Mohamad Haghani |
O euoplocéfalo foi um dos dinossauros mais bem encouraçados que já existiu. Era parente do grande anquilossauro. Possuía um tamanho mediano, era pesado e bem protegido dos predadores. Foi descrito em 1910 pelo paleontólogo Lawrence Lambe. Viveu no final do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.
Ficha do Dinossauro
Nome científico: Euoplocephalus tutus.
Significado do nome: Cabeça bem protegida.
Tamanho: 6 m de comp. e 2 m de alt.
Peso: 3 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos e Canadá.
Quando viveu: De 75 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.
Mundo Incrível da Pré-História |
CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do euoplocéfalo, feita para um card. Ilustrador desconhecido |
Esse dinossauro, era sem dúvida, um tanque vivo. Ele possuía uma carapaça grande e grossa, com espinhos grossos, que eram usados para se defender dos predadores, pois era bem difícil de ser mordido. Assim como o anquilossauro, o euoplocéfalo também tinha uma clava na ponta da cauda. Que também podia usar contra os predadores, quebrando a pernas dos grandes dinossauros carnívoros como o t-rex. Em uma parte de sua carapaça, havia uma dupla de espinhos, um pouco altos, que são fáceis de serem observados, isso ajuda a diferenciar ele do seu primo anquilossauro.
Reconstrução do esqueleto do euoplocéfalo, ilustrado por Scott Hartman |
A cabeça do euoplocéfalo era bem protegida por placas grossas. Até mesmo suas pálpebras eram bem protegidas por couraça. Mas dentro de seu crânio, havia um pequeno cérebro, mostrando que ele não era um dos dinossauros mais inteligentes como o velociraptor, por exemplo. Assim como seus parentes, o euoplocéfalo também tinha uma visão ruim, assim como os rinocerontes modernos, mas tinha um olfato excelente que podia detectar os predadores. Tinha um bico forte, que ajudava ele a arrancar as plantas mais duras. E no fundo de sua boca, havia vários dentes que moíam a vegetação.
Euoplocéfalo comendo uma cicadácea, ilustrador desconhecido |
Eles eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam de plantas rasteiras duras, como arbustos densos. Viviam em pequenos grupos ou sozinhos, pois a maioria dos fósseis desse dinossauro são quase sempre descobertos sozinhos em um determinado lugar, mas era possível que viviam em pequenos grupos. Assim como alguns outros dinossauros de sua época, o euoplocéfalo viveu por bastante tempo na Terra, chegando a viver até na época em que os dinossauros foram extintos. E também é um dos anquilossaurídeos mais completos no registro fóssil, isso faz dele um dos dinossauros mais bem compreendidos.
Brasílio Matsumoto |
DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do euoplocéfalo dos livros de Jurassic Park, ilustrado por Hell Raptor |
O euoplocéfalo não é um lá um dinossauro muito famoso, entre o público em geral, pois ele era meio parecido com o anquilossauro, e também ser um pouco menor que seu primo maior. Mas felizmente, ele fez algumas aparições na mídia. O euoplocéfalo é mencionado, várias vezes, nas listas de contagens de espécies da ilha Nublar, no livro Jurassic Park. Mas não apareceu em nenhum momento do livro, assim como o estiracossauro, e por isso ele é um dos dinossauros mal aproveitados desses livros. Está presente apenas no livro 1.
Euoplocéfalo de Dinossauro Rei Sega |
No anime Dinossauro Rei, apareceu um grande euoplocéfalo em um episódio. Ele estava no sistema de cavernas subterrâneas, e foi confundido com um lagarto, por um dos personagens humanos da séries. A aparência dele era bem espinhenta, como o animal real era.
Espero que tenha gostado de conhecer um dos anquilossaurídeos mais bem completos.
Até a Próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário