Procurar

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Anhanguera

Raúl Martin

O anhanguera foi um estranho pterossauro. Tinha um porte médio, era leve, e possuía uma cabeça estranha. Foi descrito pelos paleontólogos brasileiros Diógenes Campos e Alexandre Kellner, em 1985. Viveu no nordeste do Brasil, no início do cretáceo.

Ficha do Pterossauro 
Nome científico: Anhanguera blittersdorffi e A. Piscator.
Significado do nome: Velho Diabo.
Tamanho: 5 m de enverg. (da ponta de uma asa a outra) e 2 m de alt.
Peso: 15 quilos.
Comia: Peixes e Carne.
Onde viveu: Ceará, Brasil.
Quando viveu: De 120 a 110 milhões de anos atrás, no período cretáceo. 

Mundo Incrível da Pré-História

                                             CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO
Reconstrução antiga do anhanguera,
ilustrado por John Sibbicik

Esse pterossauro incrível é um dos animais pré-históricos brasileiros mais legais. Sua cabeça tinha um bico longo, que tinha vários dentes afiados, que eram perfeitos para apanhar peixes e pequenos animais. Na ponta do bico, havia uma estranha crista, que era grande nos machos e menor nas fêmeas. Essa crista era usada para atrair parceiras, intimidar rivais e até mesmo manter o bico reto quando o animal voava.

Reconstrução do esqueleto do anhanguera, 
ilustrador desconhecido

Na época em que esse pterossauro viveu, o nordeste brasileiro era recoberto, pelo menos em parte, pelo oceano atlântico, e havia muitos peixes nadando na aquelas águas, e haviam muitas espécies de pterossauros convivendo com ele. E na terra, havia muitos tipos de dinossauros tentando sobreviver na aquela região. O anhanguera era carnívoro, ou seja, comia carne. Se alimentava de peixes, pequenos animais  e carcaças de animais mortos. Eles viviam em bandos grandes na zona costeira, assim como muitas aves marinhas de hoje em dia.

Desconhecido


Júlio Lacerda

Existiu 2 espécies de anhanguera, e todas viveram juntas no cretáceo. E esse pterossauro possui muitos sinônimos, que são outros nomes dados a ele que não são válidos: santanadáctilo, ornitoqueiro, araripessauro e até mesmo pterodáctilo. Quando esse animal voava, ele batia as asas só de vez em quando, pois ele planava mais, como todos os pterossauros. Provavelmente, fazia ninhos em penhascos e cuidava dos filhotes. Essa espécie é conhecida por fósseis completos, então os cientistas sabem bem de sua anatomia.
   
Pedro Vinicius

Desconhecido

                                                          PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Anhanguera de Dinossauro Rei
Sega

O anhanguera é um dos pterossauros brasileiros mais famosos entre os entusiastas da vida pré-histórica. Aparece, de vez em quando, em filmes, séries e livros. O anhanguera apareceu em alguns episódios do anime Dinossauro Rei. Ele era do elemento das plantas. Porém, a aparência dele lembra mais um ornitoqueiro do que o anhanguera de verdade.

Ilustração de anhanguera do livro Dino Hazard: Realidade Oculta,
feita por Felipe Alves Elias

O anhanguera também apareceu no livro Dino Hazard: Realidade Oculta, um livro de ficção cientifica com dinossauros a animais pré-históricos brasileiros. Aparece vários deles tentando comer os protagonistas humanos do livro.

Espero que tenha gostado de conhecer um dos pterossauros brasileiros mais famosos.

                                                                    Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário