Procurar

terça-feira, 18 de maio de 2021

Parassaurolofo

Julius Csotoniy

O parassaurolofo foi um dos dinossauros mais espetaculares que o mundo já viu. Era grande, belo e muito esbelto. Essa espécie possuía uma crista longa na cabeça que era bem chamativo. Foi descrito pelo paleontólogo William Parks em 1922. Viveu na América do Norte, no final do cretáceo.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Parasaurolophus walkeri, P. Tubicen e P. Cyrtocristatus.
Significado do nome: Lagarto com crista paralela ou paralelo ao Saurolofo. 
Tamanho: 10 m de comp., 3 m de alt. (quando ficava sobre 4 patas) e 5 m de alt. (quando ficava sobre as 2 patas).
Peso: 6 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos e Canadá.
Quando viveu: Entre 80 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do Parassaurolofo, ilustrador desconhecido

Esse dinossauro é um dos meus preferidos, junto com o edmontossauro e o estiracossauro. E essa espécie pertencia a um grupo de dinossauros chamados de hadrossaurídeos, que são dinossauros que possuíam bicos de pato, e algumas espécies desse grupo possuía cristas grandes e estranhas na cabeça. E o parassaurolofo é um dos hadrossauros com crista mais famoso. Antigamente, os cientistas achavam que a crista do parassaurolofo era como se fosse um snorkel, usado para respirar de baixo d'água, ou era usado como um aríete para lutar contra outros da mesma espécie , porém agora sabe que a crista do parassaurolofo era usado para atrair parceiras, conversar com outros parassaurolofos e amplificar os sons que eles faziam para alertar outros parassaurolofos do perigo. As fêmeas de parassaurolofos tinha cristas mais curtas que a dos machos, e isso se chama de dimorfismo sexual.

Reconstrução do esqueleto do parassaurolofo, ilustrado por Scott Hartman

Assim como todos os hadrossauros, o parassaurolofo tinha um bico parecido com a de um pato, que era usada para arrancar a vegetação que eles comiam. No fundo da boca desse dinossauro tinha vários dentes que moíam a vegetação e transformava em uma poupa. O parassaurolofo era herbívoro, só comiam plantas. Se alimentavam de plantas rasteiras e folhas das árvores, pois o parassaurolofo conseguia ficar sobre as patas traseiras, e isso ajudava ter uma amplitude de alimentos. Essa espécie não tinha muitas defesas contra predadores, e por isso essa espécie vivia em manadas muitos grandes para proteção.

Raúl Martin


Parassaurolofos sendo atacados por um T-rex, ilustrado
por Franco Tempesta

As defesas do parassaurolofo era correr velozmente sobre 2 patas, cair no lago e nadar até um local seguro, pois o parassaurolofo era um bom nadador, usar a sua cauda como chicote ou ficar em número muito maior que os seus predadores, que ia desde o dromeossauro aos poderosos t-rex e albertossauro. Existem 3 espécies de parassaurolofos, que diferem por suas cristas que são relativamente diferentes. O parassaurolofo walkeri foi descrito primeiro, e possuía uma crista relativamente longa. O parassaurolofo tubicen foi o segundo a ser descrito, e esse era ainda maior que o walkeri, em termos de tamanho e tinha uma crista ainda mais longa. Já o parassaurolofo cyrtocristatus, tinha uma crista bem curta, e alguns cientistas acham que o parassaurolofo cyrtocristatus seja a fêmea de alguma espécie anterior de parassaurolofo, pois crista pequena é características de animais fêmeas, mas ainda são considerados espécies diferentes. O parassaurolofo é um dos dinossauros mais bem conhecidos e completos no registro fóssil. Abaixo está uma imagem mostrando as diferentes espécies de parassaurolofos.

Comparação de espécies de parassaurolofo
Mundo Incrível da Pré-história


Parassaurolofos sendo atacados por um gorgossauro,
ilustrado por Franco Tempesta


Grupo de parassaurolofos, ilustrador desconhecido

                                                             DINOSSAUROS NA MÍDIA
Patassaura, a parassaurolofo de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

O parassaurolofo certamente é um dos dinossauros mais famosos do mundo, junto com a t-rex, triceratope, entre outros dinossauros. A maioria dos filmes, livros e séries quase sempre incluiu esse dinossauro incrível. Nas animações de Em Busca do Vale Encantado, o parassaurolofo é a espécie da personagem Patassaura, uma filhote de parassaurolofo bem extrovertida e muito tagarela. E é claro que além dela, aparecem muitos outros parassaurolofos nos filmes dessa animação.

Concepção da aparência do Parassaurolofo dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

Nos livros de Jurassic Park, o parassaurolofo é um dos muitos dinossauros que aparecem. Ele aparece mais precisamente, apenas no segundo livro, intitulado O Mundo Perdido. Ele parece junto com os apatossauros e maiassauros, um outro hadrossaurídeo. 

Parassaurolofo de O Mundo Perdido: Jurassic Park
Universal Pictures

Parassaurolofo de Jurassic World, 4º filme de Jurassic Park
Universal Pictures
 
Nos filmes de Jurassic Park e Jurassic World, o parassaurolofo não ficou de fora. Ele apareceu em todos os filmes dessas franquias. Isso mostra o quanto o parassaurolofo é querido pelos fãs, e também é uma espécie de dinossauro indispensável para essas filmes incríveis.

Parassaurolofo adulto de Dinossauro
Disney

Na animação Dinossauro da Disney, o parassaurolofo foi um dos muitos dinossauros que apareceu. Apareceu tanto parassaurolofos adultos e filhotes. No filme, os parassaurolofos tinham uma pele que ficava atrás da crista. Muitos cientistas acham até hoje que possivelmente, os parassaurolofos tinha uma pele atrás da crista, e essa característica foi aplicado nos parassaurolofos desse filme. Porém ainda não foi comprovado se os parassaurolofos verdadeiros tinham essa característica.

Versão chibi de Paris, a parassaurolofo de Dinossauro Rei
Sega

Versão realista de Paris, a parassaurolofo
Sega

No anime Dinossauro Rei, o parassaurolofo é uma das espécies principais. É a espécie da personagem Paris, um parassaurolofo do elemento das plantas. Ela é a única de sua espécie a aparecer nessa série incrível. 

Os parassaurolofos de O Bom Dinossauro
Disney/Pixar

Na animação O Bom Dinossauro, da Disney e Pixar, o parassaurolofo apareceu no começo do filme, na época em que os dinossauros supostamente seriam extintos. Infelizmente, no filme não teve nenhum parassaurolofo em destaque. Originalmente era para ter tido um parassaurolofo em destaque no filme, que seria amigo de Arlo e Spot.

Parassaurolofo zumbi de Primal
Genndy Tartakovskys

Na série animada para adultos, Primal de Genndy Tartakovskys, em um episódio apareceu um parassaurolofo zumbi que mordeu a perna de um argentinossauro, um gigantesco saurópode, que também se tornou um zumbi e exterminou o seu próprio rebanho. O parassaurolofo zumbi foi morto pelo mesmo argentinossauro que ele mesmo mordeu. Foi confirmado que terá uma segunda temporada dessa série incrível, e é bem possível que apareça um parassaurolofo no estado normal, e não no estado zumbificado.

Espero que tenha gostado de conhecer esse dinossauro bem espetacular.

                                                                        Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário