Procurar

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Velociraptor

Sarah Hawk Patil

O velociraptor foi um dinossauro carnívoro bem aterrorizante. Era pequeno, leve, rápido e tinhas garras afiadas mortíferas. Eram animais inteligentes, e é um dos dinossauros mais famosos do mundo. Foi descoberto em 1924 pelo paleontólogo Henry Fairfield Osborn. Viveu na Ásia, no fim do cretáceo. 

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Velociraptor mongoliensis e V. Osmolskae.
Significado do nome: Ladrão Veloz.
Tamanho: 2 m de comp. e 50 cm de alt.
Peso: 20 quilos.
Comia: Carne.
Onde viveu: Mongólia e China.
Quando viveu: De 85 a 70 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 90 do velociraptor, ilustrado por
Brasílio Matsumoto

Por muito tempo, o velociraptor foi retratado escamoso, assim como um lagarto. Porém, quando foi descoberto parentes dele com impressões de penas, os cientistas deduziram que o velociraptor também possuía penas. E as penas desses dinossauros, eram utilizados para manter o corpo aquecido em tempos frios, e atrair parceiras, e intimidar rivais. E muita gente pensa que o velociraptor era grande, por causa da representação dele nos filmes de Jurassic Park. Porém na verdade, o velociraptor era pequeno, mas isso não quer dizer que o velociraptor não era perigoso.

Reconstrução do esqueleto do velociraptor, ilustrado
Scott Hartman

O velociraptor pertence a um grupo de dinossauros mortíferos, chamado de dromeossauros, que são dinossauros carnívoros que tinham uma garra terrível em cada pé. E é claro que esse dinossauro também tinha essas garras. As garras terríveis do velociraptor eram usados para deixar ferimentos graves em suas vítimas, e podia entrar fundo na pele de suas presas. Além das garras terríveis do pé, o velociraptor tinha braços longos com garras afiadas nas mãos, que também eram úteis na hora de lutar. Eram dinossauros carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam de outros dinossauros, animais pequenos, insetos e até mesmo de ovos de outros dinossauros.

Mohamad Haghani


Velociraptor perseguindo um pequeno deltateridium, ilustrado
por Marco Ansón

Essa espécie de dinossauro caçava e vivia em bandos, assim como as hienas de hoje em dia. Como o nome já diz, essa espécie era mesmo rápido, alcançando até 70 km/h, a mesma velocidade de um avestruz. Foi descoberto na Mongólia um fóssil de um velociraptor lutando com um protoceratope, um parente pequeno do triceratope. Isso mostra uma relação predador e presa. Possivelmente os dois morreram num deslizamento de areia. Esse dinossauro também tinha um crânio alongado, cheio de dentes afiados para rasgar a carne. E nesse crânio tinha, também, um cérebro grande, pois o velociraptor é um dos dinossauros mais inteligentes. O velociraptor é um dos dromeossauros mais conhecidos no registro fóssil.

Velociraptores atacando um protoceratope, ilustrador
desconhecido


Velociraptor tomando conta de seus filhotes, ilustrador
desconhecido

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do velociraptor ou (deinonico) dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O velociraptor é certamente um dos dinossauros mais famosos do mundo. Sua inclusão em filmes, séries e livros é quase que obrigatória, meio parecido com o t-rex. Mas infelizmente a maioria das representações do velociraptor em filmes e séries, mostra ele escamoso e não com penas. Mas vamos torcer, que isso mude um dia. O velociraptor apareceu em todos os livros de Jurassic Park, e eles causam o maior terror dos personagens humanos desses livros.

Blue, a velociraptor ou (deinonico) dos filmes Jurassic World
Universal Pictures

Velociraptor ou (deinonico) de Jurassic Park
Universal Pictures

Até mesmos nos filmes de Jurassic Park, os velociraptores não ficaram de fora. Eles apareceram em todos os filmes, e na saga Jurassic World apareceu um esquadrão de raptores, que é composto por Blue, Charlie, Echo e Delta. Tanto nos filmes como nos livros de Jurassic Park, o velociraptor é diferente do real, pois eles foram baseados nos deinonicos, um parente um pouco maior do velociraptor.

Velociraptor de Dinossauro
Disney

No filme Dinossauro da Disney, o velociraptor é o vilão secundário dessa animação. Aparece um bando deles, que tentam matar Aladar, mas não conseguem. Eles são bem próximos aos velociraptores reais, mas não possuem penas, pelo simples fato de que na época em que o filme lançou, não se sabia se ele tinha ou não penas.

Velociraptores de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o velociraptor é um dos muitos vilões dos filmes dessa animação. Ele apareceu pela primeira vez no sétimo filme. Muitos fãs acreditam que eles são na verdade utahraptors, achilobators e até mesmo deinonicos. Mas acredito que são velociraptores mesmo por causa do crânio alongado, que é uma característica do velociraptor real. Mas infelizmente, nenhum desses raptores tinha penas, como o animal real.

Os velociraptores de O Bom Dinossauro
Disney/Pixar

Na animação O Bom Dinossauro, da Disney e Pixar, apareceu um grupo de velociraptores, que também eram vilões do filme. E esse grupo é composto por Bubbha, Lurleane, Earl e Melvin. Também são próximos aos velociraptores reais, e até possuem penas. Mas infelizmente não são cobertos por várias penas, como seria o animal real. Porém já é um começo, para representação verdadeira do velociraptor nos filmes.

Velociraptores de Primal
Genndy Tartakovskys

Na série de animação para adultos, Primal de Genndy Tartakovskys, em um episódio apareceu um gigantesco bando de velociraptores que perseguem Spear e Fang, os protagonistas dessa série. Pelo que eu pesquisei, era para eles terem aparecido com penas, mas Tartakovskys afirmou que seria muito difícil animar um bando grande de raptores com penas, por isso eles são escamosos. Mas felizmente na série apareceu outros dinossauros com penas. 

Espero que tenha gostado de conhecer esse dinossauro aterrorizante.

                                                                    Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário