Procurar

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Cearadáctilo

Oliver Demuth

O cearadáctilo foi um dos muitos pterossauros que viveram na América do Sul. Tinha um porte médio, era leve, por causa dos ossos ocos, e possuía uma cabeça bem estranha e ameaçadora. Foi descrito pelos paleontólogos Giuseppe Leonardi e Guido Borgomanero, no ano de 1985. Viveu no inicio do cretáceo, onde hoje é o Brasil, sim esse animal é brasileiro.

Ficha do Pterossauro
Nome científico: Cearadactylus atrox.
Significado do nome: dedo do Ceará.
Tamanho: 5,5 m de enverg. (da ponta de uma asa a outra) e 2 m de alt.
Peso: 40 quilos.
Comia: Peixes e carne.
Onde viveu: Ceará, Brasil.
Quando viveu: De 115 a 110 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO
Reconstrução antiga do cearadáctilo,
ilustrador desconhecido

Esse animal incrível, pertence a fauna pré-histórica brasileira, e este é o primeiro animal pré-histórico brasileiro do blog. O cearadáctilo lembrava uma versão grande do pterodáctilo do jurássico, porém essa espécie não tem crista na cabeça. O seu crânio era longo, e tinha vários dentes afiados, que eram bem úteis para apanhar peixes e pequenos animais. Na época em que o cearadáctilo viveu, havia muitas espécies de pterossauros, que sobrevoavam a região nordeste do Brasil, que tinha muitas enchentes e planícies fluviais. Mas também havia dinossauros rondando essa área, então o cearadáctilo tinha que ter cuidado com os predadores, como o dinossauro irritator.

Reconstrução dos únicos fósseis de cearadáctilo,
ilustrador desconhecido

Assim com todos os pterossauros, o cearadáctilo quando ficava pousado, ele ficava sobre as 4 patas. E quando voava, só batia as asas de vez em quando, e ficava mais planando do que voando. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam de peixes, pequenos dinossauros, pequenos animais marinhos e até mesmo carcaças de animais mortos. Assim como os pelicanos de hoje, os cearadáctilos provavelmente viviam em bandos grandes no zona costeira, que era um de seus habitats.

Brasílio Matsumoto


Desconhecido

Em 1993, mesmo ano do lançamento do filme Jurassic Park, foi descrito uma possível nova espécie de cearadáctilo, o Cearadactylus ligabuei, por meio de novos fósseis encontrados no Ceará. Porém ainda não se tem certeza se é uma nova espécie de cearadáctilo ou se não é. O cearadáctilo tem esse nome, por que ele foi descoberto no estado do Ceará, no nordeste do Brasil. E esse animal só é conhecido por meio de único crânio fóssil. O resto do animal foi baseado em parentes mais completos. A possível segunda espécie de cearadáctilo também é conhecida pelo crânio.

Wikipédia


Sergey Krasovskiy

                                                          PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do cearadáctilo do livro Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

Uma coisa que quero já deixar claro é que os animais pré-históricos brasileiros, a maioria mais precisamente, são bem desconhecidos do público em geral. Mas o cearadáctilo, felizmente está no clube dos animais pré-históricos brasileiros mais conhecidos. Aparece de vez em quando em filmes, séries e livros. O cearadáctilo apareceu no livro Jurassic Park de 1990, e na parte em que ele aparece, tem um bando deles querendo comer o Alan Grant e as crianças que está com ele. Só está presente no livro 1. Em algumas partes do livro, ele é referido, de forma genérica, pterossauro ou pterodáctilo.

Sierra, o cearadáctilo da franquia Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

No sétimo filme de Em Busca do Vale Encantado, apareceu um cearadáctilo malvado chamado de Sierra, que era um comparsa do tio do Petrúcio, Pterano, que ambos são pteranodontes. Ele foi o único de sua espécie a aparecer nessa franquia animada de dinossauros. 

Espero que tenha gostado de conhecer o pterossauro do Ceará.

                                                                        Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário