Procurar

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Hadrossauro

Desconhecido

O hadrossauro foi um grande dinossauro herbívoro. Tinha um tamanho grande, era pesado e tinha um bico semelhante a um pato. Foi descrito pelo cientista Joseph Leidy em 1858. Viveu no fim do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Hadrosaurus foulkii.
Significado do nome: Lagarto robusto.
Tamanho: 8 m de comp., 3 m de alt. (quando estava sobre 4 patas) e 5 m de alt. (quando estava sobre 2 patas).
Peso: 6 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 80 a 75 milhões de anos atrás, no período cretáceo.  

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do hadrossauro, ilustrado
por Heinrich Harder

Esse dinossauro foi o primeiro de seu grupo a ser descoberto no mundo todo, pois foi o primeiro dinossauro bico de pato a ser descoberto. Então, ele é parente do maiassauro, parassaurolofo, coritossauro e muitos outros dinossauros semelhantes a ele. Porém, ironicamente são conhecidos poucos restos dessa espécie, mas o resto do animal, que não foi encontrado, foi baseado no seu parente kritossauro, que viveu junto com o hadrossauro. E o hadrossauro também mostrou aos cientistas que os dinossauros não eram parecidos com lagartos. como se achava antes. Então, essa espécie também é importante para a paleontologia.

Reconstrução do esqueleto do hadrossauro,
ilustrador desconhecido

O crânio do hadrossauro era grande, e meio semelhante ao crânio de um cavalo, só que mais grosso. E possuía um bico semelhante ao um pato, que era usado para arrancar plantas. E no fundo de sua boca, era cheia de vários dentes que moíam a vegetação. Eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentava de vegetação rasteira, e de vegetação um pouco alto, pois o hadrossauro conseguia ficar sobre as patas traseiras. Viviam em manadas grandes, para se protegerem de predadores como o albertossauro e o dromeossauro.

Christopher Dipiazza


Frank Lode

Assim como muitos dinossauros de sua linhagem, o hadrossauro não tinha muitas defesas contra um predador faminto. Suas principais defesas era chutar seus inimigos com suas patas, chicotear o oponente com sua cauda, correr velozmente sobre 2 patas ou cair na água e nadar até um lugar seguro. Assim como os gnus de hoje, o hadrossauro sempre migrava de um lugar a outro em manadas muito grandes. Como dito antes, o hadrossauro é conhecido por restos parciais, mas o resto do animal foi baseado no kritossauro, seu parente mais próximo.

Rebanho de hadrossauro,
ilustrador desconhecido


Christopher Dipiazza

                                                           DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do hadrossauro dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O hadrossauro não é um dinossauro lá muito famoso, pois ele não possuía uma crista chamativa na cabeça como o parassaurolofo, e por isso, acaba sendo uma espécie de dinossauro sem graça para o público em geral. Mas felizmente, fez algumas aparições na mídia. O hadrossauro apareceu nos livros de Jurassic Park, onde rebanho desses animais são perseguidos por um tiranossauro rex. Só apareceu no livro 1, e não no 2. 

Concept art da cena em que o hadrossauro apareceria em Jurassic Park,
feito por Phil Tippett

Era para o hadrossauro ter aparecido nos filmes de Jurassic Park, mas infelizmente foi cortado e substituído pelo galimimo, pelo simples fato de que esse dinossauro era mais leve que o hadrossauro. Quem sabe um dia, os produtores da franquia Jurassic Park inclua essa espécie.

Espero que tenha gostado de conhecer a primeira espécie de dinossauro com bico de pato a ser descoberto no mundo.

                                                                    Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário