Cisiopurple |
O espinossauro foi o maior dinossauro carnívoro que já existiu. Era ainda maior que o famoso tiranossauro rex, e até mesmo maior que o giganotossauro. E era um dos predadores mais intimidadores que já passaram da face da Terra. Foi descrito pelo paleontólogo Ernst Stromer, em 1915. Viveu no norte da África, no começo e meio do cretáceo.
Ficha do Dinossauro
Nome científico: Spinosaurus Aegyptiacus e S. Maroccanus.
Significado do nome: Lagarto espinho.
Tamanho: 18 m de comp. e 7 m de alt. (junto com a vela nas costas).
Peso: 11 toneladas.
Comia: Peixes e carne.
Onde viveu: Egito e Marrocos, norte da África.
Quando viveu: De 110 a 95 milhões de anos atrás, no período cretáceo.
Mundo Incrível da Pré-História |
CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Primeira reconstrução do espinossauro, ilustrador desconhecido |
Esse dinossauro tinha várias características, que o tornava único. Como por exemplo, ele tinha uma grande vela nas costas, em forma retangular, que era a projeção da coluna vertebral. Até o momento, não se sabe qual a função dessa vela. As principais razões são regular a temperatura do corpo, atrair parceiras e intimidar rivais, e outros animais menores. O espinossauro também tinha um crânio longo cheio de dentes retos e cônicos, que eram perfeitos para abocanhar peixes grandes e pequenos. E sua cabeça lembrava a de um crocodilo. No topo da cabeça, havia uma pequena crista, que provavelmente tinha quase todas as mesmas funções da vela.
Reconstrução do esqueleto do espinossauro, ilustrado por Scott Hartman |
Até algum tempo atrás, achava que o espinossauro era bípede, como todos os terópodes, e achavam que a forma da vela era de meia lua, e não retangular. Porém descobertas mais recentes, mostraram que ele era mais quadrúpede, mas podia eventualmente ficar nas 2 patas, mas não por muito tempo. E que a vela nas costas, era na verdade, em forma retangular. Junto com isso, descobriu que o espinossauro era semiaquático, ou seja, passava grande parte da vida na água, assim como crocodilos e hipopótamos de hoje em dia. Antes, achava-se que o espinossauro ficasse na beira da água parado, esperando algum peixe vir e pegar ele, mas agora, é mais provável, que ele perseguisse os peixes da região. A aparência do espinossauro mudou bastante na ciência, e isso também ocorreu com o iguanodonte e o megalossauro.
Evolução da aparência do espinossauro na ciência, ilustrador desconhecido |
Espinossauro pescando peixes, ilustrador desconhecido |
Outra descoberta recente sobre o espinossauro, que ocorreu no ano passado, mostrou que a cauda do espinossauro, era bem adaptada a vida semiaquática, pois ela lembrava a cauda de uma salamandra. Que era perfeita para dar impulso na hora em que o animal nadava. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam mais de peixes, do que de carne. Eles também podiam predar pterossauros, alguns outros dinossauros e até mesmos crocodilos. Muito provavelmente, o espinossauro era mais solitário, do que outros terópodes, mas podia ter aglomerações desses animais em grandes reservas de água com vários peixes. Esse dinossauro é conhecido por fósseis não tão completos, mas o resto do animal, que ainda não foi encontrado, foram baseados em parentes mais completos.
Espinossauro indo comer um celacanto, um peixe pré-histórico, ilustrador desconhecido |
DINOSSAUROS NA MÍDIA
Espinossauro da franquia Jurassic Park Universal Pictures |
O espinossauro é um dos dinossauros mais famosos do mundo, por causa da fama de ser ainda maior que o t-rex, e de ter uma aparência bem peculiar. Aparece, de vez em quando, em filmes, séries e livros. Porém, todas as representações do espinossauro na mídia retrata ele na postura bípede, sem a cauda de salamandra e com a vela de meia lua. Mas não podemos culpar os caras que fizeram eles, pois todas essas mídias saíram nos anos 2000, época em que essas características eram válidas para o espinossauro. O espinossauro foi o vilão de Jurassic Park 3, onde ele causou muitos estragos, mortes e lutando até mesmo com o tiranossauro rex. Até o momento, o espinossauro não retornou na franquia Jurassic Park e Jurassic World. Existe um rumor, que diz que ele vai voltar na 4 temporada de Acampamento Jurássico e em Jurassic World Dominion, mas não foi confirmado.
Espinossauro da franquia Em Busca do Vale Encantado Universal Pictures |
No filme Em Busca do Vale Encantado 12, apareceu um espinossauro roxo, que tentou comer Littlefoot e seus amigos, mas acabou ficando preso nas pedras. Na série de Tv do Em Busca do Vale Encantado, apareceu uma dupla de espinossauro de forma mais rápida.
Espinossauro de Dinossauro Rei Sega |
No anime Dinossauro Rei apareceu um espinossauro chamado Espinhudo, e ele era do elemento água. É também um dos personagens principais dessa série animada. Foi o único de sua espécie a aparecer no anime.
Espinossauro de Primeval ou Invasores Primitivos ITV |
Na série Primeval ou Invasores Primitivos apareceu um grande espinossauro, que em um episódio, atacou uma cidade grande. A aparência do espinossauro dessa série, é bem estranha, e bem longe da aparência do animal real. Ele também apareceu em alguns outros episódios de Primeval.
Espinossauro de Dino Trem Discovery Kids |
Na série animada Dino Trem, que passava no Discovery Kids, apareceu em um episódio um velho espinossauro, que vive tentando capturar um peixe que ele quer tanto pegar.
Espinossauro de Dino Dan Discovery Kids |
Na série Dino Dan, que também passava no Discovery Kids, o espinossauro também deu as caras. Ele apareceu em vários episódios, um deles mostrou um espinossauro lutando com um diplódoco, um saurópode do período jurássico.
O empirossauro de Terra Nova foi baseado no espinossauro Fox |
Na série Terra Nova da Fox, apareceu um dinossauro que foi inspirado no espinossauro, e ele se chama empirossauro, que é um dos muitos dinossauros fictícios da série. Como esse animal é fictício, não tem problema ele ter uma aparência parecida com a do espinossauro dos anos 2000.
Espero que tenha gostado de conhecer um dos maiores predadores terrestres que já viveram na Terra
Até a Próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário