Procurar

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Hadrossauro

Desconhecido

O hadrossauro foi um grande dinossauro herbívoro. Tinha um tamanho grande, era pesado e tinha um bico semelhante a um pato. Foi descrito pelo cientista Joseph Leidy em 1858. Viveu no fim do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Hadrosaurus foulkii.
Significado do nome: Lagarto robusto.
Tamanho: 8 m de comp., 3 m de alt. (quando estava sobre 4 patas) e 5 m de alt. (quando estava sobre 2 patas).
Peso: 6 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 80 a 75 milhões de anos atrás, no período cretáceo.  

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do hadrossauro, ilustrado
por Heinrich Harder

Esse dinossauro foi o primeiro de seu grupo a ser descoberto no mundo todo, pois foi o primeiro dinossauro bico de pato a ser descoberto. Então, ele é parente do maiassauro, parassaurolofo, coritossauro e muitos outros dinossauros semelhantes a ele. Porém, ironicamente são conhecidos poucos restos dessa espécie, mas o resto do animal, que não foi encontrado, foi baseado no seu parente kritossauro, que viveu junto com o hadrossauro. E o hadrossauro também mostrou aos cientistas que os dinossauros não eram parecidos com lagartos. como se achava antes. Então, essa espécie também é importante para a paleontologia.

Reconstrução do esqueleto do hadrossauro,
ilustrador desconhecido

O crânio do hadrossauro era grande, e meio semelhante ao crânio de um cavalo, só que mais grosso. E possuía um bico semelhante ao um pato, que era usado para arrancar plantas. E no fundo de sua boca, era cheia de vários dentes que moíam a vegetação. Eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentava de vegetação rasteira, e de vegetação um pouco alto, pois o hadrossauro conseguia ficar sobre as patas traseiras. Viviam em manadas grandes, para se protegerem de predadores como o albertossauro e o dromeossauro.

Christopher Dipiazza


Frank Lode

Assim como muitos dinossauros de sua linhagem, o hadrossauro não tinha muitas defesas contra um predador faminto. Suas principais defesas era chutar seus inimigos com suas patas, chicotear o oponente com sua cauda, correr velozmente sobre 2 patas ou cair na água e nadar até um lugar seguro. Assim como os gnus de hoje, o hadrossauro sempre migrava de um lugar a outro em manadas muito grandes. Como dito antes, o hadrossauro é conhecido por restos parciais, mas o resto do animal foi baseado no kritossauro, seu parente mais próximo.

Rebanho de hadrossauro,
ilustrador desconhecido


Christopher Dipiazza

                                                           DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do hadrossauro dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O hadrossauro não é um dinossauro lá muito famoso, pois ele não possuía uma crista chamativa na cabeça como o parassaurolofo, e por isso, acaba sendo uma espécie de dinossauro sem graça para o público em geral. Mas felizmente, fez algumas aparições na mídia. O hadrossauro apareceu nos livros de Jurassic Park, onde rebanho desses animais são perseguidos por um tiranossauro rex. Só apareceu no livro 1, e não no 2. 

Concept art da cena em que o hadrossauro apareceria em Jurassic Park,
feito por Phil Tippett

Era para o hadrossauro ter aparecido nos filmes de Jurassic Park, mas infelizmente foi cortado e substituído pelo galimimo, pelo simples fato de que esse dinossauro era mais leve que o hadrossauro. Quem sabe um dia, os produtores da franquia Jurassic Park inclua essa espécie.

Espero que tenha gostado de conhecer a primeira espécie de dinossauro com bico de pato a ser descoberto no mundo.

                                                                    Até a Próxima!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Dilofossauro

Sergey Krasovskiy

O dilofossauro foi um dos primeiros grandes dinossauros carnívoros a aparecer na Terra. Era um animal médio e bem espetacular, pois esses dinossauros tinham uma dupla de cristas na cabeça. Foi descrito em 1970 pelo cientista Samuel Paul Welles. Viveu no início do jurássico, na América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Dilophosaurus wertherilli.
Significado do nome: Lagarto com 2 cristas.
Tamanho: 6 m de comp. e 2 m de alt.
Peso: 200 quilos.
Comia: Carne.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 200 a 190 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do dilofossauro,
ilustrador desconhecido

O dilofossauro é um dos terópodes mais interessantes, pois possuía uma dupla de cristas na cabeça. Ainda é um mistério a utilidade dessas cristas. Uma das ideias propostas sobre a utilidade das cristas do dilofossauro é atrair parceiras, regular a temperatura do corpo e intimidar rivais.  Diferente dos outros terópodes, o dilofossauro tinha 4 dedos nas mãos, que tinha garras afiadas. Seus braços longos eram uteis para lutar contra outros animais. Quando o dilofossauro foi descoberto pela primeira vez, os cientistas achavam que era um novo espécime do megalossauro. Foi só no anos 70 é que descobriram que era uma espécie nova. 

Reconstrução do esqueleto do dilofossauro,
ilustrado por Scott Hartman

O crânio do dilofossauro era fraco, por isso, caçava animais pequenos ou comia carcaças de animais mortos, com a ajuda de seus dentes afiados. Eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Viviam e caçavam em bandos. Alguns cientistas acreditam que quando o dilofossauro crescia, as cristas sempre mudavam e ficavam maiores, assim como acontecem com as galinhas e galos. Ainda não se sabe se os dilofossauros caçavam animais grandes como prossaurópodes. Se sim, possivelmente usavam suas garras das mãos para desferir golpes fatais.

Desconhecido


Dilofossauros atacando escutelossauros,
ilustrado por Mark Hallet

Até algum tempo atrás, alguns achavam que o dilofossauro viveu também na China, pois foram descobertos fósseis semelhantes dele lá. Porém estudos recentes mostraram que os fósseis descobertos na China, pertenciam a uma espécie diferente do dilofossauro, que agora é conhecido como sinossauro. Esse dinossauro foi um dos primeiros grandes terópodes a surgir na Terra, e possivelmente era o predador alfa de seu ambiente. O dilofossauro é conhecido por fósseis completos, por isso, é muito bem compreendido pelos cientistas.

Dilofossauros atacando um anquissauro,
ilustrador desconhecido


Desconhecido

                                                         DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do dilofossauro dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O dilofossauro não é um dinossauro lá muito conhecido pelo público geral. Mas felizmente vez algumas aparições na mídia. O dilofossauro apareceu nos livros de Jurassic Park, onde ele mata, de forma violenta, um dos personagens humanos do livro.

Dilofossauro de Jurassic Park
Universal Pictures

Até mesmo nos filmes de Jurassic Park, o dilofossauro também apareceu. Tanto nos livros quanto no filmes, o dilofossauro tinha uma habilidade que o animal real não tinha, a habilidade de cuspir veneno. O dinossauro real provavelmente, não tinha essa habilidade. O dilofossauro de Jurassic Park, também tinha uma gola que abre e fecha, semelhante aos lagartos de gola australiano. Isso também não tinha no animal real. Essa característica só está presente dos dilofossauros do filmes não do livros.

Holograma de dilofossauro de Jurassic World
Universal Pictures

Espero que tenha gostado de conhecer esse terópode com cristas.

                                                                      Até a Próxima!!!

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Maiassauro

Cisiopurple

O maiassauro foi um primeiros dinossauros a mostrar que eles cuidavam dos filhotes. Essa espécie era grande, e possuía um instinto maternal grande. Também tinham uma pequena crista na cabeça. Foi descrito em 1979 pelos paleontólogos Jack Horner e Robert Makela. Viveu no fim do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Maiasaura peeblesorum.
Significado do nome: Lagarto boa mãe.
Tamanho: 10 m de comp., 3 m de alt. (quando ficava nas 4 patas) e 5 m de alt. (quando ficava nas 2 patas).
Peso: 6 toneladas
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: Entre 80 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do maiassauro,
ilustrador desconhecido

Esse dinossauro é uma das espécies mais importantes da paleontologia, pois foi o primeiro dinossauro a provar de que eles cuidavam de seus ovos e filhotes. Até porque, quando o maiassauro foi encontrado pela primeira vez, eles acharam vários esqueletos de adultos perto de ninhos com ovos, e até esqueletos de filhotes de maiassauro, no mesmo lugar, em Montana. A região de onde eles foram descobertos foi batizado de ´´Montanha dos Ovos´´, por causa da grande quantidade de ovos de dinossauros descobertos lá. Antes dessa descoberta, a maioria dos cientistas acreditavam que os dinossauros não cuidavam de seus ovos e filhotes, mas o maiassauro mudou tudo isso. 

Reconstrução do esqueleto do maiassauro adulto,
ilustrado por Scott Hartman

O nome desse dinossauro significa de ´´lagarto boa mãe´´, pois provavelmente esses dinossauros eram ótimos pais. Traziam comida até os filhotes, e ajudavam os mais jovens a crescer. Quando os filhotes cresciam seguiam os pais e o bando até serem adultos. E essa espécie era parente do parassaurolofo, pois ambos pertence a mesma família que são os hadrossauros. Então, o maiassauro também tinha um bico de pato, que era útil para arrancar plantas. No fundo de sua boca, havia centenas de dentes que moem a vegetação que eles comiam. Eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam de plantas rasteiras e vegetação um pouco altas, pois assim como os outros hadrossauros, também conseguia ficar sobre as patas traseiras. E como todo herbívoro grande, o maiassauro vivia em manadas grandes para proteção.

Bando de maiassauro tomando conta de seus ninhos,
ilustrado por Phil Wilson


Christopher Dipiazza 

O maiassauro não tinha muitas defesas contra um predador faminto, porém eles podiam chicotear e chutar o inimigo, ou correr velozmente sobre as patas traseiras. Também podia se jogar num lago, e nadar até um lugar seguro, pois assim como os outros hadrossauros, o maiassauro era um bom nadador. Essa espécie tinha também uma pequena crista na cabeça, que provavelmente era usado para atrair parceiras, e intimidar rivais da mesma espécie. Foi um dos dinossauros que mais viveu na Terra, junto com o parassaurolofo e alguns outros dinossauros. E por isso se encontrou com diversas espécies, desde o albertossauro, estiracossauro e escolossauro, até mesmo o tiranossauro res, triceratope e anquilossauro. Também chegou a viver na época em que esses dinossauros foram extintos. O maiassauro é um dos muitos dinossauros conhecidos por fósseis completos.

Manada de maiassauros na Montanha dos Ovos,
ilustrador desconhecido


T Peck

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do maiassauro dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O maiassauro é um dinossauro, consideravelmente, conhecido pelo público em geral. Aparece ocasionalmente, em filmes, livros e séries. O maiassauro é um dos muitos dinossauros que aparece nos livros de Jurassic Park. No primeiro livro, um maiassauro adulto e seus filhotes são vistos pelo Dr. Grant e as crianças Lex e Tim. No segundo livro, um rebanho de maiassauro são vistos entre outros dinossauros. Resumindo, apareceu em todos livros dessa franquia.

Maiassauro dos filmes de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o maiassauro é um dos muitos dinossauros de fundo que aparecem, ao longo dos filmes dessa animação. Não possuiu nenhum maiassauro em destaque nessa franquia animada.

Maiassauro de Dinossauro Rei
Sega

No anime Dinossauro Rei, o maiassauro foi um dos muitos dinossauros que apareceu. Em um episódio mostrou um maiassauro defendendo o ovo dela a qualquer custo, e isso mostra o quanto uma mãe dinossauro pode ser durona quando se trata de defender os seus filhotes.

Espero que tenha gostado de conhecer o lagarto boa mãe.

                                                                         Até a Próxima!!!

terça-feira, 22 de junho de 2021

Nanossauro

Jurassic Park Institute

O nanossauro foi um pequeno dinossauro herbívoro. Era pequeno, leve e muito ágil. Esse animal era um pouco menor que um ser humano, e possuía uma estrutura esbelta. Foi descrito em 1877 pelo paleontólogo Othniel Charles Marsh. Viveu no final do jurássico, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Nanosaurus agilis.
Significado do nome: Lagarto pequeno.
Tamanho: 2 m de comp. e 60 cm de alt.
Peso: 20 quilos.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 155 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-história

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga dos anos 80 do nanossauro, ilustrador
desconhecido

Inicialmente, o nanossauro era um gênero duvidoso de dinossauro, pois era conhecido por restos bem parciais. Porém, em um estudo de 2018 entre esse dinossauro e as outras espécies,  othnielia, othinielossauro, drinker e laossauro mostraram que eram o mesmo animal. E como o nome nanossauro foi criado primeiro, teve mais prevalência. E como essas ex espécies de dinossauro eram conhecidos por fósseis mais completos, o nanossauro deixou de ser um gênero duvidoso. Esse dinossauro era parente do driossauro, que conviveu com ele.

Reconstrução do esqueleto do nanossauro, ilustrado
por Scott Hartman

Assim como o driossauro, o nanossauro possuía um crânio parecido com a de papagaio. E assim como essa ave, esse dinossauro também tinha um bico, que era utilizado para arrancar plantas. No fundo de sua boca havia vários dentes, que trituravam a vegetação que eles comiam. Eram animais herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam de plantas rasteiras, e folhas caídas das árvores. Esses animais viviam em bandos para proteção.

Nanossauro comendo uma pinha, ilustrado
por Brasílio Matsumoto


Bando de nanossauros pastando, ilustrado pela
BBC

Por ser um animal pequeno, o nanossauro não tinha muitas defesas contra um predador, como um alossauro. A principal defesa contra um predador era correr velozmente, e o nanossauro atingia altas velocidades assim como um papa léguas. Também viviam entre dinossauros herbívoros grandes para se protegerem de predadores. Possuíam braços longos com mãos que tinham 5 dedos. Essas mãos eram uteis para pegar comida. O nanossauro é conhecido por fósseis, relativamente, completos. As partes não preservadas desses animais, foram baseadas em parentes mais completos.

Nanossauros sendo perseguidos por um alossauro,
ilustrado pela BBC


Desconhecido

                                                         DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do nanossauro ou (othnielia) dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O nanossauro está entre os dinossauros mais obscuros, pois poucas pessoas conhecem esse dinossauro pequeno. E por causa disso, ele não aparece muito em filmes e séries. Mas felizmente, ele fez sim uma aparição na mídia. Mais precisamente nos livros de Jurassic Park. O nanossauro é um dos muitos dinossauros que aparecem nesses livros, mas aparecem com outro nome, que é othnielia, e como esses dinossauros são a mesma espécie, então o nanossauro é a espécie que apareceu nos livros. Nos livros, os nanossauros tinham uma habilidade que o animal real não tinha, subir em árvores. Essa foi uma ideia proposta sobre os hábitos desse animal quando foi descoberto, mas hoje sabe que eles não viviam em árvores, pois seus dedos não eram adaptados para escalar árvores.  O nanossauro apareceu em todos os livros de Jurassic Park.

Espero que tenha gostado de conhecer o lagarto pequeno.

                                                                     Até a Próxima!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Driossauro

Raul Martin

O driossauro foi um esbelto dinossauro do período jurássico. Era mediano, leve e rápido. E era um animal dócil. Esses dinossauros foram um dos mais elegantes de todos. Foi descoberto em 1894 pelo paleontólogo Othniel Charles Marsh, o mesmo que descreveu diversos dinossauros mostrados aqui no blog. Viveu na América do Norte, no fim do jurássico.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Dryosaurus altus e D. Elderae.
Significado: Lagarto carvalho.
Tamanho: 4,5 m de comp. e 1,10 m de alt.
Peso: 300 quilos.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 155 a 145 milhões de anos atrás, período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                             CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do driossauro, ilustrador
desconhecido

Por muito tempo, acreditava-se que driossauro era um pequeno dinossauro, isso porque os primeiros fósseis encontrados dele, era de animais mais jovens. Porém descobertas mais recentes, mostraram que esse animal tinha um porte médio, meio parecido com o camptossauro, um outro dinossauro da mesma época e lugar que o driossauro. Mesmo mudando a concepção de tamanho, o driossauro continua sendo um animal veloz. Alguns cientistas chamam essa espécie de ´´a gazela do jurássico´´, o mesmo vale para os seus parentes como o hipsilofodonte, do cretáceo.

Reconstrução do esqueleto do driossauro, ilustrador
desconhecido

O driossauro tinha um pescoço, relativamente, longo, e possuía um crânio parecido com a dos papagaios. Até possuíam um bico, que era útil para arrancar plantas. Esse dinossauro era herbívoro, ou seja, comia plantas. Se alimentava de vegetação rasteira, plantas um pouco altas e folhas do topo das árvores, quando um saurópode se alimentava e deixava cair algumas folhas no chão. Para se alimentar, o driossauro mastigava a vegetação que comia, para acelerar a digestão.

Desconhecido


Balint Benke

Esse dinossauro não tinha muitas defesas contra predadores, por isso, viviam em bandos e entre espécies de dinossauros maiores, como saurópodes e estegossauros. O driossauro tinha braços longos, que tinha mãos com 5 dedos, que eram úteis na hora de alimentar. Foram descobertos vários fósseis do estágio de crescimento do driossauro, por isso é um dos poucos dinossauros que sabem sobre os diferentes estágios de crescimento. Para escapar dos predadores, o driossauro corria velozmente assim como as gazelas de hoje. O driossauro é um dos muitos dinossauros completos no registro fóssil.

Desconhecido


Desconhecido

                                                        DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do driossauro dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O driossauro não é um dinossauro lá muito famoso, como o t-rex. E por isso muitas pessoas não conhecem esse dinossauro. Porém, felizmente ele apareceu sim na mídia. O driossauro é um dos muitos dinossauros que aparecem nos livros de Jurassic Park. Nesses livros, eles também são chamados de hipsilofodontes, que é um parente do driossauro. Porém o próprio hipsilofodonte também aparece, e isso causa muita confusão nos fãs, pelo fato de não saberem qual é a diferença de um e outro. O driossauro aparece em todos os livros, enquanto o hipsilofodonte só apareceu no livro 2.

Driossauro de Em Busca do Vale Encantado 4
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o driossauro é um dos muitos dinossauros que aparecem. Só aparecerem de forma rápida no 4º filme dessa franquia animada de dinossauros.  

Espero que tenha gostado de conhecer a gazela do jurássico.

                                                                    Até a Próxima!!!