Procurar

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Viagem ao Centro da Terra (1864)

Capa de uma das versões do livro, ilustrador desconhecido

Na postagem de hoje, irei falar sobre um grande clássico da literatura chamado Viagem ao Centro da Terra. Esse livro foi escrito pelo romancista francês Júlio Verne. Esse livro foi publicado no fim do século 19.

A história do livro é sobre o professor Lidenbrock que consegue decifrar um enigma do pergaminho de um cientista do século 17 e se junta ao seu sobrinho Axel, para checar a possibilidade de chegar ao centro da Terra seguindo o relato decifrado.

Uma das razões do livro ter sido escrito, é porque na época em que foi publicado, a geologia estava dando um grande passo na ciência, mostrando as diferentes épocas da Terra. Infelizmente na história original, não aparece nenhum dinossauro, porém apareceu animais pré-históricos ainda mais impressionantes. Apenas em versões cinematográficas mais atuais do livro, aparecem dinossauros.

Apesar do livro não apresentar dinossauros, o livro Viagem ao Centro da Terra é uma ótima pedida para os amantes da vida pré-histórica e ficção científica, e também para os amantes de Geologia. A minha parte favorita do livro é a luta entre um ictiossauro e um plesiossauro, que são répteis marinhos da era dos dinossauros.

Aqui está a lista dos animais pré-históricos que aparecem no livro:
- Pterichthyodes (peixe do Devoniano), no livro é referido pelo seu sinônimo Pterichthys.
- Plesiossauro (réptil marinho)
- Ictiossauro (réptil marinho)
- Pterodáctilo (pterossauro)
- Megatério (mamífero pré-histórico)
- Mastodonte americano ( mamífero pré-histórico)
- Humanoide pré-histórico fictício.

Espero que tenha gostado de conhecer esse grande clássico da literatura. Na quinta feira, irei falar sobre o livro Jurassic Park, que inspirou o grande filme de 1993.

                                                                    Até a Próxima!!!

2 comentários: