Procurar

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Dilofossauro

Sergey Krasovskiy

O dilofossauro foi um dos primeiros grandes dinossauros carnívoros a aparecer na Terra. Era um animal médio e bem espetacular, pois esses dinossauros tinham uma dupla de cristas na cabeça. Foi descrito em 1970 pelo cientista Samuel Paul Welles. Viveu no início do jurássico, na América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Dilophosaurus wertherilli.
Significado do nome: Lagarto com 2 cristas.
Tamanho: 6 m de comp. e 2 m de alt.
Peso: 200 quilos.
Comia: Carne.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 200 a 190 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do dilofossauro,
ilustrador desconhecido

O dilofossauro é um dos terópodes mais interessantes, pois possuía uma dupla de cristas na cabeça. Ainda é um mistério a utilidade dessas cristas. Uma das ideias propostas sobre a utilidade das cristas do dilofossauro é atrair parceiras, regular a temperatura do corpo e intimidar rivais.  Diferente dos outros terópodes, o dilofossauro tinha 4 dedos nas mãos, que tinha garras afiadas. Seus braços longos eram uteis para lutar contra outros animais. Quando o dilofossauro foi descoberto pela primeira vez, os cientistas achavam que era um novo espécime do megalossauro. Foi só no anos 70 é que descobriram que era uma espécie nova. 

Reconstrução do esqueleto do dilofossauro,
ilustrado por Scott Hartman

O crânio do dilofossauro era fraco, por isso, caçava animais pequenos ou comia carcaças de animais mortos, com a ajuda de seus dentes afiados. Eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Viviam e caçavam em bandos. Alguns cientistas acreditam que quando o dilofossauro crescia, as cristas sempre mudavam e ficavam maiores, assim como acontecem com as galinhas e galos. Ainda não se sabe se os dilofossauros caçavam animais grandes como prossaurópodes. Se sim, possivelmente usavam suas garras das mãos para desferir golpes fatais.

Desconhecido


Dilofossauros atacando escutelossauros,
ilustrado por Mark Hallet

Até algum tempo atrás, alguns achavam que o dilofossauro viveu também na China, pois foram descobertos fósseis semelhantes dele lá. Porém estudos recentes mostraram que os fósseis descobertos na China, pertenciam a uma espécie diferente do dilofossauro, que agora é conhecido como sinossauro. Esse dinossauro foi um dos primeiros grandes terópodes a surgir na Terra, e possivelmente era o predador alfa de seu ambiente. O dilofossauro é conhecido por fósseis completos, por isso, é muito bem compreendido pelos cientistas.

Dilofossauros atacando um anquissauro,
ilustrador desconhecido


Desconhecido

                                                         DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do dilofossauro dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O dilofossauro não é um dinossauro lá muito conhecido pelo público geral. Mas felizmente vez algumas aparições na mídia. O dilofossauro apareceu nos livros de Jurassic Park, onde ele mata, de forma violenta, um dos personagens humanos do livro.

Dilofossauro de Jurassic Park
Universal Pictures

Até mesmo nos filmes de Jurassic Park, o dilofossauro também apareceu. Tanto nos livros quanto no filmes, o dilofossauro tinha uma habilidade que o animal real não tinha, a habilidade de cuspir veneno. O dinossauro real provavelmente, não tinha essa habilidade. O dilofossauro de Jurassic Park, também tinha uma gola que abre e fecha, semelhante aos lagartos de gola australiano. Isso também não tinha no animal real. Essa característica só está presente dos dilofossauros do filmes não do livros.

Holograma de dilofossauro de Jurassic World
Universal Pictures

Espero que tenha gostado de conhecer esse terópode com cristas.

                                                                      Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário