Procurar

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Microceratus

Julius Csotoniy

O microceratus foi um pequeno dinossauro da família dos ceratopsídeos. Por incrível que pareça, era parente do famoso triceratope. Era leve e muito ágil, pois conseguia correr em alta velocidade. Foi descrito em 1953, mas por um outro nome, microceratops, mas em 2008 foi renomeado para microceratus pelo paleontólogo Octávio Mateus. Viveu na Ásia, no final do cretáceo.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Microceratus gobiensis.
Significado do nome: Pequeno chifre.
Tamanho: 60 cm de comp. e 20 cm de alt.
Peso: 100 gramas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Mongólia.
Quando viveu: Entre 80 a 75 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do microceratus, 
ilustrador desconhecido

Como falei no parágrafo acima, por muito tempo o microceratus foi conhecido como microceratops. Mas em 2008, descobriu-se que esse nome, microceratops, já tinha sido usado para uma espécie de vespa. Com isso, o nome do dinossauro teve que ser mudado. Daí surgiu o nome microceratus. Ás vezes, isso tipo de coisa, de mudar o nome de algum dinossauro, isso pode ocorrer. Esse dinossauro parecia ser uma versão em miniatura do protoceratope, um ceratopsídeo que conviveu com ele, mas ele era bípede, e não quadrúpede, como na maioria dos dinossauros de sua família.

Reconstrução do esqueleto do microceratus, 
ilustrador desconhecido

Como todo ceratopsídeo, o microceratus tinha um folho em cima da cabeça, que era usado para atrair parceiras e intimidar rivais da mesma espécie, mas nesse ceratopsídeo não era usado como defesa para predadores. Era herbívoro, ou seja, comia plantas. Se alimentava de vegetação rasteira do deserto de Gobi, Mongólia. Para se alimentar, o microceratus usava seu bico parecido com de um papagaio para arrancar as plantas, e depois mastigava com seus vários dentes que ficavam no fundo da boca. Eles viviam em bandos para se protegerem de predadores como o velociraptor.

Grupo de microceratus, ilustrado por Julius Csotoniy 
(Obs.: é uma foto montagem minha, com a ilustração desse paleoartista)

Dupla de microceratus com cerdas na cauda numa floresta,
ilustrador desconhecido

Diferente do triceratope, o microceratus não tinha nenhum chifre na cabeça. Por ser muito pequeno, esse dinossauro não tinha muitas defesas contra predadores. Por isso simplesmente, saião correndo velozmente, ou se escondiam na vegetação densa. Se você ver paleoartes desse dinossauro com cerdas na cauda e outras sem nessa postagem ou na internet, é porque algum tempo atrás foi descoberto um fóssil de psitacossauro, um parente mais antigo do microceratus, com cerdas na cauda. E alguns cientistas acreditam que até mesmo o microceratus e todos os ceratopsídeos tinha cerdas na cauda. Mas como não foi encontrado essa característica no microceratus e na maioria dos ceratopsídeos, isso deixa muitas opiniões de cientistas divididas. Alguns acreditam que só o psitacossauro e os parentes bem próximos a ele é que tinha essas cerdas, e a evolução acabou deletando essa característica dos outros ceratopsídeos. Só com a descoberta de mais fósseis para responder essas dúvidas. O microceratus é conhecido por restos parciais, o resto do animal foi baseado no graciliceratope, um parente meio parecido, mas mais completo no registro fóssil, do microceratus.

Emily Stepp

Desconhecido

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do microceratus dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O microceratus não é um dinossauro lá muito famoso, por ser um animal pequeno e ser considerado sem graça pela maioria das pessoas. Mas felizmente, o microceratus fez algumas aparições na mídia. Nos livros de Jurassic Park, o microceratus foi um dos muitos dinossauros que apareceram. Em uma cena dos livros, mostra Grant e as crianças encontrando alguns no topo de umas árvores. Na vida real, o microceratus não conseguia subir em árvores. Na maioria das versões do livro ele é referido pelo seu nome antigo microceratops, mas em uma versão do livro aqui do Brasil, ele é referido pelo seu nome correto, microceratus. Ele só apareceu no primeiro livro.

Microceratus de Dinossauro
Disney

No filme Dinossauro da Disney, o microceratus é um dos muitos dinossauros de fundo. Também é o menor dinossauro visto nesse filme. Nos produtos promocionais desse filme, na época em que foi lançado nos cinemas, ele também era referido pelo seu nome antigo microceratops.

Microceratus de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Na série de televisão de Em Busca do Vale Encantado, o microceratus apareceu em um episódio, sendo um dinossauro agressivo, coisa que possivelmente o animal real não era. E sim, existe também uma série de televisão de Em Busca do Vale Encantado, que também irei falar sobre ela futuramente aqui no blog.

Espero que tenha gostado de conhecer um dos menores ceratopsídeos do mundo,

                                                                         Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário