Procurar

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Troodonte

Mohamad Haghani

O troodonte foi um dos dinossauros mais inteligentes de todos. Era pequeno, tinha uma estrutura leve e era meio parecido com o famoso velociraptor, em termos de aparência. Foi descrito por Joseph Leidy em 1856, e foi um dos primeiros dinossauros a serem descobertos na América do Norte. Viveu no fim do período cretáceo e chegou a viver na época em que os dinossauros foram extintos.

Ficha do Dinossauro
Nome científico: Troodon formosus.
Significado do nome: Dente que fere.
Tamanho: 2,2 m de comp. e 1 m de alt.
Peso: 20 quilos.
Comia: De tudo, plantas, carne, insetos e até mesmo ovos.
Onde viveu: Estados Unidos, Canadá e Alasca. 
Quando viveu: De 75 a 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.

Mundo Incrível da Pré-História

                                                 CARACTERÍTICAS DO DINOSSAURO
Reconstrução antiga do troodonte, 
ilustrador desconhecido

Como dito antes, o troodonte é um dos dinossauros mais inteligentes, isso porque os cientistas puderem determinar o tamanho do cérebro desse dinossauro, e viram que era muito grande e complexo. Com, o paleontólogo Dale Russell, chegou a propor que se os dinossauros não tivessem sidos extintos no fim do cretáceo, o troodonte evoluiria para uma forma mais humanoide, por causa de seu grande cérebro. Mas hoje sabemos que isso não seria possível, isso porque a inteligência do troodonte era a mesma de uma ave moderna, até por que ele era o ancestral das aves de hoje em dia. O corpo desse dinossauro era revestido de penas, que mantia o corpo aquecido em tempos frios, ajudava intimidar rivais e atrair parceiras. Esse dinossauro conseguiu viver por muitos milhões de anos na Terra, se encontrado com diferentes dinossauros, desde o estiracossauro até mesmo com o famoso tiranossauro rex. E ele chegou a viver na época em que os dinossauros foram extintos pelo meteoro. Ele também tinha olhos grandes, que eram perfeitos para ver no escuro, isso pode indicar que ele podia ser um dinossauro noturno e diurno, caçando de noite e dia, assim como os felinos de hoje em dia. 

Reconstrução do esqueleto do troodonte, baseado no seu primo estenonicossauro,
ilustrado por Scott Hartman

O crânio desse dinossauro era um pouco alongado, e tinha vários dentes meio parecidos com os dentes de iguana, que eram perfeitos para comer qualquer coisa. Eles eram onívoros, ou seja, comiam de tudo. Se alimentavam de carne, plantas, insetos e até mesmo ovos de outros dinossauros. Também caçavam outros dinossauros, como os filhotes de maiassauros, de parassaurolofos e até mesmo filhotes de tiranossauros. Eles viviam e caçavam em bandos, assim como os abutres de hoje em dia. Assim como o velociraptor, o troodonte tinha uma garra terrível em cada pé, que eram perfeitos para fazer estragos em suas vítimas e segurar a carne de suas refeições. Seus braços longos eram terminados em mãos com 3 dedos munidos com garras afiadas, que segurava a comida e desferia golpes fatais. No Alasca, acharam vários dentes de troodontes, porém era de animais um pouco maiores que os encontrados no sul da América do Norte. Isso mostra que os troodontes do Alasca eram um pouco maiores que os normais, para poderem suportar melhor o frio que fazia lá, quando chegava o inverno, que era bem frio e nevado.

Troodontes caçando mamíferos a noite,
ilustrado por Franco Tempesta


Troodonte comendo uma cobra,
ilustrado por Christopher Dipiazza

Comparação do Troodonte normal (Vermelho) com o Troodonte do Alasca (Preto e Branco),
ilustrado por TrefRex

Nos últimos anos, a validade do gênero troodonte veem sendo questionada, pois um grande estudo de 2017, mostrou que muitos fósseis que foram atribuídos ao gênero troodonte pertenciam a gêneros diferentes. Os fósseis do troodonte foram divididos em 3 gêneros: estenonicossauro, que antes era conhecido com troodon inequalis, pectinodonte, que antes era conhecido por troodon bakkeri, e o latenivenatrix, que foi descrito junto com esse estudo e seus fósseis eram atribuídos a espécie troodon formosus. Atualmente o troodonte é um gênero duvidoso de dinossauro, que só é conhecido por seus dentes, que foi a parte do corpo desse animal que foi usado para descrevê-lo pela primeira vez. O corpo desse animal foi baseado nos seus parentes mais completos.

Os parentes do Troodonte que já foram confundidos com ele
Mundo Incrível da Pré-História


Taenadoman

Troodonte do Alasca tentando sobreviver o inverno,
ilustrado por Júlio Lacerda

                                                             DINOSSAUROS NA MÍDIA
Troodonte de Fantasia
Disney

O troodonte é um dos dinossauros mais famosos entre os entusiastas de dinossauros, isso por causa da fama de ser o dinossauro inteligente. Aparece, em muitos filmes, séries e livros. O troodonte apareceu no segmento Ritual da Primavera, do filme Fantasia da Disney, onde ele tenta abater um arqueoptérix. Embora a aparência dele nesse filme, parece mais um ornitoleste do que um troodonte.

Troodonte de Parque Pré-Histórico
Focus Filmes

Na série Parque Pré-Histórico, o troodonte apareceu no último episódio, roubando muita carne e causando problemas a onde quer que vá. Porém nessa série, ele não apareceu com penas, como animal real era.

Troodonte de A Era do Gelo 3
Blue Sky Studios

Na saga A Era do Gelo, o troodonte também deu as caras, mais precisamente no terceiro filme, onde apareceu um trio deles que ficam comendo legumes deixados por Sid, a preguiça terrestre. Mas infelizmente, eles não apresentam penas assim como o animal real.

Condutor Troodonte de Dino Trem
Discovery Kids

Na série animada Dino trem, que passava no Discovery Kids, tinha um troodonte principal que era o condutor do trem. Além dele, também apareceu muitos outro troodontes na série, incluindo a mãe e o sobrinho desse personagem. E felizmente, alguns troodontes dessa série apresentavam penas, embora não era todos.

O Nykoraptor de Terra Nova, pode ter sido inspirado no Troodonte
Fox

Na série Terra Nova, que passava na Fox, apareceu um dinossauro fictício chamado de nykoraptor, que parece ter sido inspirado na troodonte, pois a sua forma corporal lembra um troodonte. Porém ele tinha um ferrão na ponta da cauda, que era usada para fazer um belo estrago na vítima. Nenhum troodonte tinha essa característica, nem mesmo seus parentes próximos.

Troodonte de Caminhando com Dinossauros: O Filme
BBC

No filme Caminhado com Dinossauros apareceu vários troodontes tentando sobreviver no mundo perigoso do cretáceo do Alasca. E eles apareceram cheios de penas pelo corpo, o que está correto. É uma das poucas representações corretas do troodonte em um filme.

(Aviso: como vocês devem saber, amanhã é Natal, então desejo a todos um Feliz Natal!!! Semana que vem, irei fazer a última postagem do mês e do ano de 2021).

Espero que tenha gostado de conhecer esse dinossauro bem inteligente e interessante.

                                                                       Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário