Procurar

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Quetzalcoatlo

Raul Martin

O quetzalcoatlo foi o maior pterossauro que já viveu no mundo. Também é a maior criatura vertebrada alada de todos os tempos. Apesar de seu imenso tamanho, ele tinha um peso leve, e se parecia um pouco com uma girafa. Foi descrito por Douglas A. Lawson, no ano de 1975. Viveu no final do cretáceo, na América do Norte.

Ficha do Pterossauro
Nome científico: Quetzalcoatlus Northropi.
Significado do nome: Serpente emplumada.
Tamanho: 12 m de enverg. (da ponta de uma asa a outra) e 5 m de alt.
Peso: 100 quilos.
Comia: Peixes e carne.
Onde viveu: Nos Estados Unidos.
Quando viveu: De 70 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo. 

Mundo Incrível da Pré-História

                                            CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO
Reconstrução antiga do quetzalcoatlo,
ilustrador desconhecido

Esse animal possui esse nome, pois é uma homenagem ao deus asteca, Quetzalcoatl, que significa serpente emplumada, mas esse pterossauro não tina penas, e nem era uma cobra. Dentre todos os pterossauros, o quetzalcoatlo certamente é um dos mais estranhos. Pois ele tinha um pescoço longo, assim como uma girafa, e tinha uma cabeça longa com grande bico desdentado. Mas, ele não era o único pterossauro a ter essas características, pois ele fazia parte de uma família de pterossauros chamados azdarquídeos, que são animais grandes e com pescoço longo. No topo de sua cabeça, havia uma pequena crista, que provavelmente era usada para atrair parceiras e intimidar rivais.

Reconstrução do esqueleto do quetzalcoatlo,
ilustrado por Witton

Eles eram carnívoros, ou seja, comiam outros animais. Se alimentavam de peixes, carcaças de animais grandes mortos, pequenos animais e filhotes de dinossauros. Para poderem comer, eles utilizavam seu bico longo, que era muito bem projetado para pegar comida. Esses animais podiam voar, mas também podiam ficar longos períodos pousados sobre 4 patas, se parecendo com uma girafa normal, só que com asas. Eles viviam em bandos, e podiam fazer ninhos em penhascos ou até mesmo no chão. 

Desconhecido


Fern Prairie

Possivelmente seu longo pescoço, ajuda alcançar a sua comida, ver algum predador se aproximando, como um t-rex por exemplo, e tentar localizar alguma potencial presa. O quetzalcoatlo, além de ter sido o maior vertebrado voador, também foi um dos últimos pterossauros que viveu na Terra. Então, ele estava por aqui quando os dinossauros e pterossauros foram extintos há 65 milhões de anos atrás. O quetzalcoatlo é conhecido por fósseis incompletos. O resto do animal, que ainda não foi encontrado, foi baseado em parentes mais completos.

Desconhecido

Desconhecido

                                                         PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Quetzalcoatlo de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

O quetzalcoatlo é um dos pterossauros mais famosos, junto com o pteranodonte e o pterodáctilo. Essa fama vem do fato dele ser bem grande. Apareceu em muitos filmes, séries e livros. Nos filmes de Em Busca do vale Encantado, o quetzalcoatlo apareceu alguns momentos. No sétimo filme dessa franquia, apareceu um quetzalcoatlo que é amigo da mãe do Petrúcio, que é um pteranodonte.

Quetzalcoatlo Vorax para Dinossauro da Disney,
ilustração feita por Ricardo Delgado

No filme Dinossauro da Disney, era para ter aparecido um quetzalcoatlo no filme chamado Vorax. E ele teria a aparência do animal real, só que misturado com a aparência de um tucano. Talvez, esse foi o motivo para os produtores terem cortado ele no filme, pois eles queriam animais pré-históricos que se parecem com os que ciência os mostra, não animais pré-históricos com aparências implausíveis.

Quetzalcoatlos de A Era do Gelo
Blue Sky Studios

Em A Era do Gelo 3, apareceu um grande bando de quetzalcoatlos que tentam comer Buck, Crash, Eddie e o pteranodonte que eles estão usando como montaria. Eles possuem algumas diferenças com o animal real, uma delas é que o pescoço deles é mais curto do o animal real tinha, que era longo, e eles possuíam dentes no bico, outra característica não contingente com o animal verdadeiro. Em alguns lugares na internet, eles são rotulados como cearadáctilos, que são pterossauros brasileiros, mas os produtores do filme confirmaram que eles são quetzalcoatlos mesmo.

Quetzalcoatlo de Dino Trem
Discovery Kids

Na série animada Dino Trem, que passava no Discovery Kids, o quetzalcoatlo apareceu em muitos episódios, sempre exibindo seu enorme tamanho.

Quetzalcoatlo de Dino Dan
Discovery Kids

Na série Dino Dan, que também passava no Discovery Kids, o quetzalcoatlo também deu as cras. Apareceu em vários episódios dessa série incrível, porém voltada para crianças.

Quetzalcoatlos de Caminhando com Dinossauros: O Filme
BBC

No filme Caminhando com Dinossauros, feita pela BBC e lançado em 2014, apareceu vários quetzalcoatlos, que no filme eles são identificados, de forma simplificada, pterossauros. Em alguns produtos promocionais do filme, eles são rotulados com azdarquídeos, também de forma genérica.

Quetzalcoatlo de Primal
Genndy Tartakovskys

Na série animada para adultos Primal, de Genndy Tartakovskys, o quetzalcoatlo apareceu já no primeiro episódio, onde ele tenta pegar o homem das cavernas Spear, mas se assusta com um rugido de dinossauro vindo da selva. Porém, ele tem algumas diferenças com o animal verdadeiro. Ele tinha a crista de pteranodonte junto com sua crista verdadeira, e tinha dentes no bico. E muitos acreditam de que talvez ele seja um pterossauro fictício, porém em boa parte da internet ele é rotulado como quetzalcoatlo, até por que ele lembra esse animal. Porém a sua aparição na série, até o momento foi muito rápido. É possível que ele retorne na segunda temporada que sai esse ano.

Quetzalcoatlo de Jurassic World
Universal Pictures

No próximo filme da saga Jurassic World, Jurassic World: Dominion o quetzalcoatlo irá dar as caras. Algumas cenas desse animal nesse filme, foram apresentados no teaser de 5 minutos do longa na estreia de Velozes e Furiosos 9. 

Espero que tenha gostado de conhecer o maior animal voador que já viveu no planeta Terra.

                                                                      Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário