Procurar

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Driossauro

Raul Martin

O driossauro foi um esbelto dinossauro do período jurássico. Era mediano, leve e rápido. E era um animal dócil. Esses dinossauros foram um dos mais elegantes de todos. Foi descoberto em 1894 pelo paleontólogo Othniel Charles Marsh, o mesmo que descreveu diversos dinossauros mostrados aqui no blog. Viveu na América do Norte, no fim do jurássico.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Dryosaurus altus e D. Elderae.
Significado: Lagarto carvalho.
Tamanho: 4,5 m de comp. e 1,10 m de alt.
Peso: 300 quilos.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 155 a 145 milhões de anos atrás, período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                             CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do driossauro, ilustrador
desconhecido

Por muito tempo, acreditava-se que driossauro era um pequeno dinossauro, isso porque os primeiros fósseis encontrados dele, era de animais mais jovens. Porém descobertas mais recentes, mostraram que esse animal tinha um porte médio, meio parecido com o camptossauro, um outro dinossauro da mesma época e lugar que o driossauro. Mesmo mudando a concepção de tamanho, o driossauro continua sendo um animal veloz. Alguns cientistas chamam essa espécie de ´´a gazela do jurássico´´, o mesmo vale para os seus parentes como o hipsilofodonte, do cretáceo.

Reconstrução do esqueleto do driossauro, ilustrador
desconhecido

O driossauro tinha um pescoço, relativamente, longo, e possuía um crânio parecido com a dos papagaios. Até possuíam um bico, que era útil para arrancar plantas. Esse dinossauro era herbívoro, ou seja, comia plantas. Se alimentava de vegetação rasteira, plantas um pouco altas e folhas do topo das árvores, quando um saurópode se alimentava e deixava cair algumas folhas no chão. Para se alimentar, o driossauro mastigava a vegetação que comia, para acelerar a digestão.

Desconhecido


Balint Benke

Esse dinossauro não tinha muitas defesas contra predadores, por isso, viviam em bandos e entre espécies de dinossauros maiores, como saurópodes e estegossauros. O driossauro tinha braços longos, que tinha mãos com 5 dedos, que eram úteis na hora de alimentar. Foram descobertos vários fósseis do estágio de crescimento do driossauro, por isso é um dos poucos dinossauros que sabem sobre os diferentes estágios de crescimento. Para escapar dos predadores, o driossauro corria velozmente assim como as gazelas de hoje. O driossauro é um dos muitos dinossauros completos no registro fóssil.

Desconhecido


Desconhecido

                                                        DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do driossauro dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O driossauro não é um dinossauro lá muito famoso, como o t-rex. E por isso muitas pessoas não conhecem esse dinossauro. Porém, felizmente ele apareceu sim na mídia. O driossauro é um dos muitos dinossauros que aparecem nos livros de Jurassic Park. Nesses livros, eles também são chamados de hipsilofodontes, que é um parente do driossauro. Porém o próprio hipsilofodonte também aparece, e isso causa muita confusão nos fãs, pelo fato de não saberem qual é a diferença de um e outro. O driossauro aparece em todos os livros, enquanto o hipsilofodonte só apareceu no livro 2.

Driossauro de Em Busca do Vale Encantado 4
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o driossauro é um dos muitos dinossauros que aparecem. Só aparecerem de forma rápida no 4º filme dessa franquia animada de dinossauros.  

Espero que tenha gostado de conhecer a gazela do jurássico.

                                                                    Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário