Procurar

terça-feira, 25 de maio de 2021

Anquilossauro

Luke Mancini

O anquilossauro foi um dos maiores dinossauros encouraçados que já existiram. Era um animal grande, bem corpulento, e uma carapaça bem grossa. Também possuía uma cauda que parecia uma clava. Foi descrito em 1908 pelo paleontólogo Barnum Brown. Viveu no fim do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Ankylosaurus magniventris.
Significado do nome: Lagarto fundido.
Tamanho: 10 m de comp. e 3 m de alt.
Peso: 6 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos e Canadá.
Quando viveu: De 70 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do anquilossauro, ilustrador desconhecido.

Esse dinossauro pertencia a uma grande família de dinossauros, que eram bem encouraçados. São conhecidos como Ankylosauridae, grupo de dinossauros que era revestidos por carapaça. O anquilossauro foi um dos maiores desse grupo. Ele era revestido por muitas placas grossas, e por couro resistente. Essas características mantinha ele protegido dos predadores. Porém, o anquilossauro tinha uma outra arma de defesa, sua cauda que parecia uma clava. Na ponta da cauda, havia uma massa de osso grosso, que quando batido bem forte, pode quebrar a perna de um grande dinossauro carnívoro como o t-rex, por exemplo. 

Reconstrução do esqueleto do anquilossauro, ilustrador desconhecido

Uma coisa bem observável no anquilossauro, que até mesmo sua cabeça era bem protegida. E esse dinossauro também tinha pálpebras couraçadas. Estudos mostraram que o anquilossauro e todos de sua linhagem tinham uma visão muito limitada, semelhante a visão dos rinocerontes. Porém, tinham um excelente olfato, que era usado para detectar predadores. A barriga do anquilossauro era desprotegida, e quando esse animal ficava de cabeça para baixo, os predadores atacam essa parte do corpo para matar o anquilossauro. Esses animais eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentava de plantas duras, que arrancava com a ajuda de seu bico forte.

Grupo de anquilossauro, ilustrado por Damir G. Martin


Fred The Dinosaur Man

O anquilossauro vivia em pequenos bandos ou viviam sozinhos, pois esses dinossauros eram muito bem equipados para se defender, por isso só vivia no máximo em pequenos grupos ou sozinhos. Ironicamente, apesar do anquilossauro ser um dos dinossauros mais famoso, ele é conhecido por restos não tão completos. O resto do corpo do anquilossauro que não foi encontrado, foi baseado em parentes mais completos desse dinossauro, como o euoplocéfalo, um anquilossaurídeo que conviveu junto com ele. Esse dinossauro viveu junto com o t-rex e triceratope, e essa espécie viu o que causou a extinção dos dinossauros.  

Fabrizio De Rossi


Nathan E. Rogers

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Anquilossauro dos filmes de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

O anquilossauro é um dos dinossauros mais famosos do mundo. A maioria dos filmes, livros e séries quase sempre inclui esse dinossauro encouraçado. Nos filmes das animações de Em Busca do Vale Encantado, o anquilossauro é um dos muitos dinossauros herbívoros de fundo dessa animação. Um filme ou outro tem algum anquilossauro com certo destaque nessa animação. 

Url, anquilossauro de Dinossauro
Disney

No filme Dinossauro da Disney, o anquilossauro é a espécie do personagem Url, um dinossauro juvenil que age feito um cão. Além dele, aparecem outros 2 anquilossauros no começo do filme. Porém, muitos dizem que os outros anquilossauros desse filme pertencem a uma outra espécie, o talarurus, um parente asiático do anquilossauro. Mas acredito que são da mesma espécie que Url.

Anquilossauros vistos em Jurassic Park 3
Universal Pictures


Bolota, a anquilossauro de Jurassic World: Acampamento Jurássico
Universal/Dreamworks Pictures

Na franquia Jurassic Park e Jurassic World, o anquilossauro é um dos muitos dinossauros que aparecem. Apareceu pela primeira vez nessa franquia, em Jurassic Park 3. Mas também apareceu em Jurassic World e Jurassic World: Reino Ameaçado. Na série de animação dessa franquia, Jurassic World: Acampamento Jurássico, o anquilossauro é a espécie da Bolota e de muitos outros dinossauros encouraçados vistos na série.

Anquilossauro de A Era do Gelo 3
Blue Sky Studios

Em A Era do Gelo 3, o anquilossauro é o dinossauro que ataca a turma do Manny, no começo do meio do filme. Na massa de osso do anquilossauro do filme, tinha vários espinhos, mas o dinossauro real não tinha isso. Foi apenas um liberdade artística.

Anquilossauro visto em Terra Nova
Fox

Na série Terra Nova da Fox, mostrou o anquilossauro em um episódio. Aparece um filhote e um adulto. De acordo com os produtores da série, o anquilossauro visto em Terra Nova não pertence a espécie que foi mostrada aqui, nesta postagem. Porém a maioria dos fãs, continuam a achar que são o próprio anquilossauro, e eu sou um deles.  

Jack, o anquilossauro de O Bom Dinossauro
Tomy

Vivian, a anquilossauro de O Bom Dinossauro
Tomy

Na animação O Bom Dinossauro, da Disney e Pixar, era para ter aparecido 2 anquilossauros principais que se chamariam de Jack e Vivian, que seriam amigos da família de Arlo. E em uma cena deletada, Henry, o pai de Arlo salvaria eles de um fluxo de água. Mas esses personagens acabaram sendo cortados junto com os triceratopes Will e Sam, e um estegossauro fêmea chamado de Mary Alice. Porém existem brinquedos desses personagens anquilossauricos. 

Storyboards da cena deletada em que o anquilossauro apareceria em Primal
Genndy Tartakovskys

Na série animada para adultos, Primal, de Genndy Tartakovskys, em um episódio era para ter aparecido um grupo de anquilossauro. Porém essa cena acabou sendo cortada no fim das contas, e o animal também foi cortado. Foi confirmado que terá uma segunda temporada para essa série, e é bem possível que o anquilossauro apareça.

Espero que tenha gostado de conhecer esse dinossauro bem encouraçado.

                                                                              Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário