Procurar

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Quetzalcoatlo

Raul Martin

O quetzalcoatlo foi o maior pterossauro que já viveu no mundo. Também é a maior criatura vertebrada alada de todos os tempos. Apesar de seu imenso tamanho, ele tinha um peso leve, e se parecia um pouco com uma girafa. Foi descrito por Douglas A. Lawson, no ano de 1975. Viveu no final do cretáceo, na América do Norte.

Ficha do Pterossauro
Nome científico: Quetzalcoatlus Northropi.
Significado do nome: Serpente emplumada.
Tamanho: 12 m de enverg. (da ponta de uma asa a outra) e 5 m de alt.
Peso: 100 quilos.
Comia: Peixes e carne.
Onde viveu: Nos Estados Unidos.
Quando viveu: De 70 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo. 

Mundo Incrível da Pré-História

                                            CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO
Reconstrução antiga do quetzalcoatlo,
ilustrador desconhecido

Esse animal possui esse nome, pois é uma homenagem ao deus asteca, Quetzalcoatl, que significa serpente emplumada, mas esse pterossauro não tina penas, e nem era uma cobra. Dentre todos os pterossauros, o quetzalcoatlo certamente é um dos mais estranhos. Pois ele tinha um pescoço longo, assim como uma girafa, e tinha uma cabeça longa com grande bico desdentado. Mas, ele não era o único pterossauro a ter essas características, pois ele fazia parte de uma família de pterossauros chamados azdarquídeos, que são animais grandes e com pescoço longo. No topo de sua cabeça, havia uma pequena crista, que provavelmente era usada para atrair parceiras e intimidar rivais.

Reconstrução do esqueleto do quetzalcoatlo,
ilustrado por Witton

Eles eram carnívoros, ou seja, comiam outros animais. Se alimentavam de peixes, carcaças de animais grandes mortos, pequenos animais e filhotes de dinossauros. Para poderem comer, eles utilizavam seu bico longo, que era muito bem projetado para pegar comida. Esses animais podiam voar, mas também podiam ficar longos períodos pousados sobre 4 patas, se parecendo com uma girafa normal, só que com asas. Eles viviam em bandos, e podiam fazer ninhos em penhascos ou até mesmo no chão. 

Desconhecido


Fern Prairie

Possivelmente seu longo pescoço, ajuda alcançar a sua comida, ver algum predador se aproximando, como um t-rex por exemplo, e tentar localizar alguma potencial presa. O quetzalcoatlo, além de ter sido o maior vertebrado voador, também foi um dos últimos pterossauros que viveu na Terra. Então, ele estava por aqui quando os dinossauros e pterossauros foram extintos há 65 milhões de anos atrás. O quetzalcoatlo é conhecido por fósseis incompletos. O resto do animal, que ainda não foi encontrado, foi baseado em parentes mais completos.

Desconhecido

Desconhecido

                                                         PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Quetzalcoatlo de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

O quetzalcoatlo é um dos pterossauros mais famosos, junto com o pteranodonte e o pterodáctilo. Essa fama vem do fato dele ser bem grande. Apareceu em muitos filmes, séries e livros. Nos filmes de Em Busca do vale Encantado, o quetzalcoatlo apareceu alguns momentos. No sétimo filme dessa franquia, apareceu um quetzalcoatlo que é amigo da mãe do Petrúcio, que é um pteranodonte.

Quetzalcoatlo Vorax para Dinossauro da Disney,
ilustração feita por Ricardo Delgado

No filme Dinossauro da Disney, era para ter aparecido um quetzalcoatlo no filme chamado Vorax. E ele teria a aparência do animal real, só que misturado com a aparência de um tucano. Talvez, esse foi o motivo para os produtores terem cortado ele no filme, pois eles queriam animais pré-históricos que se parecem com os que ciência os mostra, não animais pré-históricos com aparências implausíveis.

Quetzalcoatlos de A Era do Gelo
Blue Sky Studios

Em A Era do Gelo 3, apareceu um grande bando de quetzalcoatlos que tentam comer Buck, Crash, Eddie e o pteranodonte que eles estão usando como montaria. Eles possuem algumas diferenças com o animal real, uma delas é que o pescoço deles é mais curto do o animal real tinha, que era longo, e eles possuíam dentes no bico, outra característica não contingente com o animal verdadeiro. Em alguns lugares na internet, eles são rotulados como cearadáctilos, que são pterossauros brasileiros, mas os produtores do filme confirmaram que eles são quetzalcoatlos mesmo.

Quetzalcoatlo de Dino Trem
Discovery Kids

Na série animada Dino Trem, que passava no Discovery Kids, o quetzalcoatlo apareceu em muitos episódios, sempre exibindo seu enorme tamanho.

Quetzalcoatlo de Dino Dan
Discovery Kids

Na série Dino Dan, que também passava no Discovery Kids, o quetzalcoatlo também deu as cras. Apareceu em vários episódios dessa série incrível, porém voltada para crianças.

Quetzalcoatlos de Caminhando com Dinossauros: O Filme
BBC

No filme Caminhando com Dinossauros, feita pela BBC e lançado em 2014, apareceu vários quetzalcoatlos, que no filme eles são identificados, de forma simplificada, pterossauros. Em alguns produtos promocionais do filme, eles são rotulados com azdarquídeos, também de forma genérica.

Quetzalcoatlo de Primal
Genndy Tartakovskys

Na série animada para adultos Primal, de Genndy Tartakovskys, o quetzalcoatlo apareceu já no primeiro episódio, onde ele tenta pegar o homem das cavernas Spear, mas se assusta com um rugido de dinossauro vindo da selva. Porém, ele tem algumas diferenças com o animal verdadeiro. Ele tinha a crista de pteranodonte junto com sua crista verdadeira, e tinha dentes no bico. E muitos acreditam de que talvez ele seja um pterossauro fictício, porém em boa parte da internet ele é rotulado como quetzalcoatlo, até por que ele lembra esse animal. Porém a sua aparição na série, até o momento foi muito rápido. É possível que ele retorne na segunda temporada que sai esse ano.

Quetzalcoatlo de Jurassic World
Universal Pictures

No próximo filme da saga Jurassic World, Jurassic World: Dominion o quetzalcoatlo irá dar as caras. Algumas cenas desse animal nesse filme, foram apresentados no teaser de 5 minutos do longa na estreia de Velozes e Furiosos 9. 

Espero que tenha gostado de conhecer o maior animal voador que já viveu no planeta Terra.

                                                                      Até a Próxima!!!

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Espinossauro

Cisiopurple

O espinossauro foi o maior dinossauro carnívoro que já existiu. Era ainda maior que o famoso tiranossauro rex, e até mesmo maior que o giganotossauro. E era um dos predadores mais intimidadores que já passaram da face da Terra. Foi descrito pelo paleontólogo Ernst Stromer, em 1915. Viveu no norte da África, no começo e meio do cretáceo.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Spinosaurus Aegyptiacus e S. Maroccanus.
Significado do nome: Lagarto espinho.
Tamanho: 18 m de comp. e 7 m de alt. (junto com a vela nas costas).
Peso: 11 toneladas.
Comia: Peixes e carne.
Onde viveu: Egito e Marrocos, norte da África.
Quando viveu: De 110 a 95 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                             CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Primeira reconstrução do espinossauro,
ilustrador desconhecido

Esse dinossauro tinha várias características, que o tornava único. Como por exemplo, ele tinha uma grande vela nas costas, em forma retangular, que era a projeção da coluna vertebral. Até o momento, não se sabe qual a função dessa vela. As principais razões são regular a temperatura do corpo, atrair parceiras e intimidar rivais, e outros animais menores. O espinossauro também tinha um crânio longo cheio de dentes retos e cônicos, que eram perfeitos para abocanhar peixes grandes e pequenos. E sua cabeça lembrava a de um crocodilo. No topo da cabeça, havia uma pequena crista, que provavelmente tinha quase todas as mesmas funções da vela.

Reconstrução do esqueleto do espinossauro,
ilustrado por Scott Hartman

Até algum tempo atrás, achava que o espinossauro era bípede, como todos os terópodes, e achavam que a forma da vela era de meia lua, e não retangular. Porém descobertas mais recentes, mostraram que ele era mais quadrúpede, mas podia eventualmente ficar nas 2 patas, mas não por muito tempo. E que a vela nas costas, era na verdade, em forma retangular. Junto com isso, descobriu que o espinossauro era semiaquático, ou seja, passava grande parte da vida na água, assim como crocodilos e hipopótamos de hoje em dia. Antes, achava-se que o espinossauro ficasse na beira da água parado, esperando algum peixe vir e pegar ele, mas agora, é mais provável, que ele perseguisse os peixes da região. A aparência do espinossauro mudou bastante na ciência, e isso também ocorreu com o iguanodonte e o megalossauro.

Evolução da aparência do espinossauro na ciência,
ilustrador desconhecido


Darren Pepper

Espinossauro pescando peixes,
ilustrador desconhecido

Outra descoberta recente sobre o espinossauro, que ocorreu no ano passado, mostrou que a cauda do espinossauro, era bem adaptada a vida semiaquática, pois ela lembrava a cauda de uma salamandra. Que era perfeita para dar impulso na hora em que o animal nadava. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam mais de peixes, do que de carne. Eles também podiam predar pterossauros, alguns outros dinossauros e até mesmos crocodilos. Muito provavelmente, o espinossauro era mais solitário, do que outros terópodes, mas podia ter aglomerações desses animais em grandes reservas de água com vários peixes. Esse dinossauro é conhecido por fósseis não tão completos, mas o resto do animal, que ainda não foi encontrado, foram baseados em parentes mais completos.

Espinossauro indo comer um celacanto, um peixe pré-histórico,
ilustrador desconhecido


Espinossauro nadando num fundo de um pântano, cheio de peixes extintos,
ilustrado por Abelov

                                                               DINOSSAUROS NA MÍDIA
Espinossauro da franquia Jurassic Park
Universal Pictures

O espinossauro é um dos dinossauros mais famosos do mundo, por causa da fama de ser ainda maior que o t-rex, e de ter uma aparência bem peculiar. Aparece, de vez em quando, em filmes, séries e livros. Porém, todas as representações do espinossauro na mídia retrata ele na postura bípede, sem a cauda de salamandra e com a vela de meia lua. Mas não podemos culpar os caras que fizeram eles, pois todas essas mídias saíram nos anos 2000, época em que essas características eram válidas para o espinossauro. O espinossauro foi o vilão de Jurassic Park 3, onde ele causou muitos estragos, mortes e lutando até mesmo com o tiranossauro rex. Até o momento, o espinossauro não retornou na franquia Jurassic Park e Jurassic World. Existe um rumor, que diz que ele vai voltar na 4 temporada de Acampamento Jurássico e em Jurassic World Dominion, mas não foi confirmado.

Espinossauro da franquia Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

No filme Em Busca do Vale Encantado 12, apareceu um espinossauro roxo, que tentou comer Littlefoot e seus amigos, mas acabou ficando preso nas pedras. Na série de Tv do Em Busca do Vale Encantado, apareceu uma dupla de espinossauro de forma mais rápida.

Espinossauro de Dinossauro Rei
Sega

No anime Dinossauro Rei apareceu um espinossauro chamado Espinhudo, e ele era do elemento água. É também um dos personagens principais dessa série animada. Foi o único de sua espécie a aparecer no anime.

Espinossauro de Primeval ou Invasores Primitivos
ITV

Na série Primeval ou Invasores Primitivos apareceu um grande espinossauro, que em um episódio, atacou uma cidade grande. A aparência do espinossauro dessa série, é bem estranha, e bem longe da aparência do animal real. Ele também apareceu em alguns outros episódios de Primeval.

Espinossauro de Dino Trem
Discovery Kids

Na série animada Dino Trem, que passava no Discovery Kids, apareceu em um episódio um velho espinossauro, que vive tentando capturar um peixe que ele quer tanto pegar.

Espinossauro de Dino Dan
Discovery Kids

Na série Dino Dan, que também passava no Discovery Kids, o espinossauro também deu as caras. Ele apareceu em vários episódios, um deles mostrou um espinossauro lutando com um diplódoco, um saurópode do período jurássico.

O empirossauro de Terra Nova foi baseado no espinossauro
Fox

Na série Terra Nova da Fox, apareceu um dinossauro que foi inspirado no espinossauro, e ele se chama empirossauro, que é um dos muitos dinossauros fictícios da série. Como esse animal é fictício, não tem problema ele ter uma aparência parecida com a do espinossauro dos anos 2000.

Espero que tenha gostado de conhecer um dos maiores predadores terrestres que já viveram na Terra

                                                                         Até a Próxima!!!

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Pteranodonte

Júlio Lacerda

O pteranodonte é um dos pterossauros mais famosos do mundo. Também, está entre os maiores animais voadores que já existiram. Mas tinha um peso leve, em comparação ao tamanho, e tinha uma estrutura corporal bela. Foi descrito por Othniel Charles Marsh, no ano de 1876. Viveu no final do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Pteranodon longiceps.
Significado do nome: Asa sem dente.
Tamanho: 8 m de enverg. (da ponta de uma asa a outra) e 2 m de alt.
Peso: 50 quilos.
Comia: Peixes e pequenos animais.
Onde viveu: Nos Estados Unidos.
Quando viveu: De 85 a 65 milhões de anos atrás.

Mundo Incrível da Pré-História

                                             CARACTERÍSTICAS DO PTEROSSAURO
Reconstrução antiga do pteranodonte,
ilustrador desconhecido

Esse animal era, sem dúvida, o rei das alturas. Ele tinha uma grande crista na cabeça, que estendia para atrás. Possivelmente, essa crista tinha cores bem chamativas. Acredita-se que ela era usada para atrair fêmeas, que tinha cristas menores, algum que foi comprovado no registro fóssil, intimidar rivais, e talvez regular a temperatura do corpo. Diferente, do que é mostrado em alguns filmes, o pteranodonte planava mais do que batia suas asas. Ele só fazia isso, de vez em quando, para ganhar impulso. Até algum tempo atrás, havia uma segunda espécie de pteranodonte, chamado pteranodon sternbergi. Porém, hoje em dia, essa espécie é classificado em um gênero próprio, chamado geosternbergia. Futuramente, irei falar sobre esse animal aqui no blog.

Reconstrução do esqueleto do pteranodonte,
ilustrado por Scott Hartman

Ele também tinha uma cabeça longa, com um bico desdentado. Que é daí, a origem de seu nome. Apesar de seu bico ser desdentado, era perfeito para pegar peixes e pequenos animais. Eles eram carnívoros, ou seja, comiam carne. Se alimentavam de peixes, moluscos, pequenos animais e carcaças de animais grandes mortos. Viviam em bandos grandes, assim como as gaivotas de hoje. Quando ficavam pousados no chão, eles ficam sobre 4 patas, e não em 2, como muitos filmes mostram. Esse modo de pouso, é válido para todos os pterossauros. Por muito tempo, o pteranodonte foi considerado o maior animal voador de todos os tempos, mas tudo mudou com a descoberta do quetzalcoatlo, que era ainda maior. Mas o pteranodonte, ainda está entre os maiores voadores.

Pteranodontes brigando por uma lula,
ilustrado por Christopher Dipiazza

Pteranodonte comendo uma lula, na companhia de 2 ichtiornis,
ilustrador desconhecido

Para capturar suas presas na água, o pteranodonte varria a água com seu bico, e assim que sentia algo na boca, ele fechava rapidamente, como uma armadilha. Porém, um novo estudo mostrou que o pteranodonte, tinha um outro jeito de caçar. Que é mergulhando na água para pegar suas presas. Algumas aves marinhas de hoje em dia, também fazem esse tipo de coisa. Possivelmente, os outros pterossauros também podia caçar suas presas desse jeito. Porém esse modo de caça, colocava os pterossauros em perigo, pois eles podiam ser devorados por répteis marinhos, que eram um de seus predadores. O pteranodonte é conhecido por fósseis, relativamente, completos. As partes não preservadas desse animal, foram baseadas em parentes próximos.

Pteranodonte fêmea pescando peixe e sendo seguida por 2 hesperornis,
ilustrado por Júlio Lacerda


Desconhecido

                                                         PTEROSSAUROS NA MÍDIA
Disney

O pteranodonte é, certamente, um dos pterossauros mais famosos do mundo, junto com o pterodáctilo. Aparece em muitos filmes, livros e séries. No filme Fantasia da Disney, no segmento Ritual da Primavera, apareceu vários pteranodontes sobrevoando um mar e caçando peixes e moluscos. Um deles é devorado por um mosassauro.

Petrúcio, o pteranodonte de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o pteranodonte também apareceu. Tanto que é a espécie do personagem Petrúcio, um dos personagens principais da animação. Além dele, aparece muitos outros pteranodontes nessa franquia animada. 

Pteranodonte da saga Jurassic World
Universal Pictures

Pteranodonte de O Mundo Perdido: Jurassic Park
Universal Pictures

Na franquia Jurassic Park e Jurassic World, o pteranodonte não ficou de fora. Ele apareceu em quase toda franquia, menos no primeiro Jurassic Park. E como visto nessa franquia, eles sempre causam estragos a onde quer que vão.

Pteranodonte da primeira série de Primeval ou Invasores Primitivos
ITV

Nas 2 séries de Primeval ou Invasores Primitivos, o pteranodonte também deu as caras. Na primeira série de Invasores Primitivos, mostrou um pteranodonte sobrevoando uma cidade de forma tranquila, e em outros episódios dessa série, só vez aparições breves. Já na segunda série de Invasores Primitivos, com o subtítulo Novo Mundo, apareceu um pteranodonte que matou algumas pessoas, mas foi morto, posteriormente, por um utahraptor.

Pteranodonte de A Era do Gelo
Blue Sky Studios

Na saga A Era do Gelo, da Blue Sky Studios, o pteranodonte também apareceu. Ele fez sua estreia na franquia, no terceiro filme, onde apareceu vários deles. Um deles foi usado como montaria por Buck, Crash e Eddie. Um bando deles apareceu brevemente no quinto filme da franquia. Porém os pteranodontes de A Era do Gelo tinham algumas diferenças com animal real, como por exemplo a cauda longa e dentes no bico, que o animal real não tinha. Mas, isso é só uma animação não um documentário. Em alguns lugares na internet, eles são rotulados com um outro nome de pterossauro o harpactognato, um pterossauro do jurássico. Mas os produtores do filmes, confirmaram que eles são pteranodontes mesmo.

Imagem promocional de Terra Nova mostrando o pteranodonte
Fox

Em imagens promocionais da série Terra Nova, da Fox, mostra vários pteranodontes sobrevoando os cenários, mas nenhum dos episódios dessa série mostrou esse animal. Como já falei antes, essa série foi cancelada. Talvez esse animal estava programado para aparecer na segunda temporada dessa série, se não tivesse sido cancelada.

Pteranodonte de Primal
Genndy Tartakovskys

Na série animada para adultos, Primal, de Genndy Tartakovskys, em um episódio mostrou um pteranodonte sendo usado como montaria por uma bruxa neandertal, porém no final de esse episódio ele é morto por uma outra bruxa. No último episódio de Primal, apareceu uma dupla de pteranodontes sobrevoando o céu. É possível que o pteranodonte retorne na segunda temporada.

Espero que tenha gostado de conhecer um dos pterossauros mais famosos do mundo.

                                                                    Até a Próxima!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Coritossauro

Sérgio Perez

O coritossauro foi um dos mais belos dos dinossauros, pois tinha uma grande crista na cabeça. Possuía um tamanho grande, tinha o mesmo peso de um elefante, e tinha um bico de pato. Foi descoberto por Barnum Brown em 1914. Viveu no final do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Corythosaurus casuarius e C. Intermedius.
Significado do nome: Lagarto do capacete.
Tamanho: 10 m de comp., 3 m de alt. (quando ficava sobre as 4 patas) e 5 m de alt. (quando ficava sobre 2 patas).
Peso: 6 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Nos Estados Unidos e Canadá.
Quando viveu: De 80 a 70 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do coritossauro,
ilustrado por R. Buncare

Esse dinossauro, como dito antes, tinha uma grande crista na cabeça, em forma de capacete. Ela era usada para atrair parceiras, se comunicar com outros de sua espécie e intimidar rivais da mesma espécie. Assim como o parassaurolofo, o coritossauro também era um hadrossaurídeo, que são os dinossauros bico de pato. E o coritossauro tinha essa característica, e ficava na maior parte do tempo sobre 4 patas, quando andavam ou comiam.

Reconstrução do esqueleto do coritossauro,
ilustrador desconhecido 

Eles eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam de vegetação rasteira, e também plantas do topo das árvores, pois ele conseguia ficar sobre as patas traseiras. Ele também podia andar bípede, quando fugia de algum predador, como o daspletossauro. Eles viviam em mandas grandes, para se protegerem dos predadores. Para se alimentarem, os coritossauros moíam a vegetação que comiam com os milhares de dentes que tinham no fundo da boca, atrás do bico.

Desconhecido


Bando de coritossauros, ilustrado
por Doug Henderson

Esse dinossauro não tinha muitas defesas contra um predador faminto. Ele podia chicotear o inimigo com a cauda, dar chutes poderosos com as patas, correr velozmente ou cair na água e nadar até um lugar seguro, pois eles eram ótimos nadadores. Em alguns fósseis de coritossauros, foram encontrados impressões de pele escamosa, mostrando como era a textura da pele de um dinossauro. Porém o coritossauro, não foi o único dinossauro que tem fósseis de impressões de pele, também algumas outras espécies que preservaram partes da pela, como edmontossauro, por exemplo. O coritossauro é um dos dinossauros mais completos no registro fóssil, então os cientistas sabem bem de sua anatomia.
 
Coritossauros fugindo de um incêndio,
ilustrado por Phil Wilson


The Kissing Hand

                                                              DINOSSAUROS NA MÍDIA
Disney

O coritossauro está entre os dinossauros mais famosos do mundo, por causa de sua aparência peculiar. Aparece, de vez em quando, em livros, filmes e séries. No segmento Ritual da Primavera, do filme Fantasia da Disney, que mostra o reinado dos dinossauros, apareceu vários coritossauros vivendo suas vidas.

Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, apareceu muitos coritossauros. Mas são só dinossauros de fundo, ou seja, não tem nenhum coritossauro em destaque nessa animação.

Concept art do coritossauro de Dinossauro da Disney,
feito por David Koepp

No filme Dinossauro da Disney, era para o coritossauro ter aparecido, mas acabou sendo cortado do filme. Não se sabe o porque disto ter ocorrido.

Coritossauro da franquia Jurassic Park
Universal Pictures

Na franquia Jurassic Park, o coritossauro também deu as caras. Ele apareceu, mais precisamente, no terceiro filme, onde um bando de misto de coritossauros e parassaurolofos debandam fugindo de uma dupla de raptores. Era para ele ter aparecido, no segundo filme de Jurassic Park, mas acabou sendo cortado. Existe um rumor que diz que o coritossauro irá retornar na quarta temporada de Jurassic World Acampamento Jurássico. Porém, não é uma certeza.

Coritossauro de Dino Dan
Discovery Kids

Na série Dino Dan, que passava no Discovery Kids, o coritossauro apareceu em vários episódios, fazendo um som parecido com um trompete.

Concept art do coritossauro zumbi para Primal,
feito por David Koepp

Na série animada para adultos Primal, de Genndy Tartakovskys, o coritossauro seria o dinossauro zumbi que infectaria um grande argentinossauro, no episódios A Praga da Loucura. ´Porém de última hora, eles trocaram o coritossauro pelo parassaurolofo. Como já falei antes, foi confirmado que terá uma segunda temporada dessa série, e é possível que o coritossauro de as caras nessa temporada.

Espero que tenha que gostado de conhecer o lagarto com capacete.

                                                                     Até a Próxima!!!