Procurar

terça-feira, 20 de julho de 2021

Braquiossauro

Sérgio Pérez

O braquiossauro foi um enorme dinossauro saurópode. Era imenso, tinha um pescoço longo, e tinha pernas bem grandes. Também é um dos dinossauros mais famosos do mundo. Foi descrito em 1903 pelo cientista Elmer Riggs. Viveu no fim do jurássico, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Brachiosaurus altithorax.
Significado do nome: Lagarto braço.
Tamanho: 25 m de comp. e 15 m de alt.
Peso: 50 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos.
Quando viveu: De 155 a 145 milhões de anos atrás, no período jurássico.

Mundo Incrível da Pré-História

                                              CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do braquiossauro, ilustrador
desconhecido

Na época em que esse dinossauro foi descoberto, os cientistas acreditavam que os saurópodes viviam de baixo d´água, com a cabeça para fora do lago. Porém, hoje sabe que a pressão da água esmagaria os pulmões do braquiossauro, e agora sabemos que todos os saurópodes viviam fora da água, em terra firme. Por muito tempo, acreditava que o braquiossauro era o maior dinossauro que já existiu, mas agora são conhecidos saurópodes ainda maiores que ele, como o argentinossauro, o patagotitã e o mamenquissauro.

Reconstrução do esqueleto do braquiossauro, ilustrado
por Scott Hartman

Diferente do apatossauro, o braquiossauro tinha pernas dianteiras maiores que as traseiras, e isso ajudava o animal a ficar mais alto. E o seu pescoço longo ficava mais ereto para cima, meio com uma girafa. Em cima de sua cabeça pequena, ficava uma crista grande, que o diferenciava dos outros saurópodes de seu ambiente. E eles possuíam cérebros pequenos, então não eram dinossauros inteligentes. Eles eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam de plantas das árvores mais altas, com a ajuda de seu pescoço longo e suas mandíbulas com dentes arrancadores de plantas. Diferente do diplódoco, o braquiossauro não tinha uma cauda longa, e sim um rabo um pouco mais curto. Apesar do seu imenso tamanho, o braquiossauro vivia em manadas para protegerem os mais jovens dos predadores como o alossauro.

Sergey Krasovskiy


Alexandre Jubran

Antigamente achava-se que as narinas do braquiossauro ficava na crista dele. Porém, agora sabe que as narinas desse dinossauro ficava na ponta do focinho como o t-rex por exemplo. Até algum tempo atrás, havia uma espécie africana de braquiossauro, que era conhecido como brachiosaurus brancai. Porém estudos recentes mostraram que a espécie africana de braquiossauro na verdade pertencia a um gênero diferente de dinossauro, conhecido como girafatitã. Então o braquiossauro nunca viveu na África, só viveu exclusivamente na América do Norte. Também havia uma espécie de braquiossauro que viveu na Europa, mas foi renomeada de lusotitã. Esse dinossauro quando ficava adulto, não tinha predadores, pois o seu próprio tamanho, já o protegia. O braquiossauro conviveu com o alossauro, o apatossauro e o estegossauro. E é um dos dinossauros mais completos no registro fóssil.

Braquiossauros junto com camarassauros e camptossauros,
ilustrado por Abelov


Manada de braquiossauros, ilustrado
por Phil Wilson
                           
                                                           DINOSSAUROS NA MÍDIA
Braquiossauro do primeiro Jurassic Park
Universal Pictures

O braquiossauro é um dos dinossauros mais famosos, junto com o t-rex e o triceratope. Aparece, na maioria das vezes, em filmes, livros e séries. Nos filmes de Jurassic Park o braquiossauro é um dos muitos dinossauros que aparecem, e ele sempre faz cenas bem impactantes. Apareceu no primeiro Jurassic Park e no terceiro filme, e em Jurassic World: Reino Ameaçado e na série Jurassic World: Acampamento Jurássico, que está na Netflix. Em algumas cenas em que o braquiossauro aparecem nessa franquia, ele ficava sobre as patas traseiras. Mas na vida real, ele não conseguia fazer isso.

Braquiossauro de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures


Short, o braquiossauro em destaque de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o braquiossauro é um dos muitos dinossauros que aparecem. E teve sim um braquiossauro em destaque, que é o Short, o irmão adotivo de Littlefoot. E eles possuem o mesmo tamanho dos apatossauros desses filmes, mas na verdade o braquiossauro era maior que o apatossauro.

Baylene, a braquiossauro de Dinossauro
Disney

No filme Dinossauro da Disney, apareceu uma braquiossauro idosa chamada de Baylene, que é a melhor amiga de Eema, que é uma estiracossauro idosa. Infelizmente ela foi a única de sua espécie a sobreviver ao impacto do meteoro no filme. Mas no começo do filme, apareceu vários braquiossauros. E felizmente, Baylene é diferente dos braquiossauros de fundo, então é fácil diferenciar ela dos outros.

Braquiossauro dos filmes de A Era do Gelo
Blue Sky Studios

Em A Era do Gelo 3 e A Era do Gelo: O Bing Bang, o braquiossauro apareceu brevemente em algumas cenas. No terceiro A Era do Gelo, Manny e seus amigos usaram um braquiossauro como um tobogã para escapar de um anquilossauro.

Braquiossauro de Terra Nova
Fox

Na série de televisão, Terra Nova, apareceram vários braquiossauros em diversos episódios. E como essa série se passa no período cretáceo, está incorreto o braquiossauro viver nesse período, pois eles são do jurássico. Mas é só uma série de ficção, e não um documentário.

Braquiossauro visto em Jurassic World: Reino Ameaçado
Universal Pictures

Espero que tenha gostado de conhecer um dos grandes dinossauros que viveram no jurássico. 

                                                                     Até a Próxima!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Euoplocéfalo

Mohamad Haghani

O euoplocéfalo foi um dos dinossauros mais bem encouraçados que já existiu. Era parente do grande anquilossauro. Possuía um tamanho mediano, era pesado e bem protegido dos predadores. Foi descrito em 1910 pelo paleontólogo Lawrence Lambe. Viveu no final do cretáceo, onde hoje é a América do Norte. 

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Euoplocephalus tutus.
Significado do nome: Cabeça bem protegida.
Tamanho: 6 m de comp. e 2 m de alt.
Peso: 3 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos e Canadá.
Quando viveu: De 75 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do euoplocéfalo, feita para um card.
Ilustrador desconhecido

Esse dinossauro, era sem dúvida, um tanque vivo. Ele possuía uma carapaça grande e grossa, com espinhos grossos, que eram usados para se defender dos predadores, pois era bem difícil de ser mordido. Assim como o anquilossauro, o euoplocéfalo também tinha uma clava na ponta da cauda. Que também podia usar contra os predadores, quebrando a pernas dos grandes dinossauros carnívoros como o t-rex. Em uma parte de sua carapaça, havia uma dupla de espinhos, um pouco altos, que são fáceis de serem observados, isso ajuda a diferenciar ele do seu primo anquilossauro.

Reconstrução do esqueleto do euoplocéfalo,
ilustrado por Scott Hartman

A cabeça do euoplocéfalo era bem protegida por placas grossas. Até mesmo suas pálpebras eram bem protegidas por couraça. Mas dentro de seu crânio, havia um pequeno cérebro, mostrando que ele não era um dos dinossauros mais inteligentes como o velociraptor, por exemplo. Assim como seus parentes, o euoplocéfalo também tinha uma visão ruim, assim como os rinocerontes modernos, mas tinha um olfato excelente que podia detectar os predadores. Tinha um bico forte, que ajudava ele a arrancar as plantas mais duras. E no fundo de sua boca, havia vários dentes que moíam a vegetação.

Euoplocéfalo comendo uma cicadácea,
ilustrador desconhecido


Euoplocéfalo observando seu companheiro caindo de um
despenhadeiro, ilustrador desconhecido

Eles eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. Se alimentavam de plantas rasteiras duras, como arbustos densos. Viviam em pequenos grupos ou sozinhos, pois a maioria dos fósseis desse dinossauro são quase sempre descobertos sozinhos em um determinado lugar, mas era possível que viviam em pequenos grupos. Assim como alguns outros dinossauros de sua época, o euoplocéfalo viveu por bastante tempo na Terra, chegando a viver até na época em que os dinossauros foram extintos. E também é um dos anquilossaurídeos mais completos no registro fóssil, isso faz dele um dos dinossauros mais bem compreendidos.

Brasílio Matsumoto


Euoplocéfalo vs Tiranossauro rex, um dos seus predadores,
ilustrado por Mohamad Haghani

                                                              DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do euoplocéfalo dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O euoplocéfalo não é um lá um dinossauro muito famoso, entre o público em geral, pois ele era meio parecido com o anquilossauro, e também ser um pouco menor que seu primo maior. Mas felizmente, ele fez algumas aparições na mídia. O euoplocéfalo é mencionado, várias vezes, nas listas de contagens de espécies da ilha Nublar, no livro Jurassic Park. Mas não apareceu em nenhum momento do livro, assim como o estiracossauro, e por isso ele é um dos dinossauros mal aproveitados desses livros. Está presente apenas no livro 1.

Euoplocéfalo de Dinossauro Rei
Sega

No anime Dinossauro Rei, apareceu um grande euoplocéfalo em um episódio. Ele estava no sistema de cavernas subterrâneas, e foi confundido com um lagarto, por um dos personagens humanos da séries. A aparência dele era bem espinhenta, como o animal real era.

Espero que tenha gostado de conhecer um dos anquilossaurídeos mais bem completos.

                                                                      Até a Próxima!!!

terça-feira, 13 de julho de 2021

Estiracossauro

Jurassic Park Institute

O estiracossauro foi um dinossauro de porte médio, que tinha um enorme chifre no focinho. Era um parente, um pouco antigo, do famoso e grande do triceratope. Assim como o triceratope, o estiracossauro também é famoso. Foi descrito em 1913, pelo paleontólogo Lawrence Lambe. Viveu no final do cretáceo, onde hoje é a América do Norte.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Styracosaurus albertensis.
Significado do nome: Lagarto ouriço.
Tamanho: 6 m de comp. e 3 m de alt.
Peso: 4 toneladas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Estados Unidos e Canadá.
Quando viveu: De 80 a 75 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-história

                                                CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do estiracossauro e (parassaurolofo),
ilustrador desconhecido

Como já falei no parágrafo acima, o estiracossauro possuía um enorme chifre no focinho, que era usado para se defender de predadores como o daspletossauro, e lutar contra rivais da mesma espécie por domínio de um bando, território ou por uma fêmea. E em cima de seu folho, havia vários espinhos longos, que deixava o animal com uma aparência interessante e assustadora. Esses espinhos também era usado para defesa e intimidar rivais. Assim como muitos ceratopsídeos, o estiracossauro ´tinha uma cauda, relativamente, curta, que ajudava o animal na hora em que ele corria.

Reconstrução do esqueleto do estiracossauro,
ilustrado por Scott Hartman

Esse dinossauro tinha um bico parecido com a dos papagaios, que era usado para arrancar plantas duras. No fundo de sua boca, havia vários dentes que eram usados para moer a vegetação que eles comiam. Eles eram herbívoros, ou seja, comia só plantas. Se alimentavam de vegetação rasteira, e de vez em quando, usava sua cabeça contra uma árvore derrubando as folhas no chão, para poder comer, isso meio parecido com elefantes atuais. Assim como muitos dinossauros ceratópsios, o estiracossauro vivia em manadas grandes, para protegerem os mais jovens dos predadores. 

Christopher Dipiazza


Alexandre Jubran

Essa característica, de viver em bandos, foi confirmada com descoberta de um sítio paleontológico no Canadá, onde acharam vários esqueletos de estiracossauros de diversas idades, que morreram juntos. Possivelmente morreram durante uma enchente torrencial. Isso também foi visto nos seus parentes paquirinossauro e centrossauro. O estiracossauro viveu numa época em que havia várias espécies de dinossauros na América do Norte, conhecido como ´´a era de ouro dos dinossauros´´. Essa espécie também, é conhecido por fósseis completos, isso faz um dos dinossauros mais bem compreendidos.

Bando de estiracossauros contra um albertossauro,
ilustrado por Gregory S. Paul


Anthony Hutchings 

                                                           DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do estiracossauros dos livros de Jurassic Park,
ilustrador Hell Raptor

O estiracossauro é um dos dinossauros mais famosos no mundo, por causa de ser bem espetacular. Aparece, ocasionalmente, em filmes, séries e livros. Nos livros de Jurassic Park, o estiracossauro só é mencionado nas listas de contagens de espécies da ilha Nublar, mas não apareceu em nenhum momento do livro. Isso faz dele, uma espécie de dinossauro mal aproveitada dos livros de Jurassic Park, junto com o euoplocéfalo, galimimo e ornitolestes. Só está presente, no livro 1.

Sr. Richifield, o estiracossauro misturado com triceratope de Família
Dinossauros
Globo

Na série Família Dinossauros, que passava na Globo, tinha um dinossauro parecido com o estiracossauro, que se chama sr. Richifield, que era o chefe de Dino da Silva Sauro. Ele também tinha características de triceratope, como os 3 chifres. Isso causa muita confusão para os fãs, de como classificar a espécie dele.

Eema, a estiracossauro de Dinossauro
Disney

No filme Dinossauro da Disney, apareceu uma estiracossauro idosa chamada de Eema. Era uma das amigas de Baylene, a braquiossauro idosa, e dona de Url, um anquilossauro juvenil que age feito um cão. Além dela, aparecem também outros estiracossauros, que são bem diferentes de Eema. Então é fácil diferenciar ela dos outros estiracossauros do filme. 

Estiracossauro dos filmes de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Nos filmes de Em Busca do Vale Encantado, o estiracossauro é um dos muitos dinossauros de fundo que aparecem nos filmes dessa animação incrível. Não possui nenhum estiracossauro em destaque nessa animação.

Colecionador de Animais, o estiracossauro de O Bom Dinossauro
Disney/Pixar

No filme O Bom Dinossauro da Disney e Pixar, apareceu um estiracossauro eremita chamado de Colecionador de Animais, onde ele coleciona diversos animais pequenos e ele coloca nos seus espinhos no folho. Assim com sr. Richifield, ele também tem características de triceratope. Porém, foi confirmado nos produtos promocionais desse filme, que ele é de fato um estiracossauro, então foi uma liberdade poética. Ele foi o único estiracossauro que apareceu nesse filme.

Concept art da cena em que o estiracossauro teria aparecido em Primal,
feito por David Koepp

Na série de animação para adultos, Primal, de Genndy Tartakovskys, em um episódio era para ter tido uma cena mostrando um bando de estiracossauro. Mas infelizmente, essa cena acabou sendo cortado, e consequentemente o dinossauro foi cortado também. Como foi confirmado que haverá uma segunda temporada dessa série, é possível que o estiracossauro apareça.

Espero que tenha gostado de conhecer esse ceratopsídeo bem ouriçado.

                                                                         Até a Próxima!!!

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Microceratus

Julius Csotoniy

O microceratus foi um pequeno dinossauro da família dos ceratopsídeos. Por incrível que pareça, era parente do famoso triceratope. Era leve e muito ágil, pois conseguia correr em alta velocidade. Foi descrito em 1953, mas por um outro nome, microceratops, mas em 2008 foi renomeado para microceratus pelo paleontólogo Octávio Mateus. Viveu na Ásia, no final do cretáceo.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Microceratus gobiensis.
Significado do nome: Pequeno chifre.
Tamanho: 60 cm de comp. e 20 cm de alt.
Peso: 100 gramas.
Comia: Plantas.
Onde viveu: Mongólia.
Quando viveu: Entre 80 a 75 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                               CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução dos anos 80 do microceratus, 
ilustrador desconhecido

Como falei no parágrafo acima, por muito tempo o microceratus foi conhecido como microceratops. Mas em 2008, descobriu-se que esse nome, microceratops, já tinha sido usado para uma espécie de vespa. Com isso, o nome do dinossauro teve que ser mudado. Daí surgiu o nome microceratus. Ás vezes, isso tipo de coisa, de mudar o nome de algum dinossauro, isso pode ocorrer. Esse dinossauro parecia ser uma versão em miniatura do protoceratope, um ceratopsídeo que conviveu com ele, mas ele era bípede, e não quadrúpede, como na maioria dos dinossauros de sua família.

Reconstrução do esqueleto do microceratus, 
ilustrador desconhecido

Como todo ceratopsídeo, o microceratus tinha um folho em cima da cabeça, que era usado para atrair parceiras e intimidar rivais da mesma espécie, mas nesse ceratopsídeo não era usado como defesa para predadores. Era herbívoro, ou seja, comia plantas. Se alimentava de vegetação rasteira do deserto de Gobi, Mongólia. Para se alimentar, o microceratus usava seu bico parecido com de um papagaio para arrancar as plantas, e depois mastigava com seus vários dentes que ficavam no fundo da boca. Eles viviam em bandos para se protegerem de predadores como o velociraptor.

Grupo de microceratus, ilustrado por Julius Csotoniy 
(Obs.: é uma foto montagem minha, com a ilustração desse paleoartista)

Dupla de microceratus com cerdas na cauda numa floresta,
ilustrador desconhecido

Diferente do triceratope, o microceratus não tinha nenhum chifre na cabeça. Por ser muito pequeno, esse dinossauro não tinha muitas defesas contra predadores. Por isso simplesmente, saião correndo velozmente, ou se escondiam na vegetação densa. Se você ver paleoartes desse dinossauro com cerdas na cauda e outras sem nessa postagem ou na internet, é porque algum tempo atrás foi descoberto um fóssil de psitacossauro, um parente mais antigo do microceratus, com cerdas na cauda. E alguns cientistas acreditam que até mesmo o microceratus e todos os ceratopsídeos tinha cerdas na cauda. Mas como não foi encontrado essa característica no microceratus e na maioria dos ceratopsídeos, isso deixa muitas opiniões de cientistas divididas. Alguns acreditam que só o psitacossauro e os parentes bem próximos a ele é que tinha essas cerdas, e a evolução acabou deletando essa característica dos outros ceratopsídeos. Só com a descoberta de mais fósseis para responder essas dúvidas. O microceratus é conhecido por restos parciais, o resto do animal foi baseado no graciliceratope, um parente meio parecido, mas mais completo no registro fóssil, do microceratus.

Emily Stepp

Desconhecido

                                                          DINOSSAUROS NA MÍDIA
Concepção da aparência do microceratus dos livros de Jurassic Park,
ilustrado por Hell Raptor

O microceratus não é um dinossauro lá muito famoso, por ser um animal pequeno e ser considerado sem graça pela maioria das pessoas. Mas felizmente, o microceratus fez algumas aparições na mídia. Nos livros de Jurassic Park, o microceratus foi um dos muitos dinossauros que apareceram. Em uma cena dos livros, mostra Grant e as crianças encontrando alguns no topo de umas árvores. Na vida real, o microceratus não conseguia subir em árvores. Na maioria das versões do livro ele é referido pelo seu nome antigo microceratops, mas em uma versão do livro aqui do Brasil, ele é referido pelo seu nome correto, microceratus. Ele só apareceu no primeiro livro.

Microceratus de Dinossauro
Disney

No filme Dinossauro da Disney, o microceratus é um dos muitos dinossauros de fundo. Também é o menor dinossauro visto nesse filme. Nos produtos promocionais desse filme, na época em que foi lançado nos cinemas, ele também era referido pelo seu nome antigo microceratops.

Microceratus de Em Busca do Vale Encantado
Universal Pictures

Na série de televisão de Em Busca do Vale Encantado, o microceratus apareceu em um episódio, sendo um dinossauro agressivo, coisa que possivelmente o animal real não era. E sim, existe também uma série de televisão de Em Busca do Vale Encantado, que também irei falar sobre ela futuramente aqui no blog.

Espero que tenha gostado de conhecer um dos menores ceratopsídeos do mundo,

                                                                         Até a Próxima!!!