Procurar

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

O que é um Pterossauro?

Quadro mostrando diversas espécies de pterossauros
Desconhecido

Hoje irei falar sobre um grupo de animais extintos, que são simplesmente incríveis, os pterossauros. Esses animais surgiram na mesma época que os dinossauros, no período triássico, e se extinguiram no fim do cretáceo, junto com os dinossauros. E esses animais não eram dinossauros, como muitos acham, mas sim répteis que voavam. Também foram os primeiros vertebrados a aprender a voar. 

                               A HISTÓRIA DAS DESCOBERTAS DOS PTEROSSAUROS
Primeira reconstrução do pterossauro Pterodáctilo,
ilustrado por Newman

Os primeiros fósseis desses animais foram descobertos a muito tempo, assim como ocorreu com os dinossauros. Porém, as pessoas achavam que os fósseis de pterossauros eram na verdade restos de dragões. O estudo desses animais, só se iniciou no século 19, o mesmo século em que se iniciou os estudos dos dinossauros, porém começou primeiro o estudo dos pterossauros. Inicialmente, os cientistas achavam que eles eram morcegos extintos. E essa imagem durou por um tempo, até que finalmente, eles perceberam que ele na verdade eram répteis, e começaram a retratar eles como ´´lagartos voadores´´. Mas descobertas posteriores mostraram, que os pterossauros tinham picnofibras pelo corpo, que revestimento parecido com pelos, para manter eles aquecidos. De lá para cá, nossa compreensão sobre os pterossauros mudou e aumentou muito, mas não sabemos de tudo sobre esses animais. É como diz o velho ditado ´´Sempre a mais a ser descoberto´´. As asas dos pterossauros, eram formados por estruturas finas e flexíveis, que se parecem com as estruturas das asas dos morcegos.

                                                     GRUPOS DE PTEROSSAUROS
Diferentes espécies de pterossauros habitaram o Mundo
Raul Martin

Os pterossauros são divididos em dois grandes grupos, os ranforrincoides e pterodáctilóides. Abaixo estão as informações desses grupos:

                                                                 RANFORRINCOIDES
Exemplo de ranforrincoide: o próprio Ranforrinco
Chris Masnaghetti

Os ranforrincoides foram os primeiros pterossauros a aparecer na terra. Viveram entre o triássico e o final do jurássico, a época em que essa linhagem inteira foi extinta. Esses pterossauros tinham uma característica única, possuíam uma cauda longa, com um adorno estranho no final, que ajudava na estabilidade do animal, quando voava. Alguns ranforrincoides tinham cristas estranhas em suas cabeças. Essa linhagem se divide em 2 grandes famílias, os ranforrinquídeos e os dimorfodontídeos.

                                                               PTERODÁCTILÓIDES
Exemplo de pterodáctilóide: o próprio Pterodáctilo
Júlio Lacerda

Os pterodáctilóides foram a última grande linhagem de pterossauros que existiu na Terra. Eles surgiram no jurássico, e se extinguiram no final do cretáceo, junto com os dinossauros. Os pterossauros desse grupo tinham caudas curtas, e não longas. E algumas espécies dessa linhagem, atingiram tamanhos muitos grandes. Inclusive, o maior animal voador que já existiu, era um pterodáctilóide, que se chamava Quetzalcoatlo. Essa linhagem se divide em várias famílias: pterodáctilideos, ornitoqueirideos, tapejarideos, pteranodontídeos, dsungaripterideos, azdarchideos, anurognatotideos e pterodaustridideos.

                                                                         EXTINÇÃO
O quetzalcoatlo, além de ter sido um dos maiores animais voadores,
foi também um dos últimos pterossauros que viveu na Terra.
Fern Prairie

Todos os pterossauros, estão atualmente, extintos. Todos eles, desapareceram no final do cretáceo, junto com a maioria dos dinossauros. E diferentemente dos dinossauros, os pterossauros não deixaram nenhum descendente vivo, nos dias de hoje. Para reconstruir um pterossauro, nos olhamos para os animais ainda vivos que voavam, como aves e morcegos, para tentar entender como era esses animais incríveis.

Espero que tenha gostado de conhecer esse grupo incrível de répteis voadores.

                                                                    Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário