Procurar

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Pteranodonte

Júlio Lacerda

O pteranodonte é um dos pterossauros mais famosos do mundo. Também, está entre os maiores animais voadores que já existiram. Mas tinha um peso leve, em comparação ao tamanho, e tinha uma estrutura corporal bela. Foi descrito por Othniel Charles Marsh, no ano de 1876. Viveu no final do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Pteranodon longiceps.
Significado do nome: Asa sem dente.
Tamanho: 8 m de enverg. (da ponta de uma asa a outra) e 2 m de alt.
Peso: 50 quilos.
Comia: Peixes e pequenos animais.
Onde viveu: Nos Estados Unidos.
Quando viveu: De 85 a 65 milhões de anos atrás.

Mundo Incrível da Pré-História

                                             CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO
Reconstrução antiga do pteranodonte,
ilustrador desconhecido

Esse animal era, sem dúvida, o rei das alturas. Ele tinha uma grande crista na cabeça, que estendia para atrás. Possivelmente, essa crista tinha cores bem chamativas. Acredita-se que ela era usada para atrair fêmeas, que tinha cristas menores, algum que foi comprovado no registro fóssil, intimidar rivais, e talvez regular a temperatura do corpo. Diferente, do que é mostrado em alguns filmes, o pteranodonte planava mais do que batia suas asas. Ele só fazia isso, de vez em quando, para ganhar impulso. Até algum tempo atrás, havia uma segunda espécie de pteranodonte, chamado pteranodon sternbergi. Porém, hoje em dia, essa espécie é classificado em um gênero próprio, chamado geosternbergia. Futuramente, irei falar sobre esse animal aqui no blog.

Reconstrução do esqueleto do pteranodonte,
ilustrado por Scott Hartman

Ele também tinha uma cabeça longa, com um bico desdentado. Que é daí, a origem de seu nome. Apesar de seu bico ser desdentado, era perfeito para pegar peixes e pequenos animais. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam de peixes, moluscos, pequenos animais e carcaças de animais grandes mortos. Viviam em bandos grandes, assim como as gaivotas de hoje. Quando ficavam pousados no chão, eles ficam sobre 4 patas, e não em 2, como muitos filmes mostram. Esse modo de pouso, é válido para todos os pterossauros. Por muito tempo, o pteranodonte foi considerado o maior animal voador de todos os tempos, mas tudo mudou com a descoberta do quetzalcoatlo, que era ainda maior. Mas o pteranodonte, ainda está entre os maiores voadores.

Pteranodontes brigando por uma lula,
ilustrado por Christopher Dipiazza

Pteranodonte comendo uma lula, na companhia de 2 ichtiornis,
ilustrador desconhecido

Para capturar suas presas na água, o pteranodonte varria a água com seu bico, e assim que sentia algo na boca, ele fechava rapidamente, como uma armadilha. Porém, um novo estudo mostrou que o pteranodonte, tinha um outro jeito de caçar. Que é mergulhando na água para pegar suas presas. Algumas aves marinhas de hoje em dia, também fazem esse tipo de coisa. Possivelmente, os outros pterossauros também podia caçar suas presas desse jeito. Porém esse modo de caça, colocava os pterossauros em perigo, pois eles podiam ser devorados por répteis marinhos, que eram um de seus predadores. O pteranodonte é conhecido por fósseis, relativamente, completos. As partes não preservadas desse animal, foram baseadas em parentes próximos.

Pteranodonte fêmea pescando peixe e sendo seguida por 2 hesperornis,
ilustrado por Júlio Lacerda


Desconhecido

                                                         PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Disney

O pteranodonte é, certamente, um dos pterossauros mais famosos do mundo, junto com o pterodáctilo. Aparece em muitos filmes, livros e séries. No filme Fantasia da Disney, no segmento Ritual da Primavera, apareceu vários pteranodontes sobrevoando um mar e caçando peixes e moluscos. Um deles é devorado por um mosassauro.

Petrúcio, o pteranodonte de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o pteranodonte também apareceu. Tanto que é a espécie do personagem Petrúcio, um dos personagens principais da animação. Além dele, aparece muitos outros pteranodontes nessa franquia animada. 

Pteranodonte da saga Jurassic World
Universal Pictures

Pteranodonte de O Mundo Perdido: Jurassic Park
Universal Pictures

Na franquia Jurassic Park e Jurassic World, o pteranodonte não ficou de fora. Ele apareceu em quase toda franquia, menos no primeiro Jurassic Park. E como visto nessa franquia, eles sempre causam estragos a onde quer que vão.

Pteranodonte da primeira série de Primeval ou Invasores Primitivos
ITV

Nas 2 séries de Primeval ou Invasores Primitivos, o pteranodonte também deu as caras. Na primeira série de Invasores Primitivos, mostrou um pteranodonte sobrevoando uma cidade de forma tranquila, e em outros episódios dessa série, só vez aparições breves. Já na segunda série de Invasores Primitivos, com o subtítulo Novo Mundo, apareceu um pteranodonte que matou algumas pessoas, mas foi morto, posteriormente, por um utahraptor.

Pteranodonte de A Era do Gelo
Blue Sky Studios

Na saga A Era do Gelo, da Blue Sky Studios, o pteranodonte também apareceu. Ele fez sua estreia na franquia, no terceiro filme, onde apareceu vários deles. Um deles foi usado como montaria por Buck, Crash e Eddie. Um bando deles apareceu brevemente no quinto filme da franquia. Porém os pteranodontes de A Era do Gelo tinham algumas diferenças com animal real, como por exemplo a cauda longa e dentes no bico, que o animal real não tinha. Mas, isso é só uma animação não um documentário. Em alguns lugares na internet, eles são rotulados com um outro nome de pterossauro o harpactognato, um pterossauro do jurássico. Mas os produtores do filmes, confirmaram que eles são pteranodontes mesmo.

Imagem promocional de Terra Nova mostrando o pteranodonte
Fox

Em imagens promocionais da série Terra Nova, da Fox, mostra vários pteranodontes sobrevoando os cenários, mas nenhum dos episódios dessa série mostrou esse animal. Como já falei antes, essa série foi cancelada. Talvez esse animal estava programado para aparecer na segunda temporada dessa série, se não tivesse sido cancelada.

Pteranodonte de Primal
Genndy Tartakovskys

Na série animada para adultos, Primal, de Genndy Tartakovskys, em um episódio mostrou um pteranodonte sendo usado como montaria por uma bruxa neandertal, porém no final de esse episódio ele é morto por uma outra bruxa. No último episódio de Primal, apareceu uma dupla de pteranodontes sobrevoando o céu. É possível que o pteranodonte retorne na segunda temporada.

Espero que tenha gostado de conhecer um dos pterossauros mais famosos do mundo.

                                                                    Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário