Procurar

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Geosternbergia

K. Terakoshi

O geosternbergia foi um majestoso pterossauro. Tinha um tamanho grande, mas era leve, e possuía grandes asas. Foi descrito, inicialmente, em 1966, como sendo uma espécie de pteranodonte, pelo cientista Harksen, mas em 1978 foi renomeado para geosternbergia, pelo paleontólogo Miller. Mas foi só a partir de 2010, que o gênero voltou a ser usado. Viveu no final do cretáceo, na América do Norte.

Ficha do Pterossauro
Nome científico: Geosternbergia sternbergi e G. maiseyi.
Significado do nome: Animal de George F. Sternberg.
Tamanho: 9 m de enverg. (da ponta de uma asa a outra) e 2 m de alt.
Peso: 60 quilos.
Comia: Peixes e pequenos animais.
Onde viveu: Nos Estados Unidos.
Quando viveu: De 90 a 80 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO
Reconstrução antiga do geosternbergia,
ilustrado por Joe Tucciarone

Como falei no parágrafo acima, por muito tempo o geosternbergia era considerado uma espécie de pteranodonte, mas desde de 1978, que foi quando o nome geosternbergia foi criado, já tinha uma suspeita de que ele era bem diferente do pteranodonte que conhecemos bem, mas depois isso foi esquecido. Foi só em 2010, que finalmente, o geosternbergia foi classificado como um gênero próprio, e comprovaram que de fato, ele era diferente do pteranodonte. E esse animal tinha uma característica muito grande, que é bem fácil de distinguir do pteranodonte, que é a crista. A crista do geosternbergia apontava para cima, e se projetava para frente. E possivelmente, essa crista tinha cores bem chamativas. Abaixo está uma imagem mostrando as diferenças entre o geosternbergia e o pteranodonte.

Mundo Incrível da Pré-História


Reconstrução do esqueleto do geosternbergia,
ilustrador desconhecido

A crista do geosternbergia era desse jeito nos machos, enquanto que as fêmeas tinham cristas bem pequenas. Essa crista, era usada para atrair parceiras, intimidar rivais e talvez, regular a temperatura do corpo. Seu bico longo, curvava um pouco para cima, e era desdentado. Mas, era perfeito para pegar presas escorregadias, como peixes e lulas. Eram carnívoros, ou seja, comia carne e peixes. Se alimentava de peixes, moluscos, pequenos animais e carcaças de animais mortos. Eles viviam em bandos grandes, perto da costa, que era um de seus habitats.

Heraldo Mussolini


Ritual de acasalamento dos geosternbergias,
ilustrador desconhecido

Para pescar peixes e moluscos, o geosternbergia podia varrer a água com seu longo bico, e quando sentia algo no bico, ele fechava rapidamente, assim como muitas armadilhas de hoje em dia. Mas também podia mergulhar na água, e abocanhar peixes e moluscos dentro d'água. Mas esses métodos de caça, podia colocar esse animal em perigo, pois ele podia ser predado por répteis marinhos, que nadavam nos oceanos do cretáceo. Esse animal é conhecido por fósseis, relativamente, completos. As partes não encontradas desse pterossauro foram baseados no pteranodonte.

Casal de geosternbergia,
ilustrado por Júlio Lacerda


Ryukurei

                                                           PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Concept art do geosternbergia para O Mundo Perdido: Jurassic Park,
feito por Crash McCreery 

O geosternbergia é um pterossauro, consideravelmente, famoso. Mas, ainda tem gente que pensa que ele é uma espécie de pteranodonte, e isso por que, elas não sabem que ele foi reclassificado para geosternbergia. Mas vamos torcer que isso mude algum dia. Ele aparece, de vez em quando, em filmes, livros e séries. Ele deveria ter aparecido na franquia Jurassic Park, mais precisamente no segundo filme. Mas ele seria referido como pteranodonte. Mas a produção do filme, o trocou pela espécie verdadeira de pteranodonte. O seu padrão de cor foi reutilizado no filme no pteranodonte verdadeiro.

Disney

No filme Dinossauro da Disney, o geosternbergia deu as caras. Ele é o pterossauro que pega o ovo do Aladar e leva para ilha dos lêmures. Além desse animal, aparece um par de filhotes dessa espécie, e mais outros adultos desse animal sobrevoando uma cachoeira. Nos produtos promocionais do filme, ele é referido pelo seu antigo nome pteranodonte.

Geosternbergia de A Lenda de Tarzan
Disney

Na série A Lenda de Tarzan da Disney, teve um episódio em que Tarzan, Jane, Arquimedes e Filander vão para um mundo subterrâneo de dinossauros, conhecido por Pellucidar ou Translucidar. E lá eles encontraram vários geosternbergias voando por lá, além de terem encontrado vários dinossauros. 

Geosternbergias e Pteranodontes de Dinossauro Rei
Sega

No anime Dinossauro Rei, o geosternbergia apareceu em vários episódios, junto com o pteranodonte verdadeiro. No anime, ele também é referido como pteranodonte. Assim como os ornitópodes da série, que são dinossauros herbívoros, eles são do elemento das plantas.

Concepts arts do geosternbergia para O Bom Dinossauro
Disney/Pixar

No filme O Bom Dinossauro da Disney e Pixar, era para o geosternbergia ter aparecido no longa. Ele seria membro do bando do Tempestade, que é um nictossauro. Mas por alguma razão, a produção desse filme acabou cortando esse animal e personagem do filme. Existem concept arts desse animal e personagem para o filme. 

Espero que tenha gostado de conhecer esse majestoso pterossauro.

                                                                       Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário