finalmente sabemos agora que alguns dinossauros tinham penas. De lá para cá, já foi descoberto muitos fósseis de dinossauros ao redor do mundo, que tem impressões de penas.  

Fóssil do Sinossauroptérix, primeiro dinossauro com penas a ser descoberto
Desconhecido 

                                       GRUPOS DE DINOSSAUROS QUE TINHA PENAS
O yutirano é um dos muitos exemplos de celurossauros com penas,
ilustrador desconhecido

Nem todos os dinossauros tinham penas, mas só determinadas linhagens e espécies de dinossauros tinham penas. Algumas linhagens de terópodes tinham penas como os celurossauros, o grupo que inclui os tiranossauros. Mas nem todos os celurossauros tinham penas, como por exemplo o próprio t-rex, pelo menos não animal adulto dessa espécie. Outro grupo de terópodes que tinha penas, são os maniraptores, o grupo que inclui o velociraptor. Já no caso dos maniraptores, esses sim todos do grupo tinham penas, pois eram mais próximos das aves, no sentido evolucionário, pois as aves são consideradas terópodes também. Já as outras linhagens de terópodes não tinha penas, pois eram mais ´´primitivos´´, na cadeia evolutiva. O tipo de penas que os celurossauros e maniraptores tinham, podia variar de penugem e até mesmo penas mais sofisticadas, assim como um arara por exemplo.

O deinonico é um dos muitos exemplos de maniraptores,
ilustrador desconhecido

A função das penas deles, também podia variar. Desde aquecer o corpo, intimidar um rival ou atrair uma parceira. Fora dos terópodes, também havia alguns poucos dinossauros com penas. Mais especificamente nos ornitísquios, onde há duas linhagens que apresentou penas, na verdade cerdas. Que são os heterodontossaurídeos, dinossauros primitivos desse linhagem grande, que tinha cerdas no corpo. Hoje acredita-se que todos os heterodontossauros tinham essas cerdas, pois foram descobertos 2 heterodontossauros na Ásia que tinham impressões de cerdas, que são o kulindadromeo e o tianyulong. Ah e pessoal, na postagem sobre o grupo dos dinossauros, eu coloquei os heterodontossauros nos ornitópodes, mas na verdade, assim como os lesotossauros, os heterodontossauros são ornitísquios basais, me desculpem pela confusão.

O kulindadromeo é um bom exemplo de heterodontossauro,
ilustrador desconhecido

E outro grupo de ornitísquio que tinha cerdas, eram os ceratopsídeos, mais precisamente o psitacossauro. No caso dos ceratopsídeos, grupo que inclui o triceratope, ainda é um debate se todos do grupo tinha cerdas na cauda ou não. Alguns cientistas acreditam que só o psitacossauro e seus parentes bem próximos a ele é que tinha cerdas na cauda e enquanto que os outros não tinham. Se isso for verdade, pode significar que as cerdas na cauda do psitacossauro e seus parentes bem próximos, foram um experimento da evolução, para os ceratopsídeos encontrarem uma forma de usar essas cerdas. Mas só com a descoberta de mais fósseis para resolver esse dilema.

O psitacossauro foi o único ceratopsídeo a ser descoberto com cerdas na cauda,
ilustrador desconhecido

                                          EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS COM PENAS
O ubirajara, um dinossauro brasileiro que foi traficado para Alemanha,
também tinha penas pelo corpo, ilustrador desconhecido
#UBIRAJARA BELONGS TO BR

Infelizmente, todos os dinossauros não avianos com penas, estão extintos hoje em dia. Mas eles resistiram a extinção dos dinossauros por mais tempo, até começarem a evoluir em forma de aves que conhecemos hoje em dia, desaparecendo por completo. Inclusive, muitas aves hoje, lembram um pouco alguns dinossauros que foram extintos. E já que as aves são dinossauros, então, esses animais incríveis ainda estão com a gente, mesmo que não seja aquelas espécies legais, como o t-rex, o estegossauro, o triceratope e o apatossauro por exemplo.

Espero que tenha gostado de conhecer esses dinossauros emplumados até os braços.

                                                                       Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário